Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Abril 2013

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Aurélio acho que ter trovoadas e nada mais que isso parece que não é nada de mais!Não leve a mal mas mas acho as suas intervenções sempre muito péssimistas ! Ou não chove nada de jeito , ou vem e depois esfuma-se tudo....Eu até acho que percebe muito de meteorologia mas tem sempre um toque de péssimismo em quase todas a previsões em que acabamos por ficar um pouco tristes com as previsões meteorológicas!:thumbsup:

Não são pessimistas, são realistas, isso sim, o que são coisas verdadeiramente distintas, se calhar podia-me juntar-me ao clubes dos meteoloucos, e achar que sempre que vem chuva convectiva pode vir aí tornados, supercélulas e mega trovoadas potentes, mas o tempo, a experiência e a minha visão mais realista e sem euforias, nem condiz com a minha personalidade ser eufórico, leva-me a ser mais prudente naquilo que vejo nos modelos, e além disso e os colegas algarvios subscrevem na integra certamente, a maior parte das vezes quando os modelos modelam uma semana com muita chuva por exemplo uns 100 mm, já sabemos á partida que vai levar com um corte de 50%.
Por exemplo em Março deve ter chovido uns 130 a 140 mm em Faro, mas de forma foi essa precipitação, foi basicamente devido um periodo diário de 1 ou 2 horas de chuva por dia multiplicado por uns 20 e tal dias em que deve ter chovido.
Em relação ás trovoadas para aí uns 5% das vezes que deram trovoada é que ela ocorreu, lembro de cabeça de umas 2 vezes.
Agora no que toca á precipitação espero á medida que a depressão a avança para sul e á medida que aqui o Algarve fique mais perto do núcleo da depressão e no flanco sudeste da dita cuja, que a instabilidade aumente bastante o que deve acontecer na tarde de amanhã, onde espero o surgimento de células mais potentes na parte da tarde crescendo a maior parte delas na Serra Algarvia e tendo o expoente máximo no interior alentejano onde espero uma maior dinâmica atmosférica muito devido á radiação solar e diminuindo na parte da noite ....
 
Editado por um moderador:


Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Boas carissimo stormy. ha alguma probabilidade para ocorrencia de fenomenos convectivos esta madrugada
pela regiao da grande lisboa?

É só olhar para o mapa desenhado....

Aliás, é tão possível que já há trovoada agora em Lisboa.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,202
Local
loule-caldeirao
Não são pessimistas, são realistas, isso sim, o que são coisas verdadeiramente distintas, se calhar podia-me juntar-me ao clubes dos meteoloucos, e achar que sempre que vem chuva convectiva pode vir aí tornados, supercélulas e mega trovoadas potentes, mas o tempo, a experiência e a minha visão mais realista e sem euforias, nem condiz com a minha personalidade ser eufórico, leva-me a ser mais prudente naquilo que vejo nos modelos, e além disso e os colegas algarvios subscrevem na integra certamente, a maior parte das vezes quando os modelos modelam uma semana com muita chuva por exemplo uns 100 mm, já sabemos á partida que vai levar com um corte de 50%.
Por exemplo em Março deve ter chovido uns 130 a 140 mm em Faro, mas de forma foi essa precipitação, foi basicamente devido um periodo diário de 1 ou 2 horas de chuva por dia multiplicado por uns 20 e tal dias em que deve ter chovido.
Em relação ás trovoadas para aí uns 5% das vezes que deram trovoada é que ela ocorreu, lembro de cabeça de umas 2 vezes.
Agora no que toca á precipitação espero á medida que a depressão a avança para sul e á medida que aqui o Algarve fique mais perto do núcleo da depressão e no flanco sudeste da dita cuja, que a instabilidade aumente bastante o que deve acontecer na tarde de amanhã, onde espero o surgimento de células mais potentes na parte da tarde crescendo a maior parte delas na Serra Algarvia e tendo o expoente máximo no interior alentejano onde espero uma maior dinâmica atmosférica muito devido á radiação solar e diminuindo na parte da noite ....

Também me parece plausível essa tua convicção. Enquanto não tivermos o núcleo perto de nós não se passará nada de especial, isto porque durante a sua aproximação ao continente a depressão está a "bombear" energia muito a oeste/sudoeste daqui e impelindo as células que aí se formam para leste mas bastante a sul daqui na direcção do Golfo de Cádiz. Depois há outra linha de instabilidade mais a norte/noroeste que afecta algumas regiões do Norte e Centro, uma que está no interior e outra parece que irá atingir as regiões do litoral nas próximas horas. Por aqui estamos no meio do nada mais uma vez:D Não há dúvida que temos uma posição geográfica de excelência. Já vi o mesmo suceder-se N vezes esta temporada em situações um tanto distintas.
No entanto a excepção parece ser a serra do Caldeirão onde se vão formando algumas células bem isoladas mas que deverão estar a precipitar bem.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Situação dinamica complexa...

Nas proximas 12 horas seremos afectados, primeiro por uma sequencia de linhas de instabilidade, depois pelo nucleo depressionário a oeste, e por fim pela passagem de uma frente fria.

Tudo em conjunto, actuando sobre uma atmosfera termodinamicamente instavel, deverá garatir uma situação convectiva activa, que dada a situação pré existente de saturação dos solos/inundações/cheias, poderá ter efeitos localmente mais graves.

A violeta a area que em principio será ( continuará a ser ) a mais afectada nas prox 10-12h:

yZ3OerW.jpg
 

a410ree

Cumulus
Registo
17 Set 2012
Mensagens
152
Local
Madeira
Situação dinamica complexa...

Nas proximas 12 horas seremos afectados, primeiro por uma sequencia de linhas de instabilidade, depois pelo nucleo depressionário a oeste, e por fim pela passagem de uma frente fria.

Tudo em conjunto, actuando sobre uma atmosfera termodinamicamente instavel, deverá garatir uma situação convectiva activa, que dada a situação pré existente de saturação dos solos/inundações/cheias, poderá ter efeitos localmente mais graves.

A violeta a area que em principio será ( continuará a ser ) a mais afectada nas prox 10-12h:

yZ3OerW.jpg



Isso poderá chegar alguma coisa na RAM ? :w00t:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,931
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Alerta do IPMA para vaga de frio e geada entre dia 5 e 7...

Trata-se apenas de tempo frio...não tem duração nem intensidade suficientes para ser considerada uma vaga de frio...teremos uma descida acentuada da temperatura,com bastante vento de Norte :cold:


Informação especial


Comunicado válido entre 2013-04-04 12:38:00 e 2013-04-07 12:38:00

Assunto: TEMPO FRIO E GEADA

Portugal Continental, nos dias 5 a 7, irá ficar sob a influência de uma massa de ar frio. Ar Polar, transportada do norte da Europa por uma corrente forte de norte causando, descida acentuada da temperatura do ar e formação de geada. Esta descida de temperatura, que se refletirá sobretudo na temperatura mínima, será acompanhada de vento de norte moderado ou forte no litoral oeste e terras altas, o que irá provocar um aumento significativo da sensação de frio.
A ocorrência de geada, com condições de formação de geada negra, dar-se-á no dia 5 na região do Norte e estender-se-á a todo o território, com excepção das regiões do litoral a sul do cabo Carvoeiro, na noite do dia 6. Na noite do dia 7, a formação de geada dar-se-á, apenas, nas regiões mais interiores de Trás-os-Montes e Beira Interior.
A partir de domingo, dia 7, haverá uma subida gradual da temperatura, prevendo-se, novamente, ocorrência de precipitação na próxima semana, começando no final de domingo na região Norte.

Data de edição: 2013-04-04 12:38:36

http://www.ipma.pt/pt/otempo/comunicados/index.jsp
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,202
Local
loule-caldeirao
Não acredito que chegue às regiões do litoral e concretamente a boa parte do Algarve. No entanto onde ela ocorrer será muito danosa para a agricultura! Quem se safa no meio disto tudo é a EDP que tem as barragens a produzir no máximo! Chuva demais e agora geada, outras vezes seca, e ainda dizem que é fácil ser agricultor...
Esperemos para ver mas isto está tudo louco...daqui um mês se calhar já estamos a discutir temperaturas de quase 40ºc...
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
HTML:
http://visao.sapo.pt/investigadores-alemaes-dizem-que-este-verao-nao-vai-haver-sol-em-portugal=f721265

que barbaridade ! :lmao:

Pessoal, no tópico que o rozzo indicou, já noticiei que era uma mentira pregada pela Revista Visão, do dia das mentiras.
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Em conferência de imprensa sem direito a perguntas, o S.Pedro informou que a tomada de posse da Primavera vai sofrer um novo adiamento, sobretudo a Noroeste.
Sem especificar o motivo, o S.Pedro informou apenas que este atraso se deve à falta de condições anímicas que a Primavera tem sentido para entrar em funções.
Numa informação suplementar o S.Pedro garantiu que lá para o final da outra semana , essas condições anímicas serão alteradas e aí sim, não faltará o Sol com subida acentuada dos valores da temperatura.
Até lá ,vamos tentar dar alguma equivalência primaveril a este Inverno,concluiu.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
A mudança de padrão anunciada para esta semana não se deverá fazer notar tanto, principalmente no litoral Norte e Centro do país. O bloqueio que parecia que se ia formar nos Açores não ocorreu, mantendo-se a circulação atlântica por mais uma semana. A diferença para as duas anteriores é que agora já temos a dorsal bem próxima, pelo que no Sul do país não deverá chover, e mesmo a Norte as quantidades acumuladas deverão ser bem inferiores às registadas em em semanas passadas.

A verdadeira mudança de padrão, para um tempo primaveril, soalheiro e quente poderá ocorrer dentro de uma semana, segundo indica a maior parte dos modelos, se bem que o exemplo desta semana, do bloqueio que era para acontecer e não aconteceu, deve servir para ter alguma prudência.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Estou a gostar desta tendência, com o AA a estender-se em crista até à Península Ibérica...

NW8YxOJ.jpg



Mas depois no Domingo, mais uma depressão a NO...


JEnVqYO.png