Neve a cotas baixas em Portugal

fishisco

Cumulus
Registo
7 Jan 2013
Mensagens
356
Local
Celorico de Basto
qd foi esse nevaoem 83 tinha eu 2 anos por isso nao me lembro mas o meu pai conta-me que nevou em espinho e que ele nesse dia tinha trabalhado toda a noite e no dia que nevou veio ate ca com tudo branco... ja vi algumas fotografias, tenho pena de nao me lembrar de nada :( foi o maior nevao que vivi
 


james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
A título de curiosidade histórica , vai fazer agora 30 anos que ocorreram os históricos nevões de 1983 .
Curiosamente está prevista uma entrada fria na altura do carnaval , tal como à 30 anos ; vamos ver no que dá .
Esses nevões são realmente um marco histórico , ainda hoje é tema de conversas entre família e amigos .
Eu tinha 7 anos , o 1 º nevão ocorreu numa sexta - feira e voltou a nevar mais durante o dia .

Os dias que se seguiram foram de frio de " rachar " , até que na terca - feira de carnaval ocorreu outro grande nevão . Este foi durante a noite , as pessoas levantaram - se e estava tudo branco .

No dia de carnaval , eu costumava ir aos meus avós em Paços de Ferreira e não pude ir , porque as estradas estavam quase todas cortadas .


Alguns carros de vizinhos meus ficaram bloqueados pela neve e o frio era tanto que houve um boneco de neve à beira da minha casa que durou 2 ou 3 dias .

Foram vários diasloucos , nevou , pelo menos , por todo o norte , inclusivé à beira mar .
 
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
45
Local
Beja
neve-em-beja_praca.jpg


Ultimo nevão aqui na cidade foi no dia 10 de janeiro de 2009, em certas zonas da cidade acumulou cerca de 5 a 10 cm e demorou 24 horas a derreter por completo.
 

Scuderia

Cirrus
Registo
3 Dez 2012
Mensagens
88
Local
Norte
Pareçe que foi um marco na geração que nasceu em 60/70 os nevões de 1983.

Tinha eu 1 ano em 83 , nevou em Alfena - Valongo, distancia para o mar é reduzida.

Aquelas fotos de Coimbra em 1983, são uma delicia para quem ouviu falar mas nunca viu algum registo desse épico nevão.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Não, se não teria colocado :p mas deve ser coisa dos anos 40.

40??

Duvido muito, entre os anos 40 e os anos 50 Portugal continental estava a atravessar um período algo quente, com temperaturas próximas aquelas dos anos 80 e 90.

Os períodos frios, usualmente relacionados com as fases negativas da AMO, foram entre 1920-30, e depois 1960-70.

Antes disso, houve um período muito frio em 1870-80, que foi o período mais frio que há registos no observatório de Lisboa.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Stormy, sabes perfeitamente, que se parares para pensar no assunto com mais calma e menos impulsividade, é óbvio que o facto de se tratar dum período quente ou frio não impede um evento isolado de um grande nevão a cotas baixas.
Nem um Inverno extremamente acima da média implica que não haja um nevão isolado importante, quanto mais extrapolar isso de uma década mais quente que o normal...

Não havendo registo da data, o mais que podemos aproximar é por detalhes como roupas das pessoas, carros, etc. Esse teu raciocínio teórico um bocado a tender para o "sabichão" neste caso, aqui cai por terra rapidamente e sabes disso.
:p
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Stormy, sabes perfeitamente, que se parares para pensar no assunto com mais calma e menos impulsividade, é óbvio que o facto de se tratar dum período quente ou frio não impede um evento isolado de um grande nevão a cotas baixas.
Nem um Inverno extremamente acima da média implica que não haja um nevão isolado importante, quanto mais extrapolar isso de uma década mais quente que o normal...


Também penso o mesmo Rozzo. Por vezes é nas décadas com médias bem superiores às normais, que ocorrem fenómenos mais extremos, tanto de frio como de calor, de precipitação ou de seca.

Em todo o caso, é engraçado extrapolar, enfim, vale o que vale, mas pelas décadas referidas pelo Stormy, parecem oscilações de 40anos, pelo que o período 2010-20 deveria também ser frio em relação às normais climatológicas.
 

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Não terá sido naquele episódio memorável de 1954 (Salvo erro) em que nevou no País inteiro com grande intensidade e acumulação??
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
40??

Duvido muito, entre os anos 40 e os anos 50 Portugal continental estava a atravessar um período algo quente, com temperaturas próximas aquelas dos anos 80 e 90.

Então chuta lá a época em que poderá ter sido.