Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Maio 2013

Estado
Fechado para novas mensagens.

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Para a semana ao contrário do que todos esperávamos ou quase todos o cenário está-se a compor de novo para arrefecer, a começar logo por este fim de semana embora seja mais no norte, nos (o sul) será mais a partir de domingo, ao que parece vamos ter um resto de Maio fresco.


Lá vai o calor, mais uma ver, para a Escandinávia. :p

Dando uma olhadela na temperatura do Báltico, vemos, junto à costa norte da Polónia, oeste de Kaliningrado e da Lituania, temperaturas identicas à nossa costa.

No Báltico norte ainda há algum gelo, que deverá desaparecer muito em breve.

tempost.jpg
 


Redfish

Cumulus
Registo
6 Jul 2007
Mensagens
492
Local
Salir - Loulé
Os valores de CAPE para a linha Algarve/Alentejo zona de Almodovar, podem superar os 600j/Kg para amanhã e Sabado.

Contudo pelos meteogramas GFS e para zonas relativamente perto os valores previstos são bem diferentes (???), pelo que se deverá aguardar pelas proximas saidas..

Contudo, poderá esperar-se alguma instabilidade no periodo da tarde nesta area que poderá traduzir na formação de algumas celulas , mas como já se sabe este tipo de fenomenos atmosfericas a sua previsão é sempre falivel, pois existem sempre outros factores a ter em conta.
 

Redfish

Cumulus
Registo
6 Jul 2007
Mensagens
492
Local
Salir - Loulé
:angry: A previsão ds valores de Cape para a zona que referi no post anterior nesta run da 06 cairam em media uns 200 j/kg...

A instabilidade aparentemente está somente garantida para a zona interior sul de Espanha
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Parece que o tempo quente vai chegar no final da proxima semana.

Eu não teria tanto a certeza, as coisas estão bastante instáveis para a semana a nível de temperaturas e não é calor.
 

Scan_Ferr

Nimbostratus
Registo
8 Ago 2010
Mensagens
1,497
Local
Maceda (Ovar)
Há previsões para esta nortada amainar um pouco? Já chateia tanto vento :P Até está um sol e temperatura agradáveis mas temos que levar com esta nortada toda...
 

YuRiSsS

Cirrus
Registo
1 Fev 2009
Mensagens
95
Local
Alentejo
Boas,

Nos meios de comunicação, tanto na Internet como na Televisão, falam desde ontem na possibilidade de chuva e trovoadas para o Interior, para o dia de amanhã. no IPMA referem apenas na descritiva "em especial do Norte e Centro, onde poderão ocorrer aguaceiros e trovoada."

Qual a possibilidade de isto acontecer? Visto que nem tem comentado quase esse facto por aqui.
 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Não me levem a mal mas analisando os MEUS Modelos, prevejo o final da Nortada para a última semana de Agosto, princípios de Setembro.
Aqui na minha rua anda tudo pelos ares o que tem sido regra nestes últimos anos entre fins de Maio e Setembro. Por isso falo nos meus Modelos...
Anteontem estava em Lisboa, Laranjeiras, por volta das 19:00 horas com 21º, e vento fraco. Meti-me no carro e até à Amadora os 21º mantiveram-se. Após Queluz começou a descer de modo consistente até chegar aqui com 14º e um vendaval fantástico.
Compreendo a Maria Papoila, na Ericeira ainda é pior que aqui. Saudades de um Verão a sério...
 
Editado por um moderador:

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Não me levem a mal mas analisando os MEUS Modelos, prevejo o final da Nortada para a última semana de Agosto, princípios de Setembro.
Aqui na minha rua anda tudo pelos ares o que tem sido regra nestes últimos anos entre fins de Maio e Setembro. Por isso falo nos meus Modelos...
Anteontem estava em Lisboa, Laranjeiras, por volta das 19:00 horas com 21º, e vento fraco. Meti-me no carro e até à Amadora os 21º mantiveram-se. Após Queluz começou a descer de modo consistente até chegar aqui com 14º e um vendaval fantástico.
Compreendo a Maria Papoila, na Ericeira ainda é pior que aqui. Saudades de um Verão a sério...

Mas esse é o verão a sério de Alcabideche, da Ericeira, de Santa Cruz e da costa Ocidental a norte do Cabo Raso.

Este ano, com a agravante da temperatura do mar estar com uma anomalia negativa.

O resto, ou as ditas saudades, não são mais do que dias pontuais. ;)
 
Estado
Fechado para novas mensagens.