Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Maio 2013

Estado
Fechado para novas mensagens.

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Não me levem a mal mas analisando os MEUS Modelos, prevejo o final da Nortada para a última semana de Agosto, princípios de Setembro.
Aqui na minha rua anda tudo pelos ares o que tem sido regra nestes últimos anos entre fins de Maio e Setembro. Por isso falo nos meus Modelos...
Anteontem estava em Lisboa, Laranjeiras, por volta das 19:00 horas com 21º, e vento fraco. Meti-me no carro e até à Amadora os 21º mantiveram-se. Após Queluz começou a descer de modo consistente até chegar aqui com 14º e um vendaval fantástico.
Compreendo a Maria Papoila, na Ericeira ainda é pior que aqui. Saudades de um Verão a sério...

Como já bem referiu o André, isso que referes é normalíssimo. Em setembro, com a água do mar mais quente e o interior da península menos quente, há menos condições para a formação da depressão térmica e a nortada afrouxa ou desaparece.

Segundos os modelos que não são os TEUS, é extremamente provável que o próximo fim-de-semana seja mais quente, mesmo no litoral, com um fluxo de nordeste a poder substituir a nortada.

ECM1-168_qqm3.GIF
 


Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
David sf,
Já aprendi há muito tempo que previsões a 8 dias não são de confiar. E vocês sabem isso melhor que eu :) Mas espero que se concretize.
Estava a brincar quando falei nos meus modelos, claro.
Cumprimentos.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,457
Local
Olhão (24 m)
Essa carta não significa nada e não passa mais do que uma saída quente e fora da média com a iso 25ºC e a média nem à iso 15ºC chega, basta para isso consultar os meteogramas.
 

Maria Papoila

Nimbostratus
Registo
27 Set 2011
Mensagens
1,025
Local
Ericeira
o 2º painel está mesmo bom :D

Também estou com vontade de bom tempo. Apesar disso já estou a ver que o calor chega todo junto e bem concentrado nas datas marcadas para os exames nacionais. Depois de tanto tempo com baixas temperaturas vai dar mais vontade de ir à praia do que estudar. Coitados dos que vão a exame (cá em casa há vários) e coitada de mim que tenho de me manter solidária com eles :unsure:
Mas bem, venha o calor que se há-de arranjar tempo para uma bebida fresquinha ao final da tarde em qq lado :)
 

blade

Cumulus
Registo
23 Ago 2012
Mensagens
444
Local
grande lisboa (Best city in the world)
Também estou com vontade de bom tempo. Apesar disso já estou a ver que o calor chega todo junto e bem concentrado nas datas marcadas para os exames nacionais. Depois de tanto tempo com baixas temperaturas vai dar mais vontade de ir à praia do que estudar. Coitados dos que vão a exame (cá em casa há vários) e coitada de mim que tenho de me manter solidária com eles :unsure:
Mas bem, venha o calor que se há-de arranjar tempo para uma bebida fresquinha ao final da tarde em qq lado :)

nop papoila. Com calor é capaz de n dar para estudar muito bem, mas tenho a certeza que apetece +estudar do que quando está frio 1000000000000x.

Só espero que essas previsões se concretizem é que este tempo está como o país fraquinho e quando aumenta fica sem potência porcausa do vento,venham 40ºc+ para ver se faz novos recordes.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
PORTUGAL CONTINENTAL: Tempo frio e instável

27.05.2013_19h30.JPG

Sat24.com

Nesta imagem de satélite das 19h30, é possível observar a aproximação de uma superfície frontal fria ao noroeste da Península Ibérica. Com o seu deslocamento para sueste, o território de Portugal Continental passará a ficar sobre a influência de uma de ar marítima de origem próxima do Árctico.
Assim, o estado do tempo nos próximos dois dias será caracterizado pelo aumento da nebulosidade e ocorrência de alguma precipitação, sobretudo nas regiões do norte e centro, acompanhado por uma descida moderada de temperatura. A sensação de frio será maior devido à presença de vento moderado de noroeste.
A neve deverá marcar novamente presença em alguns locais acima dos 1200/1600 metros de altitude.
 

Pinhalnovo

Cumulus
Registo
27 Fev 2013
Mensagens
108
Local
Pinhal Novo
Boa tarde a todos, esta noticia terá algum fundo de verdade?

" A má notícia chegou na semana passada através do canal francês de meteorologia Meteo: este ano poderá ser um ano sem verão. Relatório vaticina que estamos prestes a sentir um dos verões mais frios e húmidos dos últimos 200 anos.

Segundo o relatório apresentado pelo canal francês de meteorologia esta probabilidade acontecerá devido a um inverno longo que levou a um arrefecimento do mar e também à fraca atividade solar durante vários meses. Esta combinação poderá ter um efeito direto sobre o clima durante os meses do verão, explica o jornal espanhol 'Liberdade Digital'.
Algumas estimativas consideram que em 2013, no verão, as temperaturas poderão cair, em média, um a três graus na Península Ibérica. Também haverá precipitação.
Significa isto, de acordo com as previsões do canal Meteo que há 70% de probabilidades de que haja uma ausência completa de verão na Europa Ocidental.
Revelou ainda o Meteo que haverá períodos de calor mas serão de curta duração, com alterações do clima até final de agosto.
Assim os meses mais quentes não serão, como habitualmente, julho e agosto e haverá que esperar até setembro e outubro para desfrutar do calor. " ( fonte http://www.dn.pt/inicio/ciencia/int...243303&utm_source=dlvr.it&utm_medium=facebook) "
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Já está a ser discutido aqui:

http://www.meteopt.com/forum/meteor...primavera-verao-2013-a-6987-6.html#post379063

Boa tarde a todos, esta noticia terá algum fundo de verdade?

" A má notícia chegou na semana passada através do canal francês de meteorologia Meteo: este ano poderá ser um ano sem verão. Relatório vaticina que estamos prestes a sentir um dos verões mais frios e húmidos dos últimos 200 anos.

Segundo o relatório apresentado pelo canal francês de meteorologia esta probabilidade acontecerá devido a um inverno longo que levou a um arrefecimento do mar e também à fraca atividade solar durante vários meses. Esta combinação poderá ter um efeito direto sobre o clima durante os meses do verão, explica o jornal espanhol 'Liberdade Digital'.
Algumas estimativas consideram que em 2013, no verão, as temperaturas poderão cair, em média, um a três graus na Península Ibérica. Também haverá precipitação.
Significa isto, de acordo com as previsões do canal Meteo que há 70% de probabilidades de que haja uma ausência completa de verão na Europa Ocidental.
Revelou ainda o Meteo que haverá períodos de calor mas serão de curta duração, com alterações do clima até final de agosto.
Assim os meses mais quentes não serão, como habitualmente, julho e agosto e haverá que esperar até setembro e outubro para desfrutar do calor. " ( fonte http://www.dn.pt/inicio/ciencia/int...243303&utm_source=dlvr.it&utm_medium=facebook) "
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Não sei donde tiraram essas ideias, se for de gente oficial do MeteoFrance, talvez se baseiem em outra coisa que não o CFS ou o EUROSIP, pois nenhum de ambos coloca tais anomalias negativas, até pelo contrario.

Sinceramente não vejo nenhuma argumentação nessa noticia que me leve a crer que haja condições para tal evento...sinceramente...acho ridículo comparar este verão ao ano de 1816, quando estávamos no mínimo de Dalton, a meio da LIA e com uma erupção vulcânica significativa apenas uns meses antes...
 

Sunrise

Cirrus
Registo
10 Mar 2013
Mensagens
66
Local
Rio Tinto
Já agora stormy,consegues explicar o facto de este ano constantemente as expectativas de vir calor(30ºC ou mais) saem sempre defraudadas?Sempre que vemos um modelo que refere calor extremo passado pouco tempo acaba sempre por voltar ao mesmo e é tudo revisto em baixa.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Já agora stormy,consegues explicar o facto de este ano constantemente as expectativas de vir calor(30ºC ou mais) saem sempre defraudadas?Sempre que vemos um modelo que refere calor extremo passado pouco tempo acaba sempre por voltar ao mesmo e é tudo revisto em baixa.

Do mesmo modo que em 2010 estava sempre a vir mais e mais calor por mais tempo...
São padrões atmosféricos, neste momento estamos bloqueados num, que já era suposto mudar..mas ainda anão mudou.

Irá mudar certamente daqui a umas semanas, quando se iniciar com mais vigor a actividade tropical, de modo a que puxe o AA para norte e se fortaleçam as dorsais subtropicais...
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Já agora stormy,consegues explicar o facto de este ano constantemente as expectativas de vir calor(30ºC ou mais) saem sempre defraudadas?Sempre que vemos um modelo que refere calor extremo passado pouco tempo acaba sempre por voltar ao mesmo e é tudo revisto em baixa.

Isso sempre aconteceu e no Inverno ocorre o contrario, nas previsões a longo prazo aparecem nevões incríveis e fortes descidas de temperatura que quase nunca acontecem. Além disso ainda estamos em Maio. ;)
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
Mas qual é a pressa?

Estamos em MAIO!

Desde quando é que longos períodos de temperaturas acima dos 30º é definição do Mês de Maio!

Cada vez mais as pessoas tem a sensação que Portugal tem de ter um clima Norte Africano!

Ainda há uma semana tivemos Neve (Comum em Maio) nas Serras do Centro Norte.

Tenham calma! Ainda há muito tempo para virem chorar acerca da seca e da falta e água e do aquecimento global.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.