Seguimento Europa 2013



irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Sigo em mais um dia invulgarmente frio aqui na Islândia. Muito chuvoso, sigo com +5ºC após uma máxima que mal ultrapassou os +8ºC e a mínima foi de +3ºC.

Estámos em final de Junho e a temperatura por e simplesmente não consegue subir.

Hoje é prevista queda de neve para o interior da ilha, e existe uma pequena possibilidade de poder haver uma surpresa inédita, quem sabe. Ainda esta manhã houve estações que registaram mínimas de 1ºC junto à costa, enquanto chovia.

A neve anda perto...

Em 4 anos que aqui vivo, raramente tinha visto as temperaturas descer abaixo dos 10ºC após a primeira quinzena de Junho (excepto nas montanhas). No norte por vezes ocorrem dias pouco acima dos 5ºC, mas muito esporadicamente, já no sul da Islandia é bastante raro isso ocorrer nesta altura do ano. Neve creio que nunca ocorreu nos últimos 100 anos.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Continua o "year without summer" aqui na Islândia.

Sigo com +6ºC após mínima de +3ºC.

Ontem a máxima foi de 7ºC e grande parte do dia foi à volta dos 5ºC. A mínima foi de 4ºC ontem.

Muitas estações registaram mínimas próximas dos zero graus, mas para já ainda não houve neve ou sleet em nenhum lado junto à costa, excepto um aguaceiro de ice pellets que ocorreu aqui ontem, quando a temperatura caíu aos 4ºC durante a tarde.

Estou habituado à possibilidade de frio e neve no verão nas montanhas do interior islandês, mas nunca junto à costa como agora.

E como é óbvio têm havido algumas pequenas geadas, o que é mau para a agricultura nesta altura do ano, quase no ínicio de Julho (quando a primeira geada é normalmente esperada em Agosto). Isto significa que provavelmente não vamos ter nenhum período prolongado sem geada.

Este mês as temperaturas quase sempre estiveram nos 6-12ºC, e estes últimos dias ainda foram mais frios. Nos 4 verões anteriores (2009, 2010, 2011 e 2012), que foram dos mais quentes em 100 anos, as temperaturas atingiram muitas vezes 20ºC à tarde, por vezes até 25ºC, e quase nunca a temperatura descia abaixo dos 12ºC à noite.

A média do último século é mais na ordem de máximas à volta dos 15ºC e mínimas à volta dos 8ºC, portanto mostra o quão quente os últimos anos foram.

Porém este verão não só é um choque comparado com os últimos anos, mas é muito mais baixo do que a média. Resta saber se poderá vir a ser tão frio como o top dos verões mais frios dos últimos 100 anos, cujo recorde foi em 1983 e 1925.

Resta-me dizer que os dias de ontem e hoje são quase iguais às temperaturas anormalmente altas que tivemos aqui em Fevereiro, mês que registou um tipo de tempo quase similar do inverno português, com máximas a rondar frequentremente os 8ºC.

Uma ironia... pois são causados por um excesso de ventos de sudoeste, que aquecem no inverno, e nos arrefecem no verão..

... e um desespero, pois gostava muito de ter o verão "frio" de que tantos portugueses se queixam.

Só existe mais um mês de verão na Islândia, Julho, e a previsão a 7 dias é da continuação deste tempo frio. Portanto, não tenho muitas esperanças. Este verão será provavelmente um falhanço.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
ùltimos dois dias tiveram temperaturas já normais. Mínimas de 5ºc, máximas de 16ºC. Dias com bastante sol, finalmente...
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Sigo com máxima de 11ºC e chuvisco fraco, após mínima de 3ºC. Várias estações oficiais em redor que marcaram 0ºC de mínima. O meu termómetro está mais perto do solo, portanto marca mínimas menos baixas.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Resumo dos últimos dias:

25 Jun aguaceiros, 10 a 14º
26 Jun aguaceiros, 10 a 14º
27 Jun, chuva 4 a 9º
28 Jun, aguaceiros granizo, 4 a 8º
29 Jun, céu nublado, 4 a 15º
30 Jun, céu pouco nublado, 4 a 15º
1 Jul, aguaceiros de granizo, geada matinal, 2 a 14º
2 Jul, céu pouco nublado, geada matinal, 0 a 16º
3 Jul, aguaceiros fracos, 3 a 18º
4 Jul, aguaceiros fracos, 8 a 16º

Continua o tempo fresco e algo chuvoso. Invulgar são as geadas que continuam durante a noite, embora não sejam extraordinárias.

Nos últimos dias, caíram também alguns aguaceiros de ice pellets, quando as temperaturas estavam mais próximas dos zero.

Nestes últimos dois dias, a temperatura parece estar mais próxima de finalmente chegar aos 20ºC. No verão islandês, as temperaturas podem chegar aos 25ºC mas é praticamente impossível subir acima desse valor. A média das máximas costuma ser de 16º
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Top das temperaturas máximas registadas hoje na Europa,segundo o OGIMET.
No próximo fim de semana, os valores vão ser bem superiores. :hehe:
f6lg.jpg
 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Top das temperaturas máximas registadas hoje na Europa,segundo o OGIMET.
No próximo fim de semana, os valores vão ser bem superiores. :hehe:
f6lg.jpg


Impresionante Vigo com mais de 37ºC. É record histórico no mes de julho. O anterior record era de 36ºC. No norte da Galiza (na Coruña, a minha cidade) as temperaturas foram mais moderadas, 22ºC na Coruña.

Dos locais com dados de AEMET, o mais quente foi El Granado (Huelva), na fronteira com Portugal, hoje atingiu os 43ºC.


As máximas oficiais hoje na Galiza

 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Impresionante Vigo com mais de 37ºC. É record histórico no mes de julho. O anterior record era de 36ºC. No norte da Galiza (na Coruña, a minha cidade) as temperaturas foram mais moderadas, 22ºC na Coruña.

Dos locais com dados de AEMET, o mais quente foi El Granado (Huelva), na fronteira com Portugal, hoje atingiu os 43ºC.

Por acaso também fiquei surpreendido com a máxima de Vigo, dado que a Galiza não costuma ter temperaturas tão altas como o norte de Portugal.
Já agora qual é o link directo onde posso encontrar essa informação (os extremos diários de muitos locais de Espanha),estive a procurar no site AEMET e não encontrei,se puderes diz-me se faz favor.:thumbsup:
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Hoje Vigo chegou aos 39.7ºC, acho que é um novo recorde para Julho.

Á espera que AEMET confirme o dado, é um record sensacional, superando em 3ºC o anterior record de 36ºC. É a temperatura mais alta jamais medida em Vigo (o record de agosto é de 37ºC).

Pelo contrario, as neboas na Mariña de Lugo (costa norte de Lugo) impediram que as máximas nem sequer atingiram os 18ºC !!!