Seguimento Litoral Centro - Julho 2013



Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Bom dia!

Madrugada fresca, com mínima de 16,1ºC.

Durante a manhã deu-se uma subida de temperatura bastante forte. Entre as 9h e as 10h, a variação foi de 7ºC.

Actualmente sigo com 31,2ºC, tendo já atingido os 31,5ºC.

44% de humidade e 1017 hPa de pressão.

Vento fraco/nulo, e céu limpo.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
T.actual: 32,4ºC

Na Chamusca , a temperatura já vai nos 36,4ºC.
Será interessante ver ate onde vão as temperaturas neste local, pois trata-se do forno do vale do Tejo, e está a uma cota de apenas 12m.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
T.actual: 32,4ºC

Na Chamusca , a temperatura já vai nos 36,4ºC.
Será interessante ver ate onde vão as temperaturas neste local, pois trata-se do forno do vale do Tejo, e está a uma cota de apenas 12m.

Atenção que tenho acompanhado já de outros anos e algumas dessas estações da região que referes e que aparecem no Wunderground não sinto assim tanta confiança nos valores das máximas. Confesso que não sei exatamente quais são, mas será fácil de distinguir no pico da radiação as mais suspeitas e as mais fiáveis.
 

lsalvador

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,290
Local
Alhos-Vedros / Tomar
Ao que parece a estação da Chamusca não tem proteção (não quero estar a enganar), bem como outras estações do país que estão no Wunderground e que aparentam uma temperatura mais elevada do que realmente está.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Atenção que tenho acompanhado já de outros anos e algumas dessas estações da região que referes e que aparecem no Wunderground não sinto assim tanta confiança nos valores das máximas. Confesso que não sei exatamente quais são, mas será fácil de distinguir no pico da radiação as mais suspeitas e as mais fiáveis.

Pois mas sabes que sem termos provas não se deve pôr em causa, exemplo disso é a estação de MeteoFontes do user ECOBCG, que em condições muito próprias atinge temperaturas muito superiores ás restantes estações á volta.

Alem disso com os mapas de ventos previsto penso que o Ribatejo e Vale do Tejo tem todas as condições com tanto calor acumulado de superior os 40ºC não apenas hoje como pelo menos até ao próximo Domingo.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Atenção que tenho acompanhado já de outros anos e algumas dessas estações da região que referes e que aparecem no Wunderground não sinto assim tanta confiança nos valores das máximas. Confesso que não sei exatamente quais são, mas será fácil de distinguir no pico da radiação as mais suspeitas e as mais fiáveis.

Sim é certo que muitas das estações são pouco fiáveis, tive a consultar os dias anteriores desta estação e pareceram-me valores correctos.
Não nos podemos esquecer da importância da altitude, está apenas a 12 metros de altitude, este factor pode justificar algumas diferenças de temperatura em estações próximas, mas sim convêm ver os dados com atenção,é esperar pelo registo da t.maxima de hoje.:thumbsup:

____________________

T.actual: 33,3ºC
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Entre e sabendo-se a importância da temperatura do Alentejo para depois saber-se que valores o Ribatejo pode atingir, Portel no Alentejo ás 11h00 já estava com 35ºC !

A este ritmo as temperaturas vão superar os 40ºC já hoje !