Seguimento Açores e Madeira - Julho 2013

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,130
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa noite!

Sigo com céu pouco nublado e vento fraco de Norte.

Hoje (domingo), a tarde foi de muito sol depois da muita nebulosidade pela manhã que gradualmente foi diminuindo.



x8RNhEe.png



Uma boa segunda-feira a todos.
 


ijv

Cumulus
Registo
28 Nov 2010
Mensagens
482
Local
Funchal-Santo António (Altitude-808m)
Avisos para ilha da Madeira

Madeira-Costa Norte

AmareloTempo QuentePersistencia de valores elevados da temperatura maxima
Válido entre 2013-07-09 09:00:00 e 2013-07-10 17:59:59 (hora UTC)

Madeira-Costa Sul

AmareloTempo QuentePersistencia de valores elevados da temperatura maxima
Válido entre 2013-07-09 09:00:00 e 2013-07-10 17:59:59 (hora UTC)

Madeira-R. Montanhosas

LaranjaTempo QuentePersistencia de valores elevados da temperatura maxima
Válido entre 2013-07-08 06:00:00 e 2013-07-10 17:59:59 (hora UTC)
 

hfernandes

Cirrus
Registo
27 Ago 2012
Mensagens
75
Local
Funchal
Temperaturas bem altas nas zonas altas... Destaque para a estação do Pico Alto com 30,1ºC às 10h e sem ter baixado dos 24ºC durante a noite.

As zonas mais baixas estão "encobertas", mais protegidas do calor. Funchal (Obs) 21,6ºC às 10h
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,130
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa tarde!

Sigo com céu pouco nublado, algum sol e vento bonançoso a moderado.

Sou a favor de uma "boa chuva" aqui para os Açores, sem complicações... Já não chove há muito tempo. :hmm:



Continuação de uma boa segunda-feira.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Bom dia,

Neste momento esta a marca 33 graus, a 808 metros de altitude,(estação meteocasas) com tendência a subir

:eek:

Mas eu n percebo... 33 º C a 808 m????

Não era para ser mais o contrário? Ser mais fresco na montanha e mais quente nas zonas mais baixas?
Pelo menos aqui é assim, e temperaturas dessa ordem felizmente nunca tivemos... nem nas zonas mais baixas quanto mais nas serras... estávamos bem amanhados com a humidade que temos... já estávamos todos cozidos, fritos e grelhados...
Desejo boa sorte e que isso passe rápido, porque mais grave que o frio só mesmo o calor :calor:

Sigo com céu com abertas e máxima actual de 20 º C e vento moderado de Norte...


Já estou preocupado porque não chove a sério nos Açores há quase 2 meses...
 

ijv

Cumulus
Registo
28 Nov 2010
Mensagens
482
Local
Funchal-Santo António (Altitude-808m)
:eek:

Mas eu n percebo... 33 º C a 808 m????

Não era para ser mais o contrário? Ser mais fresco na montanha e mais quente nas zonas mais baixas?
Pelo menos aqui é assim, e temperaturas dessa ordem felizmente nunca tivemos... nem nas zonas mais baixas quanto mais nas serras... estávamos bem amanhados com a humidade que temos... já estávamos todos cozidos, fritos e grelhados...
Desejo boa sorte e que isso passe rápido, porque mais grave que o frio só mesmo o calor :calor:

Sigo com céu com abertas e máxima actual de 20 º C e vento moderado de Norte...


Já estou preocupado porque não chove a sério nos Açores há quase 2 meses...

Aqui tambem é igual so que estamos em alerta vermelhor zonas montanhosas, se for ver ao site do ipma vera que as estações que esta em altitude mais elevada tem temperaturas superiores as das cotas baixas.
Novo recorde 34.4 as 12:28:calor::calor:
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Aqui tambem é igual so que estamos em alerta vermelhor zonas montanhosas, se for ver ao site do ipma vera que as estações que esta em altitude mais elevada tem temperaturas superiores as das cotas baixas.
Novo recorde 34.4 as 12:28:calor::calor:

Sim isso eu já vi, só que não entendo porquê estar mais quente nas serras.
Nunca imaginei que isso acontecesse. Aqui por exemplo na minha ilha, pode estar 26 ou 27 º C nas zonas mais baixas mas a Serra está sempre mais fresca a 18 ou menos graus, mesmo de verão, por isso a minha dúvida isso acontecer aí...
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Eles falharam as previsões para o Funchal, esta até abaixo da média. Por outro lado Porto Santo que estava sem alerta passou dos 30 lol. Quanto ao facto de as montanhas estarem mais quentes, não sei qual é a explicação mas isto acontece às vezes na ilha. Normalmente a costa é mais quente e ainda no ano passado estiveram ai uns 37 graus no Funchal, mas de vez em quando as zonas muito altas atingem umas temperaturas impressionantes.
 
M

Membro excluído 274

Sim isso eu já vi, só que não entendo porquê estar mais quente nas serras.
Nunca imaginei que isso acontecesse. Aqui por exemplo na minha ilha, pode estar 26 ou 27 º C nas zonas mais baixas mas a Serra está sempre mais fresca a 18 ou menos graus, mesmo de verão, por isso a minha dúvida isso acontecer aí...

Nas Canárias acontece exactamente o mesmo, eles designam as cotas médias por "medianias".
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Eles falharam as previsões para o Funchal, esta até abaixo da média. Por outro lado Porto Santo que estava sem alerta passou dos 30 lol. Quanto ao facto de as montanhas estarem mais quentes, não sei qual é a explicação mas isto acontece às vezes na ilha. Normalmente a costa é mais quente e ainda no ano passado estiveram ai uns 37 graus no Funchal, mas de vez em quando as zonas muito altas atingem umas temperaturas impressionantes.


Interessante! Desconhecia por completo esse fenómeno.
37????? :eek::eek:
Desculpem o palavrão, mas "porra" 37 º C é muito para uma ilha :eek:

Na verdade tenho uma amiga da Madeira que vive cá e diz que a Madeira é muito mais quente e menos húmida que os Açores, por isso às vezes é comum haver lá temperaturas de 30 ou acima deste valor, mas ser por vezes mais quente nas serras isso eu não sabia!

Aqui por exemplo, raramente passamos dos 28 º C para baixo e as serras são sempre mais frescas, húmidas e até chuvosas. Agora, estarem por vezes mais quentes, aqui nunca ouvi falar, até porque aqui nunca aconteceu desde que tenha memória.
Mas creio que quanto mais uma ilha ou arquipélago estiver afastado dos Continentes, ou estiver sobre o pleno efeito oceânico, mais fresca e mais humida será. Assim se explica por vezes as temperaturas quentes na Madeira e as mais frescas nos Açores...

Boa sorte pessoal e vamos tentar fazer uma dança da chuva que já é bem preciso! :thumbsup:
 

jonhfx

Cumulus
Registo
26 Set 2008
Mensagens
409
Local
Madeira-Calheta
(...)Na verdade tenho uma amiga da Madeira que vive cá e diz que a Madeira é muito mais quente e menos húmida que os Açores

Tenho as minhas duvidas se a Madeira é menos húmida que os Açores, mesmo agora registo 24,5ºC e 73%Hr, e nós, como vós, vivemos rodeados pelo mar e com muita vegetação.

Quanto a extremos, numa página do forum têm lá alguma informação, referem que a temperatura máxima registado na Madeira foi de 40ºc no Santo da Serra (670m+-)
->http://www.meteopt.com/forum/climatologia/extremos-climatologicos-da-madeira-dos-acores-2339.html

No site do IPMA, tem outros valores
->https://www.ipma.pt/pt/oclima/extremos.clima/index.jsp?page=extreme_md.xml


Um explicação para que nas zonas altas esteja uma temperatura mais elevada, pode ter a ver com a neblina que se forma nos dias de maior calor até aos 300/400m, o famoso "capacete" :)
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Tenho as minhas duvidas se a Madeira é menos húmida que os Açores, mesmo agora registo 24,5ºC e 73%Hr, e nós, como vós, vivemos rodeados pelo mar e com muita vegetação.

Quanto a extremos, numa página do forum têm lá alguma informação, referem que a temperatura máxima registado na Madeira foi de 40ºc no Santo da Serra (670m+-)
->http://www.meteopt.com/forum/climatologia/extremos-climatologicos-da-madeira-dos-acores-2339.html

No site do IPMA, tem outros valores
->https://www.ipma.pt/pt/oclima/extremos.clima/index.jsp?page=extreme_md.xml


Um explicação para que nas zonas altas esteja uma temperatura mais elevada, pode ter a ver com a neblina que se forma nos dias de maior calor até aos 300/400m, o famoso "capacete" :)


Bom isso já não sei responder. O que sei é que falando do meu arquipélago, as ilhas açorianas não têm um clima mediterrânico como outros restantes países ou ilhas situadas à mesma latitude; têm, sim, um clima marítimo húmido, mas o que me é dito, é que na Madeira o ar consegue ser mais seco que nos Açores, e por isso por vezes ser mais fácil registarem se temperaturas nos 30 e até acima deste mesmo valor. O mesmo nas serras madeirenses.
Aqui isto já não acontece. Será talvez por a Madeira ou as Canárias apanharem com mais facilidade as massas de ar secas continentais e os Açores não. Não sei. Se alguém conseguir explicar esta razão eu até agradecia porque agora fiquei na dúvida.

Na minha óptica, sempre pensei que quanto mais afastado dos continentes estivesse um arquipélago, ou uma ilha, menos influência receberia da continentalidade, e por conseguinte mais humidade marítima devido à influência marítima do oceano, e os Açores nesta perspectiva, são mais "marítimos" nesse aspecto do que a Madeira ou as Canárias por exemplo.

A verdade é que não conheço muito bem a realidade da Madeira por isso só posso falar pela minha realidade e por aquilo que me dizem ser o clima da Madeira, mas o que te posso dizer é que aqui temos muito "bafo" (humidade). Nos Açores por exemplo, a omnipresença da humidade é sempre constante, o ar é sempre húmido com uma média de humidade relativa rondando cerca dos 75% por aí... se tivessemos 30 º C aqui, acho que morríamos. A humidade nos Açores muito raramente desce abaixo dos 60%. E, e... Agora, se a Madeira é mais húmida que os Açores, prefiro deixar ao critério de quem saiba responder.

Sim, concordo. A vegetação da Madeira e dos Açores é muito rica e variada e para isso contribuem vários factores relacionados com o clima tais como a temperatura, humidade, a nebulosidade, a precipitação, e claro, o vento.