Seguimento Europa 2013

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Qual foi o local, sabes?
De facto muito calor na Sardenha, o foreca/ECM prevê para amanha temperaturas de 42-43ºC em alguns locais do interior da ilha como por exemplo, Monti,Berchidda, Borore, Orani e Oschiri.

Sim, sei. Foi em Arzachena o 24 de julho de 2009, ese dia Decimomannu atingiu os 45ºC.
 


Nuno Figueiredo

Cumulus
Registo
29 Mai 2006
Mensagens
241
Local
Cascais
Boa tarde pessoal,
Em França a situação é muito interessante, já vi uma shelfcloud através de uma webcam:
59tqfp.png



http://www.vision-environnement.com...toy-le-port-de-plaisance-et-la-bais-de-somme/
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Hoje experiencei um evento muito intenso aqui na Islândia.

Não tinha reportado nos últimos dias, mas desde Segunda feira, ou seja desde há 5 dias para cá, o ar quente europeu entrou na Islândia e as máximas atingiram e ultrapassaram os 20ºC.

Em alguns dias, vários pontos do país (no interior da ilha) chegaram aos 24ºC, o que aqui é talvez o máximo que geralmente se atinge (tirando situações recorde).

Hoje, foi mais um daqueles dias, mas houve entrada também do ar húmido da depressão ao largo do Reino Unido.

Não só houve convexão e trovoada (que é um fenómeno raro na Islândia) mas a trovoada hoje foi bastante violenta! Eu nem consegui acreditar quando a trovoada começou a ganhar força e atingiu o nível que uma tempestade europeia de verão atinge. Chuva torrencial e rajadas violentas na hora em que estive mesmo no centro da célula.

Não há muitas estações oficiais onde estive, porque é no centro da ilha, mas uma estação registou dados, embora errados, indicativos da violência da tempestade

http://en.vedur.is/weather/observations/areas/centralhighlands/#station=6748


Felizmente gravei vídeos mas só agora cheguei a casa e portanto só faço update amanhã. Resta dizer que foi um dia memorável e que por pouco não me tinha metido em complicações pois na altura em que os raios começaram eu estava a conduzir numa estrada de areia, e mal vi a tempestade a aproximar-se, resolvi voltar à estrada principal pois não estava muito longe, felizmente. Tudo se transformou em rios rapidamente e os raios caíam em toda a parte (pois não há qualquer árvore).

Por último saliento um detalhe: um senhor de 70 anos com quem falei que me disse que nunca jurara ter visto tal tempestade.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Muito calor em grande parte dos Balcãs. :calor:
Banja luka a liderar com uns escaldantes 41,6ºC.

Como seria de esperar, muitas destas cidades/localidades encontram-se em vales/várzeas.

dx6i.jpg
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
ouvi dizer que na região de Nantes morreu um carteiro atingido por um raio, amanhã se me lembrar vou ver se encontro alguma noticia sobre isso

Parece que o carteiro não morreu, mas está gravemente ferido.



Tempestade em França deixa 2 feridos e 150 mil lares sem electricidade


A violenta onda de tempestades atravessada pela França de sudoeste a nordeste desde a noite de sexta-feira deixou dois feridos em estado grave, 150.000 lares sem electricidade e milhares de turistas bloqueados em estações de comboios.
Além disso, um avião atingido por um raio depois de deixar Paris regressou ao aeroporto na noite de sexta-feira e voltou a descolar após uma inspecção, segundo diversas fontes.
Duas pessoas ficaram gravemente feridas. Uma septuagenária ficou presa entre os escombros da sua casa, atingida pelo campanário de uma igreja em Pauillac (sudoeste), e um carteiro foi atingido por um raio em Nantes (oeste).
Refugiados nas suas casas, moradores do departamento de Gironda (sudoeste), o mais afectado de todos, foram testemunhas na noite de sexta-feira de tempestades com raios de rara intensidade, verdadeiras trombas de água e rajadas de vento que superaram os 120 km/h em alguns locais.
Apenas em Gironda, foi registada a queda de 14.000 raios, que danificaram instalações eléctricas. Fortes ventos provocaram a queda de árvores sobre as redes eléctricas, o que provocou apagões. Também ocorreram danos em estradas, ferrovias, telhados e automóveis.
A tempestade dirigiu-se posteriormente para o norte. Neste sábado às 12:00 locais cerca de 100.000 casas estavam sem energia eléctrica em França.

Fonte: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=647078