Seguimento - Incêndios 2013

Nickname

Super Célula
Registo
2 Fev 2012
Mensagens
5,623
Local
Viso Norte, Viseu (520m)
Eish, agora é que me apercebi, a coluna que estou a ver não é de Aguiar da Beira / Satão, mas sim mais perto, acho que é aqui em Penalva...

Sim, parece que se está a iniciar qualquer coisa para essas bandas de Penalva, pelos menos parece ser mais próximo que o de ontem.
 


Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
[ame="http://videos.sapo.pt/LK3UrywJJ7p2ZGMDCMa6"]Mais de 700 incêndios florestais nos últimos três dias - SAPO Vídeos[/ame]

O número de incêndios florestais disparou para mais de 700 nos últimos três dias. Domingo foi o dia com mais fogos este ano, tendo registado um total de 269. O incêndio que começou no concelho de Sátão e progrediu até Aguiar da Beira, fez 6 feridos graves. Eram pessoas que ajudavam os bombeiros no combate às chamas. Elas permanecem internadas com queimaduras de 2.º e 3.º graus.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
[ame="http://videos.sapo.pt/vPz0FKVTA3bfOcsA7rTT"]Bombeiros reclamam medidas de prevenção e alertam para a limpeza das matas - SAPO Vídeos[/ame]

Populares e bombeiros alertam para os perigos provocados pela falta limpeza nas matas e florestas. Em Portugal não é difícil encontrar matas transformadas em lixeiras e casas rodeadas por árvores.
 

invent

Cumulus
Registo
2 Dez 2012
Mensagens
243
Local
Viseu - Penalva do Castelo (450m)
Mais um dia, mais um grande incêndio por estas zonas, este alimentado por diversas vezes com vento forte, limpou centenas de hectares e continua a limpar, é visível ao longe um forte clarão, o maior incêndio que vi até hoje, já deve quase a andar em três concelhos ao mesmo tempo, quando me vim embora, estava a chegar onde tinha começado o incêndio de ontem, a distância entre as duas pontas de incêndios é de mais de 30 km.

Hoje não reparei em nenhuma circunstância grave, só um carro de bombeiros que teve de deixar para trás as mangueiras e algumas casas que foram ameaçadas pelas chamas, mas que penso terem sido salvas...

Reparei, foi em algumas raposas a fugirem e diversos coelhos, assim como muitos insectos, infelizmente a natureza paga...
daks.png

1h0v.jpg

dyad.jpg

n7t0.jpg

6uxi.jpg
 

kelinha

Cumulus
Registo
26 Jan 2009
Mensagens
211
Local
Miraflores, Oeiras
Populares e bombeiros alertam para os perigos provocados pela falta limpeza nas matas e florestas. Em Portugal não é difícil encontrar matas transformadas em lixeiras e casas rodeadas por árvores.

E o estado em que se encontra toda a zona do pinhal litoral, após o temporal de janeiro passado? É só árvores caidas, com as copas no chão e completamente secas. Estamos a falar de km e km de extensão com pinhais neste estado. Se calhar a que algum fogo pegue numa dessas zonas e vai ser um pandemónio, porque aquilo parece rastilho...
 

ALV72

Cumulus
Registo
27 Nov 2006
Mensagens
243
Local
Vila Nova de Poiares
E o estado em que se encontra toda a zona do pinhal litoral, após o temporal de janeiro passado? É só árvores caidas, com as copas no chão e completamente secas. Estamos a falar de km e km de extensão com pinhais neste estado. Se calhar a que algum fogo pegue numa dessas zonas e vai ser um pandemónio, porque aquilo parece rastilho...

E mal vocês imaginam as toneladas de Pinho para Pellets e Serração que já saíram dessas Matas ( sei isso porque trabalho no sector das madeiras ), se não fosse isso ainda estariam bem piores. O Estado nas Matas Nacionais é que se calhar demora muito a adjudicar o resto das limpezas.

João
 

kelinha

Cumulus
Registo
26 Jan 2009
Mensagens
211
Local
Miraflores, Oeiras
E mal vocês imaginam as toneladas de Pinho para Pellets e Serração que já saíram dessas Matas ( sei isso porque trabalho no sector das madeiras ), se não fosse isso ainda estariam bem piores. O Estado nas Matas Nacionais é que se calhar demora muito a adjudicar o resto das limpezas.

João

Não sei como funciona, mas no caso de pinhais particulares (na zona entre Guia e Pombal há muitos), os donos supostamente não seriam obrigados a limpar a zona? Pertinho de minha casa há um eucaliptal todo ele por terra. As árvores estão todas umas em cima das outras, tudo seco... É um bocado preocupante, quando chega este tempo tão quente!
 

ALV72

Cumulus
Registo
27 Nov 2006
Mensagens
243
Local
Vila Nova de Poiares
Não sei como funciona, mas no caso de pinhais particulares (na zona entre Guia e Pombal há muitos), os donos supostamente não seriam obrigados a limpar a zona? Pertinho de minha casa há um eucaliptal todo ele por terra. As árvores estão todas umas em cima das outras, tudo seco... É um bocado preocupante, quando chega este tempo tão quente!

Realmente é esquisito, ainda mais quando as fábricas de pasta da Figueira estiveram a dar um subsidio de transporte para o eucalipto de 5 € em Maio e Junho aí dessa zona, era de ter aproveitado e ter feito o corte.

João
 

Nickname

Super Célula
Registo
2 Fev 2012
Mensagens
5,623
Local
Viso Norte, Viseu (520m)
hum, isto hoje já estou a ver que vai ser demais, o incêndio de ontem continua com força e para agravar a situação começou um outro para aí a uns 10 km e já está com grande força também...

Está com um aspecto assustador para esses lados, nem se distingue bem o foco do incêndio porque só se vê uma mancha avermelhada de fumo.
Mesmo aqui em Viseu já se nota bem o fumo no ar.

16 horas : Começam a cair cinzas na cidade de Viseu, oriundas dos incêndio de Sátão/Penalva