Seguimento - Incêndios 2013



Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Incêndio complicado em Coutada (Covilhã), imagens de satélite, até se vê a formação de pirocumulus.

FX3vDiY.gif
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,718
Local
Loures
IF da Covilhã dado como dominado às 22:43.

Muitos outros incêndios ainda a arder, pelas 22:00 eram 12, 8 deles significativos (incluindo o de Covilhã).
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,007
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Incêndio complicado em Coutada (Covilhã), imagens de satélite, até se vê a formação de pirocumulus.

FX3vDiY.gif



A mudança do vento ao final da tarde, de NW, trouxe mais humidade e ficou muito mais fresco e não levou as frentes a entrar numa grande mancha florestal que tem como perimetro desde a localidade Vales do Rio - Tortosendo - Covilhã - Unhais da Serra, o que podia ser ainda mais grave.

De lamentar a morte de um Bombeiro da Corporação da Covilhã que algumas vezes participou em caminhadas comigo :sad:

 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,443
Local
Olhão (24 m)
Madeira: Incêndio junto a casas no Funchal

Um incêndio de grandes proporções na freguesia do Monte, concelho do Funchal, lavra desde as 02h15 desta sexta-feira, numa área que abrange mato e zonas urbanizadas.

De acordo com uma fonte do Serviço Regional de Proteção Civil citada pela agência Lusa, este incêndio, que tem duas frentes, é "o único que está ativo [na ilha] sem estar circunscrito", estando a ser combatido por 50 bombeiros, apoiados por 16 viaturas.

Apesar de "haver habitações por perto, neste momento [pelas 08h10] não há casas em perigo", referiu a mesma fonte, que admitiu, no entanto, "uma preocupação grande com as habitações, porque está um dia quente e com algum vento".

Segundo o comandante dos Bombeiros Municipais do Funchal, Nelson Bettencourt, "a situação mais grave foi na zona dos Lombos, no caminho dos Marcos, devido à propagação, com grande intensidade, do fogo", também originada "pelas péssimas condições climatéricas, vento e temperatura alta".

"Esta situação fez que se propagasse muito rapidamente durante a noite", adiantou o comandante dos Municipais do Funchal.

Neste momento, os bombeiros estão na zona dos Tornos, caminho dos Marcos e Fundoa.

"Até ao momento conseguimos salvaguardar vidas humanas e bens materiais e, neste âmbito não há qualquer situação a registar", disse, acrescentando que se "está a trabalhar a contrarrelógio para controlar o fogo ainda de manhã".

Nelson Bettencourt explicou que "as emergências médicas estão garantidas através da Cruz Vermelha Portuguesa e os Voluntários Madeirenses estão a assegurar qualquer eventualidade que surja na cidade do Funchal".

Fonte: CM

O tempo quente que se faz sentir na Madeira, já começou a fazer das suas. :(
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,443
Local
Olhão (24 m)
Incêndios lavram desde as 02h30 desta sexta-feira
Ativado Plano de Emergência no Funchal


O Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil do Funchal foi ativado às 18h00 na sequência dos incêndios que lavram desde as 02h30 desta sexta-feira no concelho, informa a câmara.

"Considerando o evoluir dos incêndios que estão a ocorrer no município do Funchal, a Comissão Municipal de Proteção Civil deliberou ativar o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil, hoje, dia 16 de Agosto, pelas 18h00", refere a autarquia, que convocou uma conferência de imprensa para as 19h30.

O incêndio começou às 02h30, na freguesia do Monte, e destruiu alguns anexos e palheiros, além de mato e área florestal, tendo-se agravado ao início da tarde, passando para as zonas altas da freguesia de São Roque.

As chamas chegaram ao Parque Ecológico do Funchal, onde em agosto de 2010, um incêndio destruiu 95% dos seus 1.012 hectares.

Oito pessoas foram transportadas para o Hospital Dr. Nélio Mendonça, mas sem ferimentos graves.

A combater o fogo estão cerca de 70 elementos das corporações dos Municipais do Funchal, Voluntários Madeirenses, Voluntários de Câmara de Lobos e, ainda, as corporações de Machico, Santa Cruz e Ribeira Brava, além da Polícia Florestal.

Fonte: CM

Situação complicada na Madeira
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Acho que alguém decidiu pegar fogo aos canaviais da ribeira de alcantarilha... não sei se para se livrarem dos mosquitos ou não mas andava um heli a despejar água porque as chamas andavam perto das casas em pêra...

mdv7.jpg
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,443
Local
Olhão (24 m)
Doentes evacuados, casas queimadas e vários desalojados na Madeira

Fogo alastrou durante a noite pelas zonas altas do Funchal e viveram-se momentos de muita aflição. Hospital de Marmeleiros foi evacuado devido ao fumo e risco de explosão.



Há casas queimadas no Monte, pessoas desalojadas e os doentes, médicos, enfermeiros e funcionários do Hospital dos Marmeleiros foram evacuados para o outro hospital do Funchal e para o quartel do RG3 devido ao fumo e risco de explosão. O fogo alastrou durante a noite pelas zonas altas do Funchal e viveram-se momentos de muita aflição. A situação está mais calma, mas com as altas temperaturas e com o vento inconstante não se sabe se é tempo para respirar fundo e fazer o rescaldo.

As chamas consumiram algumas casas na zona do Monte e o fogo esteve perto da igreja, mas também houve muita aflição em Santo António, nas zonas do Trapiche e do Curral Velho e, a meio da noite, um corte de energia tornou tudo ainda mais complicado e deixou o Funchal às escuras. O fogo chegou à subestação da Alegria, em São Roque, onde já ontem à tarde ameaçava torres de alta tensão. Enquanto as autoridades retiravam pessoas de casas, ouviram-se vários rebentamentos de garrafas de gás.

Ainda não há um balanço exacto, mas muitas pessoas foram alojadas em residenciais da cidade já que o quartel do RG3 acolhia os doentes do Hospital dos Marmeleiros. Apesar de ficar numa zona alta do Funchal, esta foi a primeira vez que foi preciso evacuar os doentes devido ao fumo e ao risco de explosão. A situação esteve mesmo fora de controlo durante a noite, apesar dos 130 bombeiros de seis corporações, da PSP, da Cruz Vermelha e do exército que estão no terreno.

O dia acordou mais calmo no Funchal, mas a esta hora a temperatura é já muito alta e a previsão é que vai continuar assim até à tarde.

Fonte: Expresso
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,718
Local
Loures
Inferno também em Figueiró dos Vinhos, enorme nuvem de fumo negra, pessoas à beira estrada a olhar para o fogo com um sentimento de total impotência... Cenário desolador.