Seguimento - Incêndios 2013

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Acho que Portugal, no máximo apenas podera "sonhar" em ter 2 Canadairs...mais é utopia...não ha dinheiro pura e simplesmente! E para ter esses 2 teria que optar e cortar em outras coisas do dispositivo: menos hl, menos equipas de BB...não é facil é preciso termos consciencia disso...
repara que o proprio dispositivo reflete as opções dos ultimos anos: aposta ENORME no ataque inicial (seja com helis ligeiros, seja com varias equipas de ataque inicial, helitransportadas ou não) e deixa que te diga que ha um elevado grau de sucesso...o pior são aqueles 10% de ocorrencias que escapam a este ataque inicial...passamos ao ataque ampliado e aí surgem os problemas! seja por falta de conhecimentos de comportamento do fogo, seja por falta de preparação fisica e emocional dos operacionais, seja por problemas de coordenação de centenas de Homens...
depois surgem os habituais bodes expiatorios: a floresta desordenada/falta de prevenção, falta de meios, mudanças de vento repentinas...tudo isto e muito mais!
Soluções milagrosas não ha, mas ha passos que terão necessariamente que ser dados!
A formação dada na ENB tera que incluir novas tematicas...desculpem novamente o que vou dizer, mas não se admite que combatentes de IF's não tenham formação sobre o CPS, Protocolo LACES, Meteorologia...
Ja participei em formações aos Bombeiros, dadas por Canarinhos (são profissionais) e é larmante a falta de formação sobre comportamento basico do fogo...não estou a lançar criticas infundadas ou por detestar Bombeiros, não...ate porque lhes devemos muito!
è pá, mas "passo me" quando sei que os Bombeiros não manifestam interesse em fazer fogos controlados no inverno com os técnicos...e dizem que "esse" fogo é facil e fogo a serio é no verão...desculpem lá, mas isso é desconhecimento puro do comportamento basico do fogo...
Leio depois aqui que a culpa é das chefias dos Bombeiros e da ANPC etc...mas esses elementos de comando saem dos Bombeiros!
Pelo que percebi os colegas Bonelli e Vargas são Bombeiros...pergunto quantas vezes foram fazer fogo controlado com técnicos (ex o Vivas de Braga ou o Giestas de Leiria)...a culpa é deles, NÃO, mas a culpa é de quem os comanda, mas que ja passou por onde eles estão!
Desculpem, mas acho que devem ser osBombeiros novos que devem exigir aos seus elementos de comando mais. devem ter brio na farda, devem vestir EPI completo, devem dizer a população para não ter pena deles, mas respeito e exigência!
Ouvram o Comandante dos B.V. Samora Correia ontem (o Gilmet teve a gentileza de colocar o video)? Simplesmente fantastico, fez ver a maior arte dos Comandantes da ANPC...
respeito todo o trabalho de quem anda nisto, a serio que sim...tanto que quando estive/estou em TO's não mando absolutamente nada...quem manda são os Comandantes e vão continuar a ser...se me quiserem ouvir óptimo, senão "na boa na mesma":thumbsup:


Caro AJB como lhe disse anteriormente já entendi o seu ponto de vista sobre questões relacionadas com combate a fogos florestais por isso com todo o respeito fico-me aqui....diga o que quiser e o que entender afinal isto é um fórum.

Fala-se muito de bombeiros e de comandos!!! A mim os comandos passam-me ao lado mas também lhe digo que os comandos não são todos iguais.
E para terminar e simplificar as coisas, olho para os bombeiros no topo de uma pirâmide e se a base simplesmente não funciona não peçam aos bombeiros NA MAIORIA DAS VEZES QUE FAÇAM O IMPOSSIVEL!!!
É tão fácil falar

Não somos perfeitos mas merecemos mais respeito.
 


Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Finalmente há algo a apoiar a luta dos bombeiros, está-se a formar nevoeiro, que irá enfraquecer os incêndios e pelo menos por aqui o vento parou, na serra talvez não. O incêndio de Silvares está mais ativo no seu flanco esquerdo onde são visíveis alguma labaredas, de resto vê-se essencialmente fumo, mas que deve estar a esconder o fogo. Se tudo continuar assim este incêndio deverá ser extinto ainda esta madrugada, início da manhã. :)
 

supercell

Nimbostratus
Registo
3 Mai 2012
Mensagens
1,245
Local
Aveiro
Re: Seguimento - Incêndios 2013
Citação:

Porque é que o governo não faz alguma coisa (não a curto prazo, ou seja quando já está "tudo a arder" e mandam vir canadairs) para que a situação dos incêndios se diminua no verão? Será que não há leis ou coimas (para os incendiarios apanhados) que possam sofrer alteração para amenizar a situação?
Pergunto isto porque a situação em termos de área ardida é abismal na maioria dos anos e + de 95% é fogo posto...

estas totalmente enganado...90 % é negligencia e 9% intencional...

Como é possível 90% negligência?

Veja esta notícia que diz serem 40% por negligência, 90% é muito descabido... :eek:

Cerca de 40 por cento dos 14 661 fogos registados a nível nacional este ano foi provocado por falta de cuidado com "queimas, queimadas, fogueiras e cigarros", segundo a ANF.
 

kelinha

Cumulus
Registo
26 Jan 2009
Mensagens
211
Local
Miraflores, Oeiras
eu acredito, eu vejo a população mais velha fazer fogueiras e queimadas e se são avisadas como já vi ficam ofendidas . e parte dos criminosos e de pastores em especial nas serras

Oh, sei o que isso é. O meu avô era um desses casmurros, que fazia queimadas no quintal a qualquer altura do ano, e quando o avisávamos era o fim do mundo, porque ele sabia tão bem o que estava a fazer!

Sabes como acabou? No ano passado foi apanhado pela GNR e teve de ir ao posto ser identificado. Limpinho! Ficámos todos satisfeitos! Menos ele, que pagou a multa, mas pelo menos este ano em março já andava a perguntar até quando é que podia fazer queimadas!
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
E já lá vai mais de um dia de incêndio, não se vêem melhoria significativas. Não consigo ver a força do incêndio de Silvares, uma vez que o vento está a empurrar o fumo para a minha direção. Anseio voltar a ver a serra sem perigos. E vai ser triste ver tudo preto, um dia destes a serra do Caramulo, acaba como a da Serra da Estrela, com muitas zonas queimadas. Curiosamente o incêndio de Alcofra, está abandonado à bicharada, sem um único meio aéreo.:(:sad:
 

ferreirinha47

Cumulus
Registo
12 Jan 2009
Mensagens
212
Local
figueiras 179m / Leiria
Acho que Portugal, no máximo apenas podera "sonhar" em ter 2 Canadairs...mais é utopia...não ha dinheiro pura e simplesmente! E para ter esses 2 teria que optar e cortar em outras coisas do dispositivo: menos hl, menos equipas de BB...não é facil é preciso termos consciencia disso...
repara que o proprio dispositivo reflete as opções dos ultimos anos: aposta ENORME no ataque inicial (seja com helis ligeiros, seja com varias equipas de ataque inicial, helitransportadas ou não) e deixa que te diga que ha um elevado grau de sucesso...o pior são aqueles 10% de ocorrencias que escapam a este ataque inicial...passamos ao ataque ampliado e aí surgem os problemas! seja por falta de conhecimentos de comportamento do fogo, seja por falta de preparação fisica e emocional dos operacionais, seja por problemas de coordenação de centenas de Homens...
depois surgem os habituais bodes expiatorios: a floresta desordenada/falta de prevenção, falta de meios, mudanças de vento repentinas...tudo isto e muito mais!
Soluções milagrosas não ha, mas ha passos que terão necessariamente que ser dados!
A formação dada na ENB tera que incluir novas tematicas...desculpem novamente o que vou dizer, mas não se admite que combatentes de IF's não tenham formação sobre o CPS, Protocolo LACES, Meteorologia...
Ja participei em formações aos Bombeiros, dadas por Canarinhos (são profissionais) e é larmante a falta de formação sobre comportamento basico do fogo...não estou a lançar criticas infundadas ou por detestar Bombeiros, não...ate porque lhes devemos muito!
è pá, mas "passo me" quando sei que os Bombeiros não manifestam interesse em fazer fogos controlados no inverno com os técnicos...e dizem que "esse" fogo é facil e fogo a serio é no verão...desculpem lá, mas isso é desconhecimento puro do comportamento basico do fogo...
Leio depois aqui que a culpa é das chefias dos Bombeiros e da ANPC etc...mas esses elementos de comando saem dos Bombeiros!
Pelo que percebi os colegas Bonelli e Vargas são Bombeiros...pergunto quantas vezes foram fazer fogo controlado com técnicos (ex o Vivas de Braga ou o Giestas de Leiria)...a culpa é deles, NÃO, mas a culpa é de quem os comanda, mas que ja passou por onde eles estão!
Desculpem, mas acho que devem ser osBombeiros novos que devem exigir aos seus elementos de comando mais. devem ter brio na farda, devem vestir EPI completo, devem dizer a população para não ter pena deles, mas respeito e exigência!
Ouvram o Comandante dos B.V. Samora Correia ontem (o Gilmet teve a gentileza de colocar o video)? Simplesmente fantastico, fez ver a maior arte dos Comandantes da ANPC...
respeito todo o trabalho de quem anda nisto, a serio que sim...tanto que quando estive/estou em TO's não mando absolutamente nada...quem manda são os Comandantes e vão continuar a ser...se me quiserem ouvir óptimo, senão "na boa na mesma":thumbsup:

Caro colega AJB, fui operacional nos bombeiros durante 25 anos, já não sou, concordo com 90% do que escreves, menos a questão ligada ao fogo controlado e explico porquê, o fogo controlado resultaria se os membros das Eguaf's estivessem em consonância com os comandantes de operações o que em 80% dos casos não acontece , agem por si e per si, ainda ontem em Trancoso (se não estou em erro), a coisa deu para o muito torto com o fogo controlado, já me aconteceu ter estado num fogo no caso num dos flancos e olhar para trás e ver o tal fogo controlado a ser acionado sem conhecimento de ninguém, já vi elementos das EGUAF sozinhos no TO, concluindo tudo o que é formação é bem vinda e quanto mais melhor , mas para e só para mim o problema neste momento esta na coordenação, como dizes o ataque inicial foi reforçado e esta a dar alguns resultados, mas no ampliado a coisa esta muito preta, começo a ver muita gente a trabalhar por si e com a tal abnegação de mostrar resultados o que leva a que se comentam erros que por vezes são fatais. OS operacionais no terreno , são os que mais sofrem, são os que dao a cara pelos erros de coordenação não se esqueça , há e outra coisa quanto aos meios de comunicação social, normalmente estão onde não há operacionais pois isso é que é noticia e faz prime time,
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja

A guerra de números é sempre inclonclusiva... Mas tanta revolta por 90% ser negligência quando ontem sem nenhum critério afirmavas que mais de 95% era fogo posto...

Onde esta o estudo que diz que mais de 95% são fogo posto? (ás vezes afirmam-se coisas sem realmente saber o que se diz...)

Agora bastarão 10.... diria até 5% de fogos postos intencionais para isso já ser uma calamidade. A questão não é somente como os fogos surgem. A resposta está em como se previnem e como se combatem. E sim, é mais ou menos unânme que a maioria dos fogos são provocados por negligência.
 

kelinha

Cumulus
Registo
26 Jan 2009
Mensagens
211
Local
Miraflores, Oeiras

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Pico de temperatura às 6.00h na minha estação devido à passagem de um incêncio a cerca de 100 metros. Um pequeno susto e uma noite em branco, valeu os terrenos limpos à volta da casa...

gLFQ1DK.png
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Vão chovendo fonas, e o cheiro a queimado juntamente com o fumo é terrível. A extensa nuvem de fumo que cobre a vertente sotavento da serra do Caramulo dificulta a ação dos meios aéreos. :sad:
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Bombeira morre em incêndio no Caramulo


Uma bombeira de 22 anos morreu esta tarde no combate ao incêndio do Caramulo, confirmou o DN junto de fonte da Proteção Civil Nacional.
A bombeira de 22 anos, dos Bombeiros de Alcabideche, estava desaparecida há duas horas e fazia parte de um grupo de elite de combate aos fogos, o Grupo de Reforço de Incêndios Florestais (GRIF), que ficou cercado pelas chamas no combate ao fogo.
Neste incidente nove bombeiros ficaram feridos, um deles com gravidade e a bombeira estava desaparecida

Fonte: http://www.dn.pt/inicio/portugal/in...383230&utm_source=dlvr.it&utm_medium=facebook


Que tristeza, possivelmente conheco-a de vista. :(
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,182
Local
Baião
Caro colega AJB, fui operacional nos bombeiros durante 25 anos, já não sou, concordo com 90% do que escreves, menos a questão ligada ao fogo controlado e explico porquê, o fogo controlado resultaria se os membros das Eguaf's estivessem em consonância com os comandantes de operações o que em 80% dos casos não acontece , agem por si e per si, ainda ontem em Trancoso (se não estou em erro), a coisa deu para o muito torto com o fogo controlado, já me aconteceu ter estado num fogo no caso num dos flancos e olhar para trás e ver o tal fogo controlado a ser acionado sem conhecimento de ninguém, já vi elementos das EGUAF sozinhos no TO, concluindo tudo o que é formação é bem vinda e quanto mais melhor , mas para e só para mim o problema neste momento esta na coordenação, como dizes o ataque inicial foi reforçado e esta a dar alguns resultados, mas no ampliado a coisa esta muito preta, começo a ver muita gente a trabalhar por si e com a tal abnegação de mostrar resultados o que leva a que se comentam erros que por vezes são fatais. OS operacionais no terreno , são os que mais sofrem, são os que dao a cara pelos erros de coordenação não se esqueça , há e outra coisa quanto aos meios de comunicação social, normalmente estão onde não há operacionais pois isso é que é noticia e faz prime time,

Infelizmente ha a registar mais um Bombeiro morto, neste caso Bombeira...nada do que vou escrever se refere a este infeliz caso!
Caro Bonelli, repeito-vos muito não duvides e é tambem a esse respeito que me leva a tentar mudar algo...
Quanto as causas, se não são 90% são 89% de causas ligadas a negligencia, não duvidem...claro que ha mao criminosa, mas é uma "reduzida" %...
o relatorio do ICNF refere se as causas investigadas, são uma minoria, a grande maioria não é investigada...o SEPNA precisava de mais gente e com mais formação em causas de incendios...
Esclarecendo dois pontos:
o fogo controlado não se aplica aos incendios atenção...nos incendios é o fogo de supressão! Dentro deste ha o contrafogo e o fogo tactico! Agora, nem pensar em alguem tentar perceber de fogo de supressão em ter bem alicerçado o fogo controlado...este é a base!
A segunda questão é que parece que no Caramulo houve manobras de fogo de supressão que não correram muito bem...ouvi falar disso, mas não sei!
O que é certo é que este modelo GAUF não funciona...juntar numa equipa GAUF tres pessoas que nunca se viram:shocking:
Não ha interação, não ha confiança, etc...isto porque ate 2009 o gAUF era constituido por 3 elementos que trabalhavam durante o inverno juntos, nos fogos controlados...agora contrata se um tecnico e "metem-lhe" dois canarinhos sem formação em Fog:shocking:o e analise...
esta gente que decide não sabe e pensa que se podem fazer ovos sem omoletes...:(