Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Agosto 2013

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
A previsão pode entretanto cair mas parece ser o primeiro dia de trovoadas...

Predicción

AUNQUE HAY ALGO DE INCERTIDUMBRE PARA ESTE DIA, SE ESPERA QUE, SALVO EN GALICIA, AREA CANTABRICA, BALEARES, SUR DE CANARIAS, ALTO EBRO Y NORTE DE CASTILLA Y LEON, DONDE ESTARA EN GENERAL POCO NUBOSO, PREDOMINEN LOS CIELOS NUBOSOS O CON INTERVALOS NUBOSOS, CON PROBABLES CHUBASCOS DEBILES LOCALMENTE MODERADOS, OCASIONALMENTE ACOMPANADOS DE TORMENTA QUE, EN EL EXTREMO SUROESTE PENINSULAR, PODRIAN LLEGAR A SER PERSISTENTES Y LOCALMENTE FUERTES.

TEMPERATURAS EN GENERAL CON POCOS CAMBIOS.

VIENTO FLOJO A MODERADO DE COMPONENTE N EN EL TERCIO NORTE PENINSULAR, BALEARES Y CANARIAS, Y DE LEVANTE EN EL AREA MEDITERRANEA, CON POSIBLES INTERVALOS DE FUERTE EN ALBORAN; FLOJO EN EL RESTO.

Previsão para 5ª feira, 29.agosto.2013

Períodos de céu muito nublado.
Aguaceiros e trovoada, em especial nas regiões do Centro e Sul.
Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante leste,
soprando temporariamente moderado (15 a 30 km/h) nas terras
altas das regiões Norte e Centro.
Pequena descida da temperatura máxima.
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Os modelos estão mais em consonância, o GFS no meteograma para aqui, também coloca instabilidade, o ECM também confirma, o Hirlam também indica com bastante precipitação junto à fronteira e zona de Huelva, mas todos os modelos uns colocam mais outros menos parece-me que 5ª feira vai chover qualquer coisinha e quem sabe alguma trovoada. :D
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,587
Local
Gondomar (105 metros alt)
Na zona norte acho que não virá aguaceiros, infelizmente... É mesmo apenas para centro e sul...
Sobre a mudança do tempo, pelo que vi nos modelos GFS e ECM, só lá para dia 8/9 de setembro deverá determinar a mudança de padrão e o atlântico começar a receber as primeiras instabilidades mais a sério, ou seja o fim do verão está para breve... Deverá ser coisa de 10 a 15 dias...
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Fim do Verão daqui a 10/15 dias? Lembro-me de vários anos com a primeira quinzena de Outubro de Verão com temperaturas nos 30ºC. É melhor esperar para ver...

Um facto é que tem sido um Verão com muito pouca nortada. E por falar nisso ai vêm mais dias com pouca nortada!!
Calor, corrente de leste, vento praticamente nulo de manhã. Verão no seu esplendor. Diria que seja Setembro como for, foi um excelente Verão na Costa Ocidental.
 

ALV72

Cumulus
Registo
27 Nov 2006
Mensagens
243
Local
Vila Nova de Poiares
Fim do Verão daqui a 10/15 dias? Lembro-me de vários anos com a primeira quinzena de Outubro de Verão com temperaturas nos 30ºC. É melhor esperar para ver...

Um facto é que tem sido um Verão com muito pouca nortada. E por falar nisso ai vêm mais dias com pouca nortada!!
Calor, corrente de leste, vento praticamente nulo de manhã. Verão no seu esplendor. Diria que seja Setembro como for, foi um excelente Verão na Costa Ocidental.

No ano passado por exemplo, o Verão só começou a sério quando estive de férias na 1ª Quinzena de Setembro, na 1ª semana aqui na zona de Poiares não se podia abrir uma porta que era só " velhas " a caír dos Incêndios da Serra da Estrela.

João
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Segundo o ipma setembro vai começar com os 2 pés :D e talvez aconteçam recordes porque é logo no inicio. :) parece que os françeses estavam certos e setembro é que vai trazer o verão :p

Sim, porque até agora temos tido Inverno, em especial nestes meses de Julho e Agosto.
Isto há com cada um .... Enfim, é o mundo que temos !
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
fwav.png


Setembro 2005 - (frio e muito seco) - O mês de Setembro de 2005 foi caracterizado por valores médios da temperatura média e da temperatura mínima do ar inferiores aos valores normais em quase todo o território.
Quanto à quantidade de precipitação o mês de Setembro classificou-se como muito seco a extremamente seco.
Em 30 de Setembro todo o território continua em situação de seca com intensidade moderada a extrema: 3% em seca moderada, 36 % em severa e 61 % em extrema.

Setembro 2006 - (muito quente e muito chuvoso) - Os valores médios da temperatura média do ar em Setembro foram superiores aos valores médios.
Este mês caracterizou-se por um período com valores muitos altos da temperatura do ar (máxima e mínima), muito superiores aos respectivos valores médios (1 a 10 de Setembro); de 11 a 16 de Setembro por valores baixos da temperatura máxima e mínima do ar; de 21 a 25 por valores baixos da temperatura máxima do ar.
No dia 27 de Agosto iniciou-se no Alentejo uma onda de calor que se estendeu às regiões do interior Centro e a partir do dia 31 ao interior Norte; no dia 3 de Setembro em alguns locais da região Centro e do litoral a Sul de Sines iniciou-se uma onda de calor. Amareleja foi o local com maior número de dias (14) em onda de calor.
O mês de Setembro classificou-se como chuvoso a extremamente chuvoso em todo o território. Referência para a ocorrência de 21 a 25 de Setembro de dias muito chuvosos (precipitação 10 mm).
Em 30 de Setembro de 2006, mais de metade do território (60%) encontrava-se em situação normal, permanecendo o restante território em situação de seca fraca, o que corresponde a uma situação normal em relação aos valores médios do índice PDSI.

Setembro 2007 - (quente e chuvoso) - Em Portugal Continental a média da temperatura média do ar no mês de Setembro 2007 foi superior ao valor médio do período de referência de 1961-1990 em cerca de 0.5°C.
Referência para a ocorrência de uma onda de calor, com a duração de 6 dias (1 a 6 de Setembro) em parte da região Centro e da região do Vale do Tejo. Esta foi a 2ª onda de calor verificada este ano (a anterior ocorreu no interior Norte, no mês de Abril).
Os valores da quantidade de precipitação ocorridos em Setembro de 2007 foram muito superiores aos valores médios nas regiões do Centro e Sul.
Em 30 de Setembro de 2007 quase todo o território está em situação normal (76%) e parte do interior do Alentejo em situação de seca fraca (16%).

Setembro 2008 - (frio e normal) - A região do Algarve foi afectada por precipitação intensa devido à influência de uma massa de ar tropical instável associada a uma depressão com expressão em altitude. Em Faro o valor diário de 80.4mm registado das 9UTC do dia 28 até às 9UTC do dia 29(a), corresponde a um novo extremo absoluto desta estação para o mês de Setembro. O anterior máximo era de 58.0 mm ocorrido no dia 29 em 2001. Assim, nesta região a precipitação registada foi muito superior ao valor normal 1971-2000 e no restante território foi inferior, excepto na região entre Aveiro e Coimbra e parte do Nordeste Transmontano onde foi superior.
Quanto aos valores médios das temperaturas máxima, mínima e média do ar em Portugal Continental foram inferiores aos correspondentes valores normais (1971-2000) em –0.7ºC, –0.6ºC e –0.7ºC, respectivamente. De salientar que nos últimos 5 anos (desde 2003) que a temperatura máxima tem sido sempre superior ao valor médio, no entanto este ano foi inferior a esse valor.

Setembro 2009 - (quente e muito seco) - O mês de Setembro de 2009 foi o mais seco dos últimos 22 anos e o 9º mais seco desde 1931. A quantidade de precipitação ocorrida neste mês em Portugal Continental, foi bastante inferior ao valor médio 1971-2000 (18% em relação ao valor médio). A precipitação ocorrida foi essencialmente sob a forma de aguaceiros que se fizeram sentir mais nas regiões do interior, sendo de salientar o valor ocorrido em Neves Corvo que em 24h registou 75.5mm de precipitação no dia 14.
Em relação à temperatura do ar em Portugal Continental este mês caracterizou-se por valores médios da temperatura máxima do ar superiores aos respectivos valores normais 1971-2000 em todo o território do Continente, com uma anomalia de +1.6ºC. A temperatura mínima foi próxima do normal (+0.1ºC) enquanto que a temperatura média do ar foi superior ao valor normal em +0.8ºC.
Neste mês ocorreu ainda uma onda de calor em alguns locais pontuais do
Norte e Centro.

Setembro 2010 - (quente e muito seco) - Em 2010 o mês de Setembro, foi o 2º mais seco dos últimos 22 anos. O valor da quantidade de precipitação foi inferior ao valor da normal 1971-2000, com uma anomalia de -31.5 mm, classificando-se como um mês seco a extremamente seco em quase todo o País, excepto no interior Norte onde foi normal.
De salientar que no final deste mês praticamente todo o território se apresenta em situação de seca fraca a moderada (91%), estando mesmo 8% em seca severa que afecta essencialmente as regiões do Litoral Norte e Centro.
O mês de Setembro caracterizou-se por valores médios da temperatura do ar, máxima e média, superiores aos respectivos valores normais 1971-2000 em todo o território do Continente, com anomalias de +1.2ºC e +0.7ºC, respectivamente. Quanto ao valor médio da temperatura mínima foi muito próximo do valor normal, com uma anomalia de +0.1ºC.
Nos primeiros 15 dias do mês, os valores da temperatura máxima do ar foram muito elevados, em particular nas regiões do interior Sul, e no caso da temperatura mínima do ar, também foram elevados no Algarve. No entanto, neste período não ocorreu nenhuma onda de calor.

Setembro 2011 - (quente e normal) - O mês de setembro registou valores da temperatura máxima do ar acima do valor normal 1971-2000, verificando-se que nos últimos 12 anos apenas em 2002 e 2008 não se registaram valores acima da média.
O valor médio para o Continente da temperatura máxima do ar foi de 27.51ºC com uma anomalia de +1.22ºC. Também o valor médio da temperatura média do ar em setembro (20.82ºC) foi superior ao normal, em +0.60ºC, enquanto o valor médio da temperatura mínima do ar (14.13ºC) esteve muito próximo do valor normal, com uma anomalia de -0.03ºC. Durante o mês ocorreram vários dias com temperatura máxima superior ou igual a 25ºC (dias de verão) e a 30ºC (dias quentes), verificando-se que os respectivos números de dias foram superiores ao normal (1971-2000). Os maiores números de dias quentes foram
registados nas estações meteorológicas do interior do Baixo Alentejo (Reguengos e Amareleja) com 22 dias.
O valor médio da quantidade de precipitação no Continente, neste mês, foi de 28.6mm, valor inferior ao normal 1971-2000 (42.1mm), classificando-se como seco a muito seco em toda a região Norte e normal a chuvoso nas regiões do Centro e Sul, no entanto, nalguns locais do Alentejo foi muito chuvoso.

Setembro 2012 - (muito quente e chuvoso) - Nos últimos 10 anos o mês de setembro tem registado valores médios mensais da temperatura média do ar superiores à normal (1971-2000), apenas em 2008 foi inferior. Em 2012 o valor médio da temperatura média (21.40ºC) foi superior em +1.17ºC em relação ao valor normal. A temperatura máxima (28.03ºC) foi a que registou uma maior anomalia de +1.74ºC, e a temperatura mínima também foi superior ao normal, registando uma anomalia de +0.60ºC.
Em relação à precipitação, nas primeiras 3 semanas do mês os valores registados foram muito baixos ou nulos, no entanto na última semana de setembro ocorreu precipitação significativa, verificando-se que em alguns locais ultrapassaram mesmo o valor normal mensal. Assim o valor médio da quantidade de precipitação em Portugal Continental (43.7mm), em setembro, foi próximo do valor médio 1971-2000 (42.1mm), classificando-se este mês como normal a chuvoso em todo o território. Em 30 de setembro terminou o ano hidrológico de 2011/12, verificandose que este ano é o 5º mais seco desde 1931, com um total de precipitação acumulada entre, outubro de 2011 e setembro 2012, de 554mm.
Devido aos valores mais altos de precipitação que ocorreram na última semana do mês, verificou-se no final de setembro uma diminuição significativa da intensidade de seca, desaparecendo a seca extrema e diminuindo significativamente a seca severa, estando agora quase todo o território na situação de seca fraca a moderada. Assim, no final do mês tem-se: 15% do território em seca severa, 65% em seca moderada, 19% em seca fraca e 1% na situação normal.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Os primeiros dia do mês que vai entrar costumam ser sempre quentes... mas parece-me a mim que vamos em direcção a um mês mais fresco e chuvoso.
 

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,318
Local
Fajarda - Coruche(57m)
Segundo o ipma setembro vai começar com os 2 pés :D e talvez aconteçam recordes porque é logo no inicio. :) parece que os françeses estavam certos e setembro é que vai trazer o verão :p

sim porque temos tido um verão chuvoso e frio, por amor de deus :facepalm:


o inicio do mes parece ser quente mas nada de recordes, penso eu, para o final desta semana parece que o interior sul possa ter alguma animação, resta saber se chega alguma coisa aqui à minha zona :sad: se for pelo ecmwf talvez chegue, pelo gfs nao chega
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,587
Local
Gondomar (105 metros alt)
Fim do Verão daqui a 10/15 dias? Lembro-me de vários anos com a primeira quinzena de Outubro de Verão com temperaturas nos 30ºC. É melhor esperar para ver...

Um facto é que tem sido um Verão com muito pouca nortada. E por falar nisso ai vêm mais dias com pouca nortada!!
Calor, corrente de leste, vento praticamente nulo de manhã. Verão no seu esplendor. Diria que seja Setembro como for, foi um excelente Verão na Costa Ocidental.



Eu sei que tem havido anos em que o mês de setembro é quente, assim foi no ano passado e em 2011... Mas espero não me enganar, mas acho e sinto que a partir do dia 10 setembro, vamos ter dias frescos e com alguns aguaceiros... Depois veremos se errei ou se tenho razão...