Seguimento Sul - Agosto 2013

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
O vento virar para Norte ? Não ? Agora pela tarde !

Aqui, ficam a previsão para as 19 horas de hoje, não vejo 35ºC em nenhum modelo e até vejo brisa de sudoeste a essa hora, no sotavento. Ontem, davam 30ºC e hoje acordam e espetam 35ºC em Faro e aviso amarelo não faz muito sentido. :unsure:

ECM (19 horas)

15626013_AR5A0.jpeg


ALADDIN (19 horas)

15626014_LQBTL.jpeg


AROME (19 horas)

15626015_YssUD.jpeg


15626016_ZH0Lm.jpeg
 


ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Boas, por aqui, dia de céu limpo e mais fresco do que ontem. Sigo com 27.3ºC.
Estranho, muito estranho a temperatura prevista para Faro hoje do IPMA (35ºC) e o aviso amarelo, ontem o dia estava bem mais quente que hoje, ontem foi o dia mais quente e nem aviso amarelo teve, ao menos o modelo Arome não vê essa temperatura hoje. :unsure:

Hoje em relação a ontem à mesma hora tenho uma diferença de -3.5ºC, como é possível a temperatura chegar aos 35ºC. :lol:

O AROME colocava algumas bolsa de ar mais quente (35ºC) para as 15h UTC ali em algumas zonas interiores do Barlavento e no Sotavento, com 26ºC no litoral.

PY9gSm6.gif


Tive no Sítio das Fontes 34,2ºC (dentro do Aviso Amarelo) e em Carvoeiro sigo agora com 26,2ºC, dentro da previsão do AROME... Lá está, é a velha questão de o Aviso ser lançado para todo o distrito, mas depois só em alguns locais se chegar a valores dentro do Aviso. Mas acho preferível assim do que ter mantido o Aviso Verde e depois termos tido 34ºC em alguns locais...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
O AROME colocava algumas bolsa de ar mais quente (35ºC) para as 15h UTC ali em algumas zonas interiores do Barlavento e no Sotavento, com 26ºC no litoral.

Tive no Sítio das Fontes 34,2ºC (dentro do Aviso Amarelo) e em Carvoeiro sigo agora com 26,2ºC, dentro da previsão do AROME... Lá está, é a velha questão de o Aviso ser lançado para todo o distrito, mas depois só em alguns locais se chegar a valores dentro do Aviso. Mas acho preferível assim do que ter mantido o Aviso Verde e depois termos tido 34ºC em alguns locais...

ecobcg, sabes tão bem como eu que o aviso amarelo só está lá, porque puseram uma máxima de 35ºC para Faro senão nem havia aviso para ninguém. Eu vi essa bolsa de ar mais quente aí na tua zona, só esqueci-me de referir no post, porque estava a referir-me apenas a Faro. Em Faro, a máxima deve ter tocar quase nos 28ºC, ou seja, só foi uma diferença de 7ºC em relação à máxima prevista, erro muito grave cometido pelo IPMA, numa previsão do próprio dia.

Por aqui, dia de céu limpo e descida acentuada da temperatura.

Máxima: 27.6ºC (-8.5ºC em relação a ontem)
mínima: 21.5ºC
actual: 26.1ºC
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
o moço pareces o velho do restelo

O algarvio1980 pode até te parecer um velho do restelo, mas tem toda a razão no que disse!
Ontem o IPMA falhou por completo a previsão para Faro, a estação do aeroporto chegou aos 36,5ºC!.
Hoje, e melhor do que ninguem que o IPMA para fazer uma correcta previsão,
"enganaram-se" um bocadinho e a máxima foi atingida ás 10h da manhã com 27,6ºC! Acontece... :p
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
ecobcg, sabes tão bem como eu que o aviso amarelo só está lá, porque puseram uma máxima de 35ºC para Faro senão nem havia aviso para ninguém. Eu vi essa bolsa de ar mais quente aí na tua zona, só esqueci-me de referir no post, porque estava a referir-me apenas a Faro. Em Faro, a máxima deve ter tocar quase nos 28ºC, ou seja, só foi uma diferença de 7ºC em relação à máxima prevista, erro muito grave cometido pelo IPMA, numa previsão do próprio dia.

Tens razão quanto ao erro do IPMA na previsão para Faro!
De facto, erraram por muito e nem sei de onde veio os 35ºC em Faro!

Mas apenas estava a referir-me a que o Aviso Amarelo até acabou por ser correcto, na minha opinião, visto que várias zonas deve ter atingido valores para esse Aviso. Agora, não podiam era dar o Aviso como se os 35ºC fossem para Faro...Volto a dizer, é a tal questão de apenas darem as previsões para Faro e Sagres, generalizando em demasia...
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Extremos de hoje:

Sítio das Fontes
TMáx: 34,2ºC
TMín: 21,1ºC

Carvoeiro
TMáx: 29,1ºC
TMín: 20,4ºC

Sigo neste momento com 24,5ºC e 25,2ºC nas Fontes e em Carvoeiro, respectivamente. O vento está fraco de N/NE.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia de céu nublado com algumas abertas durante a tarde, mas agora já está novamente nublado.

Máxima: 26.1ºC
mínima: 21.5ºC
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Trovoada moderada em Barrancos, os ecos no radar são interessantes.

svm7.jpg

Só nos falta membros do fórum começarem a fotografar, o meteoalentejo neste momento vislumbra essa célula a Este.
O Radar que eu uso e com 100 % confiança diz que chove moderado em Barrancos.