Seguimento - Incêndios 2013



Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
O Caramulo tem especificidades que, por exemplo, cadeias de montanha do interior não tem.
O Caramulo sofre os efeitos dos ventos oriundos do interior e dos ventos oriundos do litoral.
Isto, por si só, torna o combate extremamente difícil.
De um lado o incêndio progride no sentido interior-litoral, do outro no sentido norte-sul. Se aliarmos a isto a orografia complexa do caramulo, temos que os cálculos referentes ao efeito do vento são muito complexos de fazer.

Esperemos que a tragédia dos incêndios não seja maior. Já choramos os mortos e os feridos, mais a perdas materiais imensas para muita gente por esse Portugal fora.

Urge repensar a questão central do tema incêndios: estaremos nós, enquanto povo, a fazer o necessário para conter este drama que nos atinge ano após ano?

Temos de colocar Portugal inteiro a atacar os incêndios, desde logo alocar toda a logística humana e material das forças de segurança e militares em campo.
Temos de trabalhar nas escolas, para as gerações futuras olharem para a floresta como uma riqueza inestimável.
Urge colocar a máquina do estado a trabalhar, toda ela, a ajudar nestes momentos. E urge também aproveitar aqueles que podem e desejam ajudar os bombeiros.

Uma palavra de apreço pelo trabalho dos bombeiros e dos populares:thumbsup:

Apenas para relembrar que este último incendio no Caramulo, teve origem numa motorossadora usada na limpeza do mato!

Devia ser proibido qualquer tipo de trabalho florestal no Verão (corte de madeira, limpeza de mato,..)

Conheço pelo menos 10 casos, ocorridos este Verão, em que o uso de motorossadoras deram origem a incencios florestais.
 

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Pois, mas já me disseram que estava às portas de Cavernães, que é a mais ou menos uns 7/8km do cento de Viseu...

Não me parece que esteja tão próximo pois eu moro a 2|3 Km em linha recta de Cavernães e pela intensidade do fumo não acho que esteja tão próximo. Mas isto é o que me parece pela coluna de fumo pois não tenho qualquer tipo de informação.
 

ALV72

Cumulus
Registo
27 Nov 2006
Mensagens
244
Local
Vila Nova de Poiares
Apenas para relembrar que este último incendio no Caramulo, teve origem numa motorossadora usada na limpeza do mato!

Devia ser proibido qualquer tipo de trabalho florestal no Verão (corte de madeira, limpeza de mato,..)

Conheço pelo menos 10 casos, ocorridos este Verão, em que o uso de motorossadoras deram origem a incencios florestais.

Isso é tudo muito lindo na teoria e depois vives do quê no Verão ? Sabes quantos milhares de pessoas dependem da Industria da Madeira ? Sabes quantos milhões de Euros é que Portugal exporta todos os anos em Pasta de Papel, Pellets ou Cortiça ? É preciso é ter cuidado e ter extintores de alta capacidade quando se anda a fazer esse tipo de operações.

João
 

invent

Cumulus
Registo
2 Dez 2012
Mensagens
243
Local
Viseu - Penalva do Castelo (450m)
O incêndio de Sátão (Duas Igrejas / Ferreira de Aves), felizmente parece estar quase dominado, já só tem uma coluna de fumo, estão constantemente a passar por aqui dois aviões anfíbios que vão abastecer na barragem de Fagilde, espero que o dominem para direcionarem meios para o Caramulo.
h1pe.jpg
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,966
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa tarde.

Aqui por Paços de Ferreira o panorama também não é muito animador.
Há demasiada gente com tempo livre para atear fogo. Se pegassem fogo a eles próprios...:angry:

Tenho 3 incêndios na parte norte do concelho, que começaram em vertentes norte, mesmo nos limites do concelho.

Um deles, o maior, decorre entre as freguesias de Sanfins de Ferreira e Eiriz, muito perto (ou mesmo dentro) do perímetro da Citânia de Sanfins. Neste há um helicóptero a combater as chamas.
tuzf.jpg


Nesta imagem vemos os 3 incêndios - o do meio talvez um fogacho mas que decorre no mesmo local de ontem:buh:
isz6.jpg
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Apenas para relembrar que este último incendio no Caramulo, teve origem numa motorossadora usada na limpeza do mato!

Devia ser proibido qualquer tipo de trabalho florestal no Verão (corte de madeira, limpeza de mato,..)

Conheço pelo menos 10 casos, ocorridos este Verão, em que o uso de motorossadoras deram origem a incencios florestais.

Não teria tanta certeza dessa causa. Um dia antes do incêndio deflagrar, tinha andado fogo no mesmo sítio e de novo junto à hora de almoço. Poderia ter sido um reacendimento, mas acho estranho dado ao pequeno tamanho do incêndio do dia anterior. Penso que essa história está muito mal contada.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Estou a sul do Caramulo mas não se vê nada, só smog, de resto está smog desde o Porto. De Braga ao Porto contei 11 incêndios.
Três Canadairs passam continuamente aqui por cima para o scooping na Aguieira, voam os 3 juntos em fila e demoram cerca de 12 minutos a fazer cada circuito carga-descarga no Caramulo. Muita água andam a despejar....

HKm3hTa.jpg
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Estou a sul do Caramulo mas não se vê nada, só smog, de resto está smog desde o Porto. De Braga ao Porto contei 11 incêndios.
Três Canadairs passam continuamente aqui por cima para o scooping na Aguieira, voam os 3 juntos em fila e demoram cerca de 12 minutos a fazer cada circuito carga-descarga no Caramulo. Muita água andam a despejar....

Eram pelo menos 4 canadairs aqui, mas de facto pelo menos a vertente sotavento da serra do Caramulo está de novo congestionada com excesso de fumo, e deixaram de passar por aqui.
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Ou muda drasticamente o quadro penal dos incendiários, o regime de prevenção-combate e o investimento na investigação e captura destes criminosos ou a situação vais ficar "preta" em breve...

Soube hoje dum conhecido que mora no Caramulo que ouve muita gente a dizer que são capazes de matar o incendiário eles mesmo se a justiça não os punir severamente. Isto está a ficar bem complicado...
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
e os boatos... e se alguém começa a espalhar que foi este e aquele e o outro que fez isto e aquilo... porque eu vi ele sair de casa... porque anda estranho...