Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2013

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Começou agora a chover aqui no Funchal, mas ainda muito pouco neste momento.
Setembro para já tem sido mais fresco que o costume em grande parte da Madeira.
Em relação às secas nos Açores espero que venha chuva para ai brevemente, em algumas zonas da Madeira é normal ter cenários secos, enquanto que noutras partes é verde e nublado o ano todo.
Deixo aqui umas fotos deste Agosto da parte este, das partes mais secas da ilha:
4ray9v.jpg

29qfnfk.jpg

2zf0rog.jpg

w06jbl.jpg
 


Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
O que eu quis dizer era que o clima dos Açores estava a ficar como o clima Mediterrâneo e não que estava a ter influência dele. :D

Cumps,

hehe entendi o contrário, nevermind :D

Gerofil, mediterrânico, ou mediterrâneo, whatever, de qualquer forma vai dar tudo ao mesmo :p

Kamikaze não acredito muito que os Açores estejam ficando como o mediterrâneo. Pra já temos ainda muito mar à nossa volta, e o arquipélago ainda fica distante o suficiente para não termos influência directa das massas de ar continentais. Agora, que os Verões estão mudando, isso parece-me que estão. Há quem diga que isto seja cíclico, (até porque já aconteceu nos Açores nos anos 60 do século passado), e há outros (os mais pessimistas) que dizem que a tendência é dos Verões serem mais secos nos próximos tempos para os Açores, mas ao menos temos uma coisa boa que nos sempre protege: a maritimidade atlântica que ajuda na formação das típicas nuvens de humidade de capacete que coroam as ilhas, coisa que no clima mediterrâneo penso que não existe, ou então deve ser mais difícil de encontrar.

De qualquer forma, as actuais altas pressões nos Açores parece que já não são as mesmas de antigamente.. resta é saber porquê...


Cluster, boas fotos :thumbsup::thumbsup:
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
"Oh corisco trabalho"...

Pelos últimos modelos que vi agora, isto parece que não vai mudar nem tão cedo...

Enquanto a América do norte não parar de mandar altas pressões para o Atlântico, chuva só mesmo em sonhos.

Alguém por favor que páre isto, é que já ninguém aguenta.:calor:

Será que o Pacífico anda frio? Quente? Ou a Frente Polar está com fraca expressão para que isto não mude?

Pelos vistos nem tão cedo vamos nos ver livres desta grande anomalia.

Já "tou c'ma vend"... vamos levar com sol nas trombas até Janeiro do ano que vem.

Que fartote :angry:
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
"Oh corisco trabalho"...

Pelos últimos modelos que vi agora, isto parece que não vai mudar nem tão cedo...

Enquanto a América do norte não parar de mandar altas pressões para o Atlântico, chuva só mesmo em sonhos.

Alguém por favor que páre isto, é que já ninguém aguenta.:calor:

Será que o Pacífico anda frio? Quente? Ou a Frente Polar está com fraca expressão para que isto não mude?

Pelos vistos nem tão cedo vamos nos ver livres desta grande anomalia.

Já "tou c'ma vend"... vamos levar com sol nas trombas até Janeiro do ano que vem.

Que fartote :angry:


Isto está lindo... Este cenário de tempo quente e seco não quer mudar. :(

Ontem, caiu alguma precipitação no Grupo Ocidental, principalmente na Ilha do Corvo.


3kmcXuA.png



Boas fotos, Cluster. :)
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Obrigado já agora um pouco da parte menos seca (peço desculpa mas não tínhamos a lente normal neste dia, muito zoom), sigo com 21,5 graus e 85% humidade, a chuva parou.
zldwd1.jpg

34oufle.jpg
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Boas fotos Cluster.

Pelas tuas fotos, aqui nos Açores só existem 2 ilhas que mais se aproximam com as características de aridez das tuas fotos. As ilhas da Graciosa e Santa Maria, se bem que em Santa Maria só uma pequena parte (zona oeste) da ilha é árida, inclusive existe um "deserto", e o resto da ilha verdejante com humidades relativas elevadas, aproximando-se mais como as restantes ilhas dos Açores e até da Madeira.

Aliás, em Santa Maria tu até ficas com a ideia de estares em 2 ilhas diferentes. Pelo contrário, a Graciosa, como é mais pequena, a mais chã e a mais aplanada dos Açores, as cores secas dominam com mais frequência pela paisagem, se bem que o verde persistente só existe nos seus pontos mais elevados.

Faço te companhia igualmente e partilho aqui contigo algumas fotos da Graciosa e Santa Maria para poderes comparar um pouco com as da Madeira.


Graciosa - Porto Afonso










Caldeira e ilhéus do Carapacho - Graciosa





Caldeira - Graciosa









Santa Maria - zona Oeste (Deserto da Faneca)






Santa Maria - Anjos



















Santa Maria, zona Leste

























 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Obrigado pelas fotos!
Realmente há muitas semelhanças, acho que a maior diferença poderá ser a Madeira ser mais alta e acidentada/vertiginosa que a Graciosa e Santa Maria, mas as diferentes cores e mesmo algumas fotografias poderiam ter sido tiradas daqui! Apesar de tudo existe um planalto da Madeira, chamado Paúl da Serra com cerca de 24km^2 a 1300-1500 e tal metros de altitude, que me faz lembrar algumas dessas fotos das vacas (que por acaso também ali andam=) ).
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Isto está lindo... Este cenário de tempo quente e seco não quer mudar. :(

Ontem, caiu alguma precipitação no Grupo Ocidental, principalmente na Ilha do Corvo.

Eu já desisti de ver modelos.

Os últimos dão a continuação de anticiclone pelo atlântico.

A América virou uma parideira de altas pressões...esse padrão não pára. :facepalm:

Olha eu já me cansei de ver modelos... vou hibernar... até para o ano pessoal e continuação de um excelente verão até Fevereiro.

Se faltar água cá em casa nos próximos tempos, depois mando carta registada para o GR se encarregar de nos trazer garrafões de água da américa pra cá :thumbsup:
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Eu já desisti de ver modelos.

Os últimos dão a continuação de anticiclone pelo atlântico.

A América virou uma parideira de altas pressões...esse padrão não pára. :facepalm:

Olha eu já me cansei de ver modelos... vou hibernar... até para o ano pessoal e continuação de um excelente verão até Fevereiro.

Se faltar água cá em casa nos próximos tempos, depois mando carta registada para o GR se encarregar de nos trazer garrafões de água da américa pra cá :thumbsup:

Infelizmente, tens razão. As previsões apontam para isso mesmo. Isto começa a ser alarmante uma vez que, como referiste em posts anteriores, os pastos estão a perder a sua cor verde característica e muitos outros problemas poderão surgir devido a esta falta de chuva.

Só nos faltava mais esta. :(
 

Hugois

Cumulus
Registo
17 Abr 2012
Mensagens
150
Local
Camacha - Madeira (500/600m)
Boas aqui caem aguaceiros, mas hoje já choveu o suficiente para molhar a terra. Aqui na Madeira estamos habituados a cenários de seca no Verão e desse modo estamos preparados para enfrentá-los, apesar de às vezes ser complicado devido à intensidade que se faz sentir nalguns Verões. Não será alarmante se o clima mudar nos Açores, cabe ao povo adaptar-se ao novo clima, por exemplo cá existem coisas que não se podem plantar no verão pois irão secar, por isso utilizamos culturas de verão que possam ser rentáveis e que consigam sobreviver e até dar para alimentar o gado. Cá temos também o Porto Santo que devido às suas dimensões não têm nascentes, deste modo o governo criou uma Central Dessalinizadora do Porto Santo, para conseguir colmatar os problemas de falta de água. Cabe ao Governo dos Açores tentar implementar novas medidas para prevenir e combater os próximos Verões secos, principalmente nas ilhas mais pequenas. O mestá a mudar, e esta é uma ideia que temos que aceitar sem "resmungar" e temos que nos adaptar e sem nos alarmarmos procurando novas soluções.
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
Boa tarde
Não sei se alguem ja reparou mas na estação do colega Sunderlandz dá a indicação de que hoje em Machico ja choveu 166.2m???? deve ser engano não?
 

ijv

Cumulus
Registo
28 Nov 2010
Mensagens
482
Local
Funchal-Santo António (Altitude-808m)
Boa tarde
Não sei se alguem ja reparou mas na estação do colega Sunderlandz dá a indicação de que hoje em Machico ja choveu 166.2m???? deve ser engano não?

Icewoman de certeza deve haver algum problema com a estação do sunderlandz. Vou tentar entrar em contacto com ele para o que se passa
 

Sunderlandz

Nimbostratus
Registo
29 Jul 2009
Mensagens
508
Local
Machico (ilha da Madeira) 35 m
Boa tarde
Não sei se alguem ja reparou mas na estação do colega Sunderlandz dá a indicação de que hoje em Machico ja choveu 166.2m???? deve ser engano não?

Boa tarde
Eu neste momento não me encontro em Machico, mas sim, foi um problema da estação... Normalmente acontece quando ligo o pc!:huh: