Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2013

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
No entanto , parece que para a tarde o tempo vai melhorar, diminuir na precipitação...a não ser que analisei mal os modelos
 


Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
temos que aceitar sem "resmungar"

Sem resmungar?

Se estivéssemos habituados não vínhamos aqui resmungar preocupados com o que se passa não acha? Esta é uma realidade nova no nosso arquipélago. Não estamos habituados, logo temos de resmungar. Se na Madeira estão já habituados a isto, óptimo, mas nós não. Nem a isso e nem a fogos florestais que também não fazem parte da nossa realidade. Estamos vivendo algo preocupante, logo é impossível não ter de "resmungar"...

Não se esqueça que existem diferenças ao nível do clima entre os 2 arquipélagos e que se reflectem claramente na realidade das 9 ilhas dos Açores e ilha da Madeira.

------------------------------------------------------
AFGDR já viste a nova saída para dias 19 e 20 para os Açores? Agora vindo de nada apareceu o ciclone.

Já não sei nesta altura por onde me guiar com tanta confusão e tanto disparate nas novas saídas que saem...:confused:
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Só para terem uma ideia de como andam as ilhas dos Açores nesta altura.
Como podem ver o verde já pouco abunda, predominando mais as cores castanho e amarelo, coisa extremamente rara de se ver por aqui. Além das mortes de animais em algumas ilhas por falta de água, alguns outros cursos de água começam mesmo a secar.

Se não fossem as lagoas e algumas outras ribeiras de algumas ilhas, que ainda correm com um caudal mais torrencial a lembrar que estamos nos Açores, diria mesmo que estamos igual ou quase como às Canárias e a Madeira...

Muito deprimente mesmo

Graciosa




São Jorge











https://www.facebook.com/anibal.raposo/photos
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
AFGDR já viste a nova saída para dias 19 e 20 para os Açores? Agora vindo de nada apareceu o ciclone.

Já não sei nesta altura por onde me guiar com tanta confusão e tanto disparate nas novas saídas que saem...:confused:

Este sistema tropical ora é posto ora é retirado. :lol:

Vamos ver na run das 12z o que o GFS modela...

Azor, os resultados estão à vista. :(
 

Mininoss

Cirrus
Registo
7 Set 2013
Mensagens
6
Local
Ponta Delgada
Este ano está a ser inédito nos Açores.
Nunca ninguem se lembra de um verão taõ seco como este.
Azor tens toda a razao, os campos estao todos secos e não chove há muito.
Daqui a dias se Deus não nos acode estamos como a Madeira também.
 

manymany

Cirrus
Registo
7 Set 2013
Mensagens
3
Local
ilha s.miguel açores
Quem diz para os açorianos não reclamarem é porque n sabem como é a nossa realidade. A gente reclama pk tem de reclamar e voces n reclamam pk ja tao habituados a isso that's it!

A Madeira sempre foi mais quente que os Açores toda a gente sabe isso. Mas os Açores nunca foram mais quentes que a Madeira ou as Canárias.

A gente nos Açores não é por habito termos veroes tao secos, e quem diz o contrario devia lavar bem a boca antes de dizer asneiras.

Meu pai tem reses e cabras e é o proprio a dizer que nunca vi um ano assim como este. E o pior é que como o milho foi todo á vida a gente n sabe o que dar de comer aos animais no inverno.

Mas infelizmente há sempre gente que gosta de vir dizer o contrario que n se pode reclamar e q isto é tudo "normal". Normal só se for na vossa casa pk na minha nca foi. Se vivessem das terras como eu e meu pai vivemos tinham opiniao contraria.

Eu n sei onde isso vai parar, mas so sei q nunca vi uma seca tão grande como este ano.

NUNCA! Voces nem imaginam como andam as terras. Pk se imaginassem respeitavam mais quem depende das chuvas e do amanho das terras para viver.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Este ano está a ser inédito nos Açores.
Nunca ninguem se lembra de um verão taõ seco como este.
Azor tens toda a razao, os campos estao todos secos e não chove há muito.
Daqui a dias se Deus não nos acode estamos como a Madeira também.

Olha não sei, mas isto bem não vai acabar...

São mais uns subsídios vindos de Bruxelas.. se bem que na minha opinião não traga chuva mas enfim...
 

manymany

Cirrus
Registo
7 Set 2013
Mensagens
3
Local
ilha s.miguel açores
Os senhores do tempo façam favor de fazer uma previsão para os Açores e expliquem á população açoriana a causa de não chover há meses nas ilhas. Nos pastos dos Arrifes ta completamente TUDO SECO. Só tem água ainda em algumas nascentes que vão para os poços onde os lavradores ainda vao buscar ela em auto tanques para despejarem para as suas reses.

De resto os pastos e os montes tao completamente SECOS. Nao ha agua. Queremos uma explicaçao já que ninguem explica nada. Eu como muitos outros açorianos tambem dependo das chuvas para viver. Obrigado.
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
A Madeira é bastante verde em algumas zonas, mesmo no verão. As águas do norte são levadas para sul (através das famosas levadas) e o problema da água não é assim tão grave aqui. Eu espero que nos Açores se consiga dar a volta a esta situação, mas é possivel que este ano tenha sido uma excepção e não o que o futuro lhes reserva daqui para a frente. Algumas fotos tiradas por um amigo meu há uns dias atrás de zonas verdes com levadas:
i4nu5d.jpg

2zi1s0h.jpg

2re2plu.jpg

sb7ksi.jpg
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Meu pai tem reses e cabras e é o proprio a dizer que nunca vi um ano assim como este.
Ainda hoje falei com um senhor que também me disse exatamente a mesma coisa, que esse ano vai ficar na história.
Não é preciso ser um "expert" em meteorologia para perceber que estamos em seca.

O problema é que mesmo nas zonas mais altas que são verdes, os poços das nascentes onde os lavradores tiram a agua, já começam a ver reduzido algum caudal de algumas nascentes pelo que soube hoje. Estranhamente a lagoa das Sete Cidades continua a desaguar água pela ribeira que vai até aos Mosteiros de forma normal, sinal que as ribeiras e afluentes naquela zona da ilha ainda não deram o berro.

Vamos esperar que a chuva regresse em força, mas pelas cartas parece que a Madeira vai ter chuva primeiro que os Açores.

Parabéns aos dois pelas belíssimas fotos. De cortar a respiração :thumbsup:
 

Hugois

Cumulus
Registo
17 Abr 2012
Mensagens
150
Local
Camacha - Madeira (500/600m)
Bem, visto que algumas pessoas não interpretam bem as minhas palavras eu digo por outras, cá na Madeira o clima há alguns anos atrás era diferente, não haviam Verões com temperatura tão elevadas nem tantos incêndios ( há quem diga que não haviam mesmo incêndios) os tempos forma mudando e tivemos que nos adaptar. Existiam imensas pessoas que viviam do campo antigamente e conseguiam sobreviver com o nosso antigo clima, hoje em dia continua a haver pessoas a viver do campo, claro que agora em menor dimensão, mesmo com as alterações do clima que a nossa ilha já sofreu ( sim, não são só as ilhas dos Açores que estão em mudança) continua a haver pessoas a viver do campo. Tiveram que se adaptar à nova realidade, porque quanto ao tempo ninguém muda. O que fiz não foi atacar-vos muito pelo contrário,quando falei em resmungar era que isso não vai mudar o tempo, têm que procurar novas soluções de rentabilizar a terra e os pastos e viver dessa nova maneira para que em eventuais repetições deste cenário mau possam conseguir ultrapassar. Eu, apesar de vocês não saberem, admiro imenso o povo dos Açores, são um povo muito trabalhador que consegue tirar lucro de um lugar que as pessoas da cidade hoje em dia sentem vergonha (o campo) eu próprio vivo do campo, não dependo do campo mas 50% das coisas que consumimos cá de casa provêm do campo, adaptamos as culturas do campo ao tipo de clima que está a decorrer, e alimentamos os animais com o que houver, existem várias outras opções, só para que percebam que eu percebo o vosso lado. Mas a triste realidade é que têm que se adaptar e ser um povo resiliente, quanto a isso não há volta a dar, e sei que o povo do Açores irá arranjar uma maneira de dar a volta a isto e sair por cima. Espero que agora percebam melhor o que digo e que não vos estava a criticar muito menos a denegrir como fez-me parecer que estavam a acusar indiretamente.
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa noite!

Sigo com céu limpo e vento fraco de Norte.

Hoje foi um dia de céu inicialmente muito nublado, diminuindo de nebulosidade ao longo do dia e boas abertas.



Continuação de um bom sábado.
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Manymany o meu post não foi dirigido a ninguém em particular nem a ti:). Só quis desmistificar a eventual (não sei se é essa ideia que muitas pessoas têm ou não) ideia que a ilha é muito seca e o que se faz na ilha para combater o período do verão (para alem de muitas outras coisas como o Hugois referiu). Aproveitei o facto de ter andado a passear um pouco para mostrar a ilha a um amigo nos últimos dias e partilhar um pouco:).
Acho que a maioria das pessoas ja tem a ideia que os Açores são muito verdes mas obrigado pelas bonitas fotos; )