Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2013

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Concordo, aqui no Norte em Setembro é normal já termos alguma chuva, proveniente na sua maioria de sistemas frontais de fraca/média actividade que vão fazendo as médias para Setembro ,em certas regiões do Gêres, já se ultrapassam os 100 mm de média para este mês..

Olhando aos modelos , está difícil, o AA anda sempre por perto, e pelo que vejo ( a menos que haja uma reviravolta) este mês não deverá acabar na média ,felizmente o ano hidrológico aqui no Norte tem sido bastante generoso..:rain:

Sim o mês de Setembro pela região do Minho já costuma receber alguma precipitação mas o mês onde começa a vir com força c/ importantes entradas atlânticas é só a partir da segunda quinzena de Outubro.

De qualquer das formas deixo aqui um link para rememorar o evento convectivo por cima da cidade de Braga do dia 17 de Setembro de 2010 que deixou alguns condutores completamente malucos (Faz amanhã 3 anos!!!):











 
Editado por um moderador:


james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Impressionante, o ECM continua a carregar no calor sem fim á vista, até onde isto vai durar, o pouco que ainda está verde vai arder é certo...

eu nao acreditava muito nisso , mas comeco a temer a repeticao de 2011 com o tempo anormalmente quente a estender - se por outubro dentro ca no norte . tal como agora tambem comecou com uma pequena depressao no inicio de setembro .
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
eu nao acreditava muito nisso , mas comeco a temer a repeticao de 2011 com o tempo anormalmente quente a estender - se por outubro dentro ca no norte . tal como agora tambem comecou com uma pequena depressao no inicio de setembro .

Não é caso para tanto.

Sei que ainda é cedo e que previsões a tanto tempo pouco querem dizer mas há algum tempo que de forma mais ou menos consistente o GFS dá alguma esperança na mudança de padrão para final deste mês.

Na última semana, dia sim dia não tem havido indícios de possíveis mudanças entre dia 27 a 30.

Esperemos que de facto isso se concretize!

http://www.meteociel.fr/modeles/gfse_cartes.php?ech=204&code=0&mode=2&carte=1
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Impressionante, o ECM continua a carregar no calor sem fim á vista, até onde isto vai durar, o pouco que ainda está verde vai arder é certo...

Nada de muito espantoso, ainda estamos em Setembro, eu já tive várias vezes vários trinta graus em Outubro.
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
Estou mais a rezar por este cenário:

Sem_t_tulo.jpg


Sem_t_tulo.jpg
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Boas tardes :).

De facto, estando quase no final do verão em termos de calendário, a minha percepção diz-me que este verão de 2013 foi bastante seco... Foram quase 2 meses (ou mais) com o AA bem perto do continente, daí o facto deste verão, na minha opinião, não ter tido tanta nortada (de origem sinóptica, mais de origem térmica). Claro que tivemos dias mais frescos, especialmente no litoral oeste, com aquela nubelosidade baixa típica, mas nem por isso deixou de ser seco este verão.

E o mais impressionante (ou não) é olhar para os modelos e ver que quando o AA tende a afastar-se um pouco de nós, eis que o mesmo rapidamente volta a caminhar na nossa direção. Vejam-se as previsões para o fim de semana e início da próxima semana: AA a migrar para a Biscaia e UK e corrente de E/SE no continente, com a subida da dorsal africana (mais uma vez).

De facto não arreda pé este verão :)... e com pouco vento, de uma forma geral... No litoral oeste talvez umas brisas marítimas pela tarde, de W/SW (já que a corrente do quadrante leste não será muito pronunciada).
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,596
Local
Gondomar (105 metros alt)
Vamos aguardar a próximas rounds, sei que estamos todos ansiosos que chegue a chuva e o frio.
O verão de facto foi seco e quente, apenas um ou outro dia mais fresco.
Sabemos que logo que o AA ceda, as depressões começarão a entrar pela continente. Falta saber é quando. Eu penso que os primeiros dias de outubro poderão marcar essa mudança. Também sei que depois de um verão quente e seco é quase certo termos um inverno chuvoso e frio. Assim espero que seja e todos nós....
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,557
Local
Braga, Merelim (70m)
Pois, de facto até agora tanto o GFS como o ECM continuam a mostrar uma mudança de posição do AA, mas este deslocaria-se para o UK/Biscaia como já foi mencionado. Boas notícias para os Açores, que com este deslocamento do anticiclone já têm vários cenários previstos, como a aproximação do Humberto do grupo ocidental. Embora ainda não se saiba exactamente a futura trajectória deste, acredito que se fará sentir neste grupo embora os consequentes efeitos possam ser de pouca importância, mas vamos acompanhar. Mais para a frente todo o arquipélago deverá ter um período interessante com a aproximação de bons possíveis sistemas frontais e depressões, mas falo de uma previsão de mais de 150h, portanto já sabemos que eventuais alterações virão, embora já seja garantida a mudança de padrão que é tão necessitada pelos Açorianos neste momento.

Contudo, para o continente a história é outra, pois continuaremos a ser influenciados pelo AA com a continuação de tempo quente e seco, mas não são necessários alarmismos, especialmente no que toca ao Norte, dado o generoso ano hidrológico.
É certo que em alguns anos anteriores já tínhamos as primeiras chuvas por esta altura, mas anos são anos e já deveríamos de estar habituados a como tudo isto se comporta, é provável que mais cedo ou mais tarde ela venha de uma vez e com toda a força. :)
 

supercell

Nimbostratus
Registo
3 Mai 2012
Mensagens
1,247
Local
Aveiro
Estou confiante olhando os modelos, que para finais de Setembro ou inicíos de Outubro o mais certo é um aumento de neblusidade e eventual chuva.

Acham que é o cenário mais plausível tendo em conta uma possível deslocação do anticiclone para Este?
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Estou confiante olhando os modelos, que para finais de Setembro ou inicíos de Outubro o mais certo é um aumento de neblusidade e eventual chuva.

Acham que é o cenário mais plausível tendo em conta uma possível deslocação do anticiclone para Este?

Não, o AA vai migrar para o UK, permitindo que seja criada uma depressão que poderá virar cut-off, que na pratica serão uns restos do Humberto. Essa mesma depressão ficará estacionária sobre os Açores fazendo subir a dorsal africana sobre nós, e por isso o tempo seco e quente é para manter até que a vista alcança !
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Atenção á situação potencialmente perigosa ao nível da precipitação e do vento/estado do mar, nos Açores, a partir de Domingo.

1º- Humberto passa a oeste do Arquipelago, transiciona para um ciclone extratropical, cuja frente fria activa alimentada pelos restos do ar tropical deverá causar precipitação intensa.

2º- Cavado aproxima-se de NW, amplificado pela interacção com o Humberto, gerando instabilidade, mais tarde o cavado isola-se numa cut off e a presença de aguas relativamente quentes, ar energético á superfície e forçamento baroclínico poderá levar á formação de uma depressão estacionaria bastante significativa, havendo mesmo a possibilidade de uma transição subtropical já que a depressão mantem-se vários dias sob aguas relativamente quentes.

3º- Nova perturbação aproxima-se de SW ( transportando mais ar quente e instável), interagindo com a área depressionária sobre as Ilhas, podendo levar a uma reactivação da actividade convectiva/frontal.

Portanto, ao longo da próxima semana temos um evento a seguir com atenção, e talvez se recomendassem já a partir dos próximos dias algumas medidas de preparação face a este cenário.:thumbsup:
 

a410ree

Cumulus
Registo
17 Set 2012
Mensagens
152
Local
Madeira
Atenção á situação potencialmente perigosa ao nível da precipitação e do vento/estado do mar, nos Açores, a partir de Domingo.

1º- Humberto passa a oeste do Arquipelago, transiciona para um ciclone extratropical, cuja frente fria activa alimentada pelos restos do ar tropical deverá causar precipitação intensa.

2º- Cavado aproxima-se de NW, amplificado pela interacção com o Humberto, gerando instabilidade, mais tarde o cavado isola-se numa cut off e a presença de aguas relativamente quentes, ar energético á superfície e forçamento baroclínico poderá levar á formação de uma depressão estacionaria bastante significativa, havendo mesmo a possibilidade de uma transição subtropical já que a depressão mantem-se vários dias sob aguas relativamente quentes.

3º- Nova perturbação aproxima-se de SW ( transportando mais ar quente e instável), interagindo com a área depressionária sobre as Ilhas, podendo levar a uma reactivação da actividade convectiva/frontal.

Portanto, ao longo da próxima semana temos um evento a seguir com atenção, e talvez se recomendassem já a partir dos próximos dias algumas medidas de preparação face a este cenário.:thumbsup:

Qual é a probablidade de restos desse humberto chegar a madeira ou se sequer vai chegar ? Aqui já há falta de uma chuva tambem :(