Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2013

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Não percebo qual a necessidade de se responder a posts de participantes de forma rude e com termos como 'não inventes', por exemplo. E educação cabe em todo o lado assim como a cortesia. Para quem pouco percebe do lado científico da meteorologia e frequenta o fórum para aprender, não há necessidade de ler esse tipo de comentários dispensáveis. Acho que seria muito mais útil perguntar qual a fonte do comentário ou argumentar com uma saída de um modelo, por exemplo. Acho até que esse tipo de comportamento inibe a participação de membros que, por medo receio de serem ridicularizados, preferem remeter-se ao silêncio. Enfim, apenas a opinião de um membro regra geral silencioso mas que lê diariamente.
Peace.

Subscrevo. Também leio praticamente todos os dias mas escrever já evito há cerca de um ano...

Quanto a chuva, que venha para apagar o pó e rejuvenescer a vegetação e as culturas. A mim dava-me jeito que parasse a partir do dia 1 ou 2 de Outubro sff...
 


cactus

Nimbostratus
Registo
7 Jan 2009
Mensagens
610
Local
setubal (40 m)
Subscrevo o que foi dito no post anterior , também já evito de escrever aqui á bastante tempo , embora cá venha todos os dias ler , estranho bastante o rumo que alguns membros querem dar ao fórum , pois, está bastante diferente daquilo que encontrei quando me registrei . È off topic eu sei , mas faz falta.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Esta saida do GFS nao está nada boa para o Alentejo, o forte da precipitação vai toda para Espanha

Nas próximas horas vários cenários diferentes de quantidades de precipitação serão modelados pelos vários modelos disponíveis. Não vale a pena estarmos a preocupar-nos com esses pormenores a tão larga distância, muitas vezes nem no próprio dia os modelos conseguem modelar bem as quantidades de precipitação. Para já o mais importante é que o padrão vai mudar, para um cenário de circulação atlântica, com mais humidade, e que pode durar mais do que uma semana.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Segundo o ECMWF...

27.09.2013_12h00UTC.JPG

ECMWF

A manter-se este cenário não faltará precipitação em todo o território de Portugal Continental.

Uma sugestão (tantas vezes que eu peço... :lmao:): coloquem as imagens que comentam para evitar confusões sobre o que escrevem. Evitam-se confusões e valorizam a discussão; ninguém anda aqui a fazer invenções mas sim a comentar modelos.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Para ilustrar um exemplo oposto ao GFS das 12z, aqui têm outra previsão do ECMWF que prevê mais de 25 mm em 12 horas no Alentejo.

5dgZe1U.gif


O movimento da frente, muito provavelmente de sudoeste para nordeste, mas de translacção bastante lenta, deverá provocar acumulados importantes durante a próxima 6ª feira algures no ocidente da península. Onde ao certo, só muito mais próximo do evento se poderá ter alguma certeza.

Já em muitas situações passadas similares ocorreram erros de cerca de 100 km de todos os modelos a menos de 12 horas do evento, pelo que não se deve levar muito à letra previsões ao nível local a cerca de 120 h de distância.
 

3R4ZOR

Cirrus
Registo
6 Fev 2012
Mensagens
19
Local
Odivelas
Não percebo qual a necessidade de se responder a posts de participantes de forma rude e com termos como 'não inventes', por exemplo. E educação cabe em todo o lado assim como a cortesia. Para quem pouco percebe do lado científico da meteorologia e frequenta o fórum para aprender, não há necessidade de ler esse tipo de comentários dispensáveis. Acho que seria muito mais útil perguntar qual a fonte do comentário ou argumentar com uma saída de um modelo, por exemplo. Acho até que esse tipo de comportamento inibe a participação de membros que, por medo receio de serem ridicularizados, preferem remeter-se ao silêncio. Enfim, apenas a opinião de um membro regra geral silencioso mas que lê diariamente.
Peace.

Subscrevo.
Também vejo este fórum com bastante frequência, mas não participo. Já fui recebido com duas pedras na mão. É uma pena que ninguém nasça ensinado e a achar que chuva são boas notícias.

Em relação a este tópico, parece-me bastante óbvio que vem aí chuva neste início de outono, o que me parece bastante normal com o fim do Verão.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Boa noite, parece que as coisas estão mais ou menos definidas até Sexta, agora obviamente as quantidades de precipitação e a sua persistência ainda vai variar bastante.

Depois disso pelo menos a norte e centro continuará a chover, mas o inicio do mês ainda está muito longe !

PS: Não façam uma tempestade num copo de água ... de coisas que não foram ditas com essa intenção !
Peace !
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas noites..

Amanhã teremos um dia dominado pelo tempo quente e abafado nas regiões do sul e do centro.

Durante o dia teremos uma circulação marcada de S/SE, com entrada de ar de características tropicais marítimas, que devido ao forte aquecimento diurno deverá tornar-se moderadamente instável ( 500-1000J/Kg de CAPE).

Durante a tarde, uma short wave deverá aproximar-se de SW nos níveis altos, induzindo algum forçamento dinâmico, enquanto que á superfície a acção orográfica das serras Algarvias e Alentejanas em conjunto com a convergência de fluxos esperada devido á acção das brisas costeiras de SW, poderão servir de foco para alguma actividade convectiva dispersa.

De momento os factores mais inibidores da actividade são a presença de uma forte capping layer de ar seco Africano nos níveis médios, assim como um perfil vertical dominado por shear fraco.

No entanto alguns modelos sugerem que durante a tarde/noite haverá CAPE e forçamento suficientes para que surjam algumas células....o GFS coloca alguma actividade nas áreas montanhosas imediatamente a norte do Tejo, enquanto os mesoescalares colocam pouca ou nenhuma actividade, que a surgir seriam algumas células associadas á convergência da brisa na bacia do Tejo-Sado, migrando para E/NE durante a noite.


se75kXe.png


Amarelo
- Possibilidade de aguaceiros/trovoada ( baixa e dispersa)
 

Andre Barbosa

Cumulus
Registo
9 Dez 2011
Mensagens
253
Local
Porto
Olá.

O meu Pai organizou um passeio de motas para o próximo fim-de-semana. Alguém por acaso tem ideia do tempo que irá estar? É que se chover, o passeio vai ter de ser desmarcado :(

Agradecia resposta. Obrigado!
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,555
Local
Braga, Merelim (70m)
Olá.

O meu Pai organizou um passeio de motas para o próximo fim-de-semana. Alguém por acaso tem ideia do tempo que irá estar? É que se chover, o passeio vai ter de ser desmarcado :(

Agradecia resposta. Obrigado!

Olá André, :)

o próximo fim-de-semana será em principio chuvoso, inclusive na região do Minho, logo a possibilidade de realizar eventos no exterior será um pouco limitada.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
:surprise::surprise:

Seria uma manhã de 6ª feira caótica!!

0uQ4XUS.png
 

Andre Barbosa

Cumulus
Registo
9 Dez 2011
Mensagens
253
Local
Porto
Olá André, :)

o próximo fim-de-semana será em principio chuvoso, inclusive na região do Minho, logo a possibilidade de realizar eventos no exterior será um pouco limitada.

Epá a sério?! Já noutro passeio que o meu Pai fez há 2 anos, tinha estado Sol durante 1 mês seguido, e só no dia do passeio choveu!
Agora vai apanhar chuva outra vez? Já temos o passeio marcado há mais de 3 meses e agora vai ter de desmarcar... que azar do caraças :mad::mad::mad:
Mas obrigado pela resposta Ruipedroo.
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Boas,

Já venho a acompanhar a situação e parece que é mais do que certo que o evento venha a suceder-se, agora falta saber com que intensidade a precipitação vai afectar mais ou menos cada região ... já que vento penso que não vá haver alterações significativas.

A era da pasmaceira parece ter os dias contados!!

Belo regalo para os nossos olhos este ECW:

jpu.gif