Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2013

cool

Cumulus
Registo
23 Nov 2012
Mensagens
139
Local
Grândola
Nem mais…
A ultima saída do ecmwf está bastante apetitosa para ao amantes da chuva.
Era bom que o cenário se materializasse….pois além de adorar chuva vivo no campo e a terra não vê água há que tempos.
Aquele momento em que a primeira chuva liberta o aroma da terra, é para mim um dos mais aguardados do ano.
Venha ela!!! ;)
 


supercell

Nimbostratus
Registo
3 Mai 2012
Mensagens
1,242
Local
Aveiro
gfs_pi_cape_057.png


gfs_pi_prec_057.png



Podemos ter trovoada no Norte e Centro na Quarta feira, certo? :huh: :trovao:
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Duvido... 1 ou trovão que possa surgir mas nada mais que isso...

Isso indica instabilidade associada á frente de fraca actividade .. nada mais que isso!!:)

Os modelos GFS das 12z já começaram a sair!!
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Região NW, amanhã e 4f haverão condições favoráveis a precipitação localmente forte, essencialmente não convectiva.

Uma pluma de ar húmido ( TPW>30mm) desloca-se sobre a área, apesar da instabilidade ser fraca haverá forçamento dinâmico e orográfico suficientes para que localmente se possam acumular valores de precipitação acima 20mm/3h.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,391
Local
Olhão (24 m)
desgraça completa esta saida do GFS, eu penso que esteja um bocado mal e a subestimar, aqui da minha zona desceu de 43mm para 9mm, nah algo tá a bater mal

O GFS anda um pouco perdido, agora coloca um dilúvio ora tira tudo. Os ensembles mostram que as últimas runs do GFS andam um pouco abaixo da média e de alguns membros do modelo pelo menos aqui na minha zona, os últimos meteogramas não batem nada certo.

Já o ECM parece-me o modelo mais certeiro até ao momento, mas diria que amanhã vai ser o dia chave para a coisa ficar mais alinhada ou então não. :lol:
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Hoje será possível ver trovoada sobre o mar?
Pois no radar rain alarm já são visíveis células a noroeste.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
O GFS anda um pouco perdido, agora coloca um dilúvio ora tira tudo. Os ensembles mostram que as últimas runs do GFS andam um pouco abaixo da média e de alguns membros do modelo pelo menos aqui na minha zona, os últimos meteogramas não batem nada certo.

Já o ECM parece-me o modelo mais certeiro até ao momento, mas diria que amanhã vai ser o dia chave para a coisa ficar mais alinhada ou então não. :lol:

Isto por aqui parece resumir-se quase simplesmente ao sistema frontal, e depois disso sabe-se lá o que virá aí ... estas previsões sazonais parecem cada vez piores !
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Muito provavelmente iremos ter uns dias com mais nebulosidade, com valores de temperatura mais próximos daquilo que é normal nesta altura do ano e até alguma precipitação. Tudo isto já é uma mudança radical neste Verão tão monótono.
 

Teles

Cumulonimbus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
2,212
Local
Rio Maior
Parece que a precipitação está bem adiantada pois por aqui já morrinhou um bocado , vamos lá ver se o IPMA desta vez mantém o radar actualizado e não continuar a ser um falhanço como nos últimos eventos! ;)
 

Pinhalnovo

Cumulus
Registo
27 Fev 2013
Mensagens
108
Local
Pinhal Novo
Parece que a precipitação está bem adiantada pois por aqui já morrinhou um bocado , vamos lá ver se o IPMA desta vez mantém o radar actualizado e não continuar a ser um falhanço como nos últimos eventos! ;)

Concordo plenamente, quando ainda por cima é um serviço pago por todos nós. Mas já entendi que aqui no forum tudo o que diga respeito ao IPMA é sagrado. :angry:
 

Pinhalnovo

Cumulus
Registo
27 Fev 2013
Mensagens
108
Local
Pinhal Novo
Sempre pode mostrar o seu descontentamento entrando em contacto com eles
Contacto do IPMA



Caro Aurélio já o fiz por varias vezes e muitas das respostas era que estava em manutenção, muita manutenção tem os nossos radares ( mais estranho é algumas manutenções começarem as 10 e 11 da noite ) é caso para dizer que burro velho não toma caminho , se não servem como devem a população em geral então admitam de uma vez por todas que estão ultrapassados.
 

Teles

Cumulonimbus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
2,212
Local
Rio Maior
Sempre pode mostrar o seu descontentamento entrando em contacto com eles
Contacto do IPMA

Sabe tão bem como eu que quando temos alguma trovoada ou mesmo um evento forte é maioritariamente as vezes que o radar ou mesmo o site do IPMA está inop já não é novidade nenhuma , se já actualizaram o site do IM para o IPMA , não me parece que deva dar um passo atrás mas sim um mais avançado mais moderno!Se assim for se der um passo atrás das duas uma ou é falta de verbas que é o que quero me parecer que seja , se não é falta de actualização neste caso de alguns membros!