Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2013

Nonnu

Cirrus
Registo
11 Jan 2009
Mensagens
89
Local
Barreiro
Ultima imagem de radar as 18:10h
Ultima imagem de satélite as 18h
Ou então meu pc esta avariado e não actualiza :-)


No coments
 


Pinhalnovo

Cumulus
Registo
27 Fev 2013
Mensagens
108
Local
Pinhal Novo
Sabe tão bem como eu que quando temos alguma trovoada ou mesmo um evento forte é maioritariamente as vezes que o radar ou mesmo o site do IPMA está inop já não é novidade nenhuma , se já actualizaram o site do IM para o IPMA , não me parece que deva dar um passo atrás mas sim um mais avançado mais moderno!Se assim for se der um passo atrás das duas uma ou é falta de verbas que é o que quero me parecer que seja , se não é falta de actualização neste caso de alguns membros!


Curioso, nunca ter visto o Exmo. Sr. Diretor do IPMA falar sobre a falta de verbas, assim sendo só vejo uma hipótese........
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,729
Local
Loures
Curioso, nunca ter visto o Exmo. Sr. Diretor do IPMA falar sobre a falta de verbas, assim sendo só vejo uma hipótese........

Há dias veio uma notícia a público em que referia que o novo site do IPMA em que era previsto ser lançado por volta desta época, o lançamento foi adiado para Janeiro por falta de financiamento. Agora se foi o Director do IPMA ou não, não sei.
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Caro Aurélio já o fiz por varias vezes e muitas das respostas era que estava em manutenção, muita manutenção tem os nossos radares ( mais estranho é algumas manutenções começarem as 10 e 11 da noite ) é caso para dizer que burro velho não toma caminho , se não servem como devem a população em geral então admitam de uma vez por todas que estão ultrapassados.

Boa noite Caro Colega,

Concordo na totalidade. Curiosamente não se vê tanta manutenção nos radares da AEMET e da METEO GALICIA e as coisas parecem funcionar bem melhor do lado dos Espanhois no que diz respeito à Meteorologia.

Neste país paga-se tudo e mais nada e depois vê-se o resultado!!!!

Também de referir que a região Norte é a mais prejudicada em termos de cobertura porque simplesmente não temos cá nenhum radar, e ainda vamos ter que esperar quase meio ano se correr tudo bem para termos o radar da Freita a fazer o seu lindo trabalho para esta região!!! Somos obrigados a utilizar os dados do país vizinho... Triste realidade.

Continuação de boa noite.
 

Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
Colegas podem explicar porque 6ª feira é assim tao mau dia ? Tem tudo a ver com os valores da precipitaçao?
 

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,347
Local
Fajarda - Coruche(57m)
wtf :shocking: pessoal, alguem mais experiente dei-a uma opinião em geral, na saida do gfs das 12h por exemplo para a minha zona tinha 43mm, depois às 18h ficou só com 9mm e agora está com 73mm :surprise: , eu já suspeitava que nesta saida iria subir a precipitação porque tudo indicava isso mas para tanto? :eek: eu só na sexta feira tenho 45mm ela que venha :D :D :D, agora o gfs e ecm já estão mais idênticos quanto à precipitação para sexta feira, mas acho um pouco exagero o gfs, o que acham?

33y759j.png
 

Pinhalnovo

Cumulus
Registo
27 Fev 2013
Mensagens
108
Local
Pinhal Novo
Boa noite Caro Colega,

Concordo na totalidade. Curiosamente não se vê tanta manutenção nos radares da AEMET e da METEO GALICIA e as coisas parecem funcionar bem melhor do lado dos Espanhois no que diz respeito à Meteorologia.

Neste país paga-se tudo e mais nada e depois vê-se o resultado!!!!

Também de referir que a região Norte é a mais prejudicada em termos de cobertura porque simplesmente não temos cá nenhum radar, e ainda vamos ter que esperar quase meio ano se correr tudo bem para termos o radar da Freita a fazer o seu lindo trabalho para esta região!!! Somos obrigados a utilizar os dados do país vizinho... Triste realidade.

Continuação de boa noite.


Será que o radar entrou em manutenção as 21 horas? lololo Já que é dessa hora a última imagem. Acho óptimo que queiram ter um novo site com novas funcionalidades, mas se funcionar tão bem e a tempo e horas como este, é mais uns milhares de euros NOSSOS que vão pelo cano. Não seria bem melhor colocar este a funcionar a tempo e horas em vez de se estarem a meter em aventuras?
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
wtf :shocking: pessoal, alguem mais experiente dei-a uma opinião em geral, na saida do gfs das 12h por exemplo para a minha zona tinha 43mm, depois às 18h ficou só com 9mm e agora está com 73mm :surprise: , eu já suspeitava que nesta saida iria subir a precipitação porque tudo indicava isso mas para tanto? :eek: eu só na sexta feira tenho 45mm ela que venha :D :D :D, agora o gfs e ecm já estão mais idênticos quanto à precipitação para sexta feira, mas acho um pouco exagero o gfs, o que acham?

http://i40.tinypic.com/33y759j.png


É a run das 18Z... sempre dada a muitos exageros...:D Embora a saída das 12z do ECWMF também mete muita chuva...veremos as próximas saídas. Da chuva ninguém nos livra, resta agora saber as quantidades mais exactas... mas isso só lá para Quarta ou Quinta é que se vai saber melhor...:D
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
UKMO e ECM com uma evolução mais rápida na Sexta indicam mais precipitação a norte (é o que vai acontecer se a depressão avançar mais rápidamente ).

O GFS por outro lado nas saidas das 00h e 06h indicam uma evolução mais lenta para leste na Sexta, fazendo com o que o sistema frontal evolua de forma lenta e por isso surgem aqueles grandes acumulados, que na run das 06h foram ainda mais puxados para cima e abrangendo o território do todo.

Muitas diferenças nos modelos ainda mais no dia de hoje do que no dia de ontem ao contrário daquilo que eu esperava !
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)
Hoje existem algumas diferenças entre o GFS e o ECM. Enquanto o ECM coloca o grosso da precipitação a passar a sul do Algarve e ir para a Cádiz (já vi este filme em qualquer sítio) :unsure:, o GFS tanto da saída das 00, como agora da saída das 06 coloca entre 20 a 30 mm no Sotavento Algarvio, até parece que trocaram os papéis ontem era o ECM a colocar essa precipitação, hoje é o GFS.

O ECM até mostra um buraco no Sotavento Algarvio. :lol:

15754906_pqPQo.jpeg


De realçar, é a elevada precipitação para a zona de Lisboa prevista pelo GFS e depois mais parece uma linha de instabilidade que vai desde Sagres até à zona de Leiria/Coimbra mais ou menos.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
De realçar, é a elevada precipitação para a zona de Lisboa prevista pelo GFS e depois mais parece uma linha de instabilidade que vai desde Sagres até à zona de Leiria/Coimbra mais ou menos.

Eh bruto! (O GFS, claro).
Na próxima run já deverá ser tudo diferente - sabemos que neste tipo de sistemas, cada run é uma surpresa.
Ficam as cartas de previsão para 6ªf, para mais tarde recordar.

wFBnUsn.png


A8Evnwb.png


Nioiqb8.png
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,661
Local
Aveiras de Cima
Parece que o Outono este ano está acertado com o calendário, é neste tipo de eventos que fica demonstrado a grandeza do MeteoPT :D, bons seguimentos nos proximos dias:rain::rain:.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Penso que para Sexta não se vá alterar vai continuar a mostrar abismalidades de chuva apenas vai mudar a zona afectada mas penso que não fuja muito da Grande Lisboa, Setúbal essa area um pouco mais a norte ou um pouco mais a sul mas não deve já fugir muito disso...quando ao ecm está a delirar mais uma vez e vai se colar ao GFS como quase sempre...:D