Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2013

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Penso que para Sexta não se vá alterar vai continuar a mostrar abismalidades de chuva apenas vai mudar a zona afectada mas penso que não fuja muito da Grande Lisboa, Setúbal essa area um pouco mais a norte ou um pouco mais a sul mas não deve já fugir muito disso...quando ao ecm está a delirar mais uma vez e vai se colar ao GFS como quase sempre...:D

Miguel...os modelos estão impressionantes....estive a ver agora os produtos quase todos do GFS, e a situação de 6f é mesmo muito agressiva...falo especialmente no que toca á precipitação e ventos fortes associados a alguma convecção que poderá ser severa e organizada...e há a agravante desta perturbação ( não é bem uma frente mas uma linha de instabilidade) demorar varias horas a cruzar o território...

Vamos seguir com atenção os modelos...já só faltam 72h..
 


Nuage

Cirrus
Registo
17 Jan 2012
Mensagens
12
Local
Odivelas
Dps de tantos dias sem termos novidades,eis que temos animação!

Obrigado a todos os "gurus" deste forum,que o tornam

tão apaixonante :)
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Miguel...os modelos estão impressionantes....estive a ver agora os produtos quase todos do GFS, e a situação de 6f é mesmo muito agressiva...falo especialmente no que toca á precipitação e ventos fortes associados a alguma convecção que poderá ser severa e organizada...e há a agravante desta perturbação ( não é bem uma frente mas uma linha de instabilidade) demorar varias horas a cruzar o território...

Vamos seguir com atenção os modelos...já só faltam 72h..

Eu não sou de fazer perguntas destas (e este comentário é pessoal, não é dirigido a ninguém) mas agora que algumas coisas se alteraram na rotina do dia-a-dia vou ter mesmo que fazê-la... :D

Para a madrugada e início de manhã de sexta-feira, sensivelmente entre as 04h e as 09:30h, já é de esperar bastante precipitação e possíveis ventos fortes? É que a essa hora vou para o trabalho e saio do trabalho, respectivamente, e como o meu único meio é a bicicleta gostava de saber se ainda vai ser possível pedalar a essas horas se os modelos continuarem assim... Ou se vou ter que ir de botas de pescador, capa para a chuva e colocar umas bóias na bicicleta... :lmao:
 

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,363
Local
Fajarda - Coruche(57m)
e eu tão admirado à meia noite de a minha zona ter +ou- 45mm só na sexta, agora mete +ou- 56mm só na sexta :lmao: , como já ai disseram eu também penso que não vá alterar muito mais, se descer penso que não será assim muito, vamos esperar pelas próximas saidas, penso que amanhã já se ficará a saber com mais certeza
 

Andre Barbosa

Cumulus
Registo
9 Dez 2011
Mensagens
253
Local
Porto
Este eventro trará mais chuva na Sexta do que no Sábado e Domingo, certo?
Alguém me pode dizer mais ou menos a precipitação prevista para Sábado e Domingo na região do Minho?

Cumps e obrigado.
 

rubenpires93

Cumulus
Registo
13 Abr 2010
Mensagens
280
Local
Castelo Branco (400)

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Este eventro trará mais chuva na Sexta do que no Sábado e Domingo, certo?
Alguém me pode dizer mais ou menos a precipitação prevista para Sábado e Domingo na região do Minho?

Cumps e obrigado.

Os modelos ainda não chegaram a um consenso nas regiões onde vai chover mais ou a altura exacta da maior precipitação. O GFS neste momento coloca maior severidade no Centro/Sul na 6a feira, enquanto no Minho coloca mais precipitação no final de Sábado e Domingo. O ECMWF mostra precipitação para todo o fim de semana.
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,596
Local
Gondomar (105 metros alt)
Boas tardes a todos.
Pelo que vejo nos modelos e havendo ainda dúvidas quanto à severidade da instabilidade, à quantidade de precipitação, penso que a chuva será generalizada a todo o país. Claro que no litoral deverá cair mais do que no interior.
Atenção que a zona de Lisboa, Setúbal e Estremadura deverá, na sexta, ter uma quantidade de precipitação ainda considerável.
Também, penso que na próxima semana, de 2 a 10 outubro haverá alguns dias de chuva, ou seja é uma entrada de outono bastante boa.
Aproveitem este evento. Depois de um verão quente e seco é uma dádiva a chuva prevista...
 

Vitor Mendes

Cirrus
Registo
24 Set 2013
Mensagens
7
Local
Matosinhos
Boa tarde a todos os que seguem este forum.

Acabei de me registar. Com um fundamento. Acho que este forum ligado aos factores climáticos é fantástico.
Tenho seguido este fórum há algum tempo (cerca de um ano e meio) e tenho aprendido algumas coisas.
Só não gosto muito de chuva forte :rain: e vento forte ......
Vivo em Matosinhos,.....e pelo RUN 06 do GFS parece que não vai chegar cá mas pelo ECMWF....parece que não vamos escapar.....a chuva e o vento são bem vindos...desde que não cause estragos e incomode a vida das pessoas.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Boa tarde a todos os que seguem este forum.

Acabei de me registar. Com um fundamento. Acho que este forum ligado aos factores climáticos é fantástico.
Tenho seguido este fórum há algum tempo (cerca de um ano e meio) e tenho aprendido algumas coisas.
Só não gosto muito de chuva forte :rain: e vento forte ......
Vivo em Matosinhos,.....e pelo RUN 06 do GFS parece que não vai chegar cá mas pelo ECMWF....parece que não vamos escapar.....a chuva e o vento são bem vindos...desde que não cause estragos e incomode a vida das pessoas.

Bem vindo Vitor Reis, no que toca aos modelos já na Quinta Feira poderá ocorrer um ou outro aguaceiro disperso, mas será na Sexta e Sábado as principais atenções e me quer parecer que será mais a norte e centro a possibilidade de chuva mais forte.
Parece-me poder afectar mais numa primeira fase a zona de Lisboa e Setubal e depois mais tarde da evolução do dia, a região norte !

Aqui mais a sul ainda muita incerteza !
 

Vitor Mendes

Cirrus
Registo
24 Set 2013
Mensagens
7
Local
Matosinhos
Olá Aurélio.

Obrigado pelas boas vindas.
Parece que tens razão. Apesar das incertezas o IPMA lançou o aviso.

Devido a uma depressão centrada a norte do arquipélago dos Açores, em deslocamento na direção do Golfo da Biscaia, e aos sistemas meteorológicos a ela associados, prevê-se uma mudança do estado do tempo nos próximos dias.

Assim, entre os dias 25 e 30 de setembro, ocorrerá precipitação, que começará por ser em geral fraca até ao dia 26, sendo forte nos dias 27 e 28, em especial nas regiões Norte e Centro, dias em que existirá possibilidade de ocorrência de trovoada e o vento soprará temporariamente forte no litoral e forte a muito forte, com rajadas da ordem dos 80 km/h, nas terras altas.

O acompanhamento da situação meteorológica deverá ser efetuado na área Tempo do site do IPMA - www.ipma.pt .
 

Redfish

Cumulus
Registo
6 Jul 2007
Mensagens
492
Local
Salir - Loulé
Chuva essa é garantida, apesar da ultimas saidas GFS mostrarem acumulados bem intensos para Sexta penso que á semelhança do que já aconteceu noutras ocasiões as proximas saidas deverão retirar um pouco a intensidade de precipitação.

Pelo menos assim espero pois da minha parte tenho que fazer uma viagem até Lisboa na sexta de carro para apanhar um avião ao meio dia e as previsões para já não me agradam...:unsure:

De resto alguns avisos por parte dos organismos oficiais deverão começar a ser emitidos por forma a que as pessoas tomem as devidas precauções.
 

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,363
Local
Fajarda - Coruche(57m)
Chuva essa é garantida, apesar da ultimas saidas GFS mostrarem acumulados bem intensos para Sexta penso que á semelhança do que já aconteceu noutras ocasiões as proximas saidas deverão retirar um pouco a intensidade de precipitação.

Pelo menos assim espero pois da minha parte tenho que fazer uma viagem até Lisboa na sexta de carro para apanhar um avião ao meio dia e as previsões para já não me agradam...:unsure:

De resto alguns avisos por parte dos organismos oficiais deverão começar a ser emitidos por forma a que as pessoas tomem as devidas precauções.

na próxima saida, eu penso que vai ser retirado um pouco, mas mesmo assim continuo a achar que vai continuar intenso, vamos ver... mais 40min +ou- e vemos
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Tal como tinha dito não tirou grande coisa apenas em cada saída coloca ou mais a norte ou mais a sul! Neste caso foi mais a Sul! Se calhar na run das 18Z é de novo Lisboa e arredores :D típico de um SCM se calhar na véspera ainda não acerta onde vai ser com exactidão!!



 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
na próxima saida, eu penso que vai ser retirado um pouco, mas mesmo assim continuo a achar que vai continuar intenso, vamos ver... mais 40min +ou- e vemos

Bem, aqui para o Algarve e toda a zona a Sul de Setúbal para baixo, agora carregou mais...

Mas continuo a achar que é muita "fruta" e que ao aproximar do dia, as quantidades vão vaixar consideravelmente.