Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2013

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Esses valores são extremos... toda a frente parece ter em certos momentos chuva torrencial. 60mm ou mais já entra dentro do nível vermelho.

Julgo que IPMA não deverá demorar a actualizar os seus Avisos para, pelo menos, Laranja em alguns distritos.
 


vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Julgo que IPMA não deverá demorar a actualizar os seus Avisos para, pelo menos, Laranja em alguns distritos.

Sim, assim se espera...

Nesta altura os modelos globais são meros indicadores. Mesosalares como o ALADIN ou AROME devem ser seguidos com mais atenção, sobretudo no que aos acumulados diz respeito.

Situação com algum grau de severidade a ser acompanhada com a devida moderação.
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Boas tardes

Está se a compor algo interessante :)...principalmente a sul da Serra da Estrela!!! Em alguns locais parece mesmo um pouco severo em termos de quantidade de chuva, mas só na altura é que vamos saber onde essas manchas mais alaranjadas vão passar. Por isso cautela q.b!
Penso que será mesmo esse motivo para alertas laranjas ainda não terem sido lançados. A incerteza dos locais e talvez se de facto se confirmam esses valores de precipitação tão elevados em tão pouco tempo. Talvez mais para o final do dia o IPMA tenha mais certezas...digo eu não sei!

Aqui por cima menos chuva mas ainda assim avizinham-se uns dias generosos! :thumbsup:
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
O mesoescala WRF também está "bonito" está....

pcHcc7N.png
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,699
Local
Loures
Previsões de GFS (06z) e Arome (00z):

6dgm.gif


k0y.gif


Em termos de localização e valores de precipitação os 2 modelos aparentam estar em concordância, veremos as próximas saídas do GFS e a saída das 12z do AROME que só deverá estar disponível após a meia-noite.
 

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,315
Local
Fajarda - Coruche(57m)
isto vai ser lindo vai, e eu estando no sul do distrito de santarém e a 85km de lisboa, estou bastante curioso :D e ainda por cima logo de manhã tenho de ir à Caparica tratar de uns assuntos, ou seja, vem ela para cá e vou eu para lá, por me debaixo dela :hehe: