Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2013

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
(comentário sarcástico...) Lisboa vai virar a Atlântida.. :surprise: :surprise:

A cada saída está pior... Bem já agora metam um buraco preto por cima de Portugal não?

1r7l2x.png
 


Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,480
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
No meio destas predições apocalípticas, a previsão de dez dias do site do IPMA para o Porto é de uma normalidade assombrosa, e até o desenho de nuvem mais carregada com relâmpago acoplado, a ilustrar a previsão para sábado, já foi substituído por uma nuvem mais escura, outra mais clara e o sol a espreitar de fundo.

Eu sempre reparo no índice ultravioleta, este raramente mente: 6 hoje, 3 amanhã e 4 para sábado. Sinceramente, acho que vai chover no Porto neste período, mas que será algo normalíssimo e de pequena escala, e que mesmo o sol irá marcar uma certa presença neste dias. De uma certa forma, são os modelos a falharem bastante, e novamente adiarem/retirarem tudo na última hora.
 

Freamunde!Allez

Nimbostratus
Registo
20 Jan 2013
Mensagens
551
Local
Freamunde (377m)
No meio destas predições apocalípticas, a previsão de dez dias do site do IPMA para o Porto é de uma normalidade assombrosa, e até o desenho de nuvem mais carregada com relâmpago acoplado, a ilustrar a previsão para sábado, já foi substituído por uma nuvem mais escura, outra mais clara e o sol a espreitar de fundo.

Eu sempre reparo no índice ultravioleta, este raramente mente: 6 hoje, 3 amanhã e 4 para sábado. Sinceramente, acho que vai chover no Porto neste período, mas que será algo normalíssimo e de pequena escala, e que mesmo o sol irá marcar uma certa presença neste dias. De uma certa forma, são os modelos a falharem bastante, e novamente adiarem/retirarem tudo na última hora.

Não concordo. Essas nuvens de que falas, escuras com trovão são as que aparecem aquando da previsão dos modelos, nunca muito fiaveis, depois o IPMA atualiza a sua previsão, mudando o tal mapa com os desenhos atualizado.
Quanto ao retirar tudo e ao sol, não penso que os modelos tenham retirado tudo, pois para o Porto dão "muita" chuva, mas será mais "distribuída" pelo fim de semana, pois no Norte espera-se mais chuva no sábado que na sexta, em certos locais. Sol já se previa, pois vamos estar em regimes de aguaceiros, ou seja por vezes céu muito nublado e aguaceiros, podendo estes ser fortes e de vez em quando abertas.
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
No Norte não deverá chover tanto como no Centro e Sul pelo menos durante o dia de amanhã. No entanto a precipitação vai estar distribuída pelo fim de semana, pelo que também são de esperar acumulados decentes.
 

dASk

Nimbostratus
Registo
7 Out 2010
Mensagens
832
Local
Moita, Setúbal
Eu que me lembre nunca tinha visto a previsão de + de 60mm em 6 horas aqui para a minha zona.. E a tão curta distância penso que vai ser bastante problemático com a agravante da preia mar ser praticamente a meio desse período (cerca das 9h) Até tenho algum receio de ir pelo IC32 amanhã porque o pessoal não sabe andar na AE com esta chuva toda, a juntar a isso a falta de limpeza de sarjetas e cursos de água porque o pessoal da câmara esqueceu-se que o verão ja acabou, a confirmar-se estas previsões amanhã vai ser um dia com muitas ocorrências :p
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Tal como tinha dito a dias não falhou e o modelo (GFS) até mostrava o sitio mais afectado a uns dias, eu sempre disse ligeiramente mais a norte ou a sul mas Lisboa e Setúbal estavam no alvo principal e assim será!! o local tanto pode ser Lisboa como mais acima ligeiramente como mais abaixo isso só na hora se vai saber mas a zona e esta! Quanto aos 50/60mm não se fiem nisso podem cair 50mm como 150mm isso depende da velocidade de deslocação e de células que possam surgir atrás da célula mãe mas coladas a esta muito frequente neste tipo de situações não penso que seja uma grande célula apenas mas varias juntas uma se calhar a se destacar das outras veremos!
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Bem, se os ideogramas com nuvenzinhas ilustram minimamente a realidade, Lisboa ainda está com uma previsão mais amena que o Porto para o fim-de-semana, e como o resto do país estas cidades estão sob aviso amarelo, o que não deixa de ser estranho. O índice UV para Lisboa nos próximos dias é de 3.

Desculpem-me se pareço negativista ou amarga, mas é que me sinto como o burro atrás da cenoura (e não é a primeira vez), afinal o tempo vai mudar, vai ser mais suportável, mas nunca é o dia, e o amanhã vira sempre depois de amanhã.

Boa sorte a todos que apanharem tempestades, e não se esqueçam das fotografias! :)
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Bem, se os ideogramas com nuvenzinhas ilustram minimamente a realidade, Lisboa ainda está com uma previsão mais amena que o Porto para o fim-de-semana, e como o resto do país estas cidades estão sob aviso amarelo, o que não deixa de ser estranho. O índice UV para Lisboa nos próximos dias é de 3.

Desculpem-me se pareço negativista ou amarga, mas é que me sinto como o burro atrás da cenoura (e não é a primeira vez), afinal o tempo vai mudar, vai ser mais suportável, mas nunca é o dia, e o amanhã vira sempre depois de amanhã.

Boa sorte a todos que apanharem tempestades, e não se esqueçam das fotografias! :)

Já foi dito mas volto a frisar... Os símbolos ou previsão significativa não qerem dizer absolutamente nada. São inseridos na previsão a 3 dias e automáticos na previsão a mais de 3 dias. Mas para consulta do estado de tempo no site a única a ter em conta é a previsão descritiva. ;)

PS: Já agora ainda não existe qualquer aviso para o fim de semana, os avisos são válidos até ao fim do dia de amanhã, sendo que ainda serão certamente atualizados.
 

fishisco

Cumulus
Registo
7 Jan 2013
Mensagens
356
Local
Celorico de Basto
bom hj nao choveu logo amanha a chuva vai cair em solo completamente seco... depois de incendios e tudo... nao hvera risco de derrocadas? e q mesmo p aqui, zona norte o gfs da 20mm em 3h...