Seguimento Litoral Norte - Setembro 2013

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
E continua a chuva moderada por vezes forte, agora sem trovoada.

48 mm acumulados :rain:
 


Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,969
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa tarde.

Por cá também vai chovendo bem, com períodos de chuva moderada, ocasionalmente forte.
Neste momento mais um período de chuva forte a cair.
O vento continua a soprar fraco de SE. Normalmente com vento deste quadrante a chuva é diminuta. Hoje não.

O acumulado está agora nos 40,9 mm.
O rio Eiriz, aqui pertinho, já deve correr bem a esta hora. No domingo era um rio seco, apenas com pequenas poças dispersas pelo seu leito de areia e calhaus...;)

Tatual: 17,6ºC
Hr: 92%​
 

fishisco

Cumulus
Registo
7 Jan 2013
Mensagens
356
Local
Celorico de Basto
e o q eu digo... nao moro nem no litoral nem no interior... e este ano as trovoadas nao querem nada p estes lados... e moro a pcs km da serra do alvao/marao e do litoral aqui nao e assim tao longe.... vao caindo uns aguaceiros de vem em qd
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Tarde de Inverno autêntico, sigo com 52.2 mm acumulados

Chuva e mais chuva...:rain:

EDIT: chuva torrencial agora!
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,969
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
e o q eu digo... nao moro nem no litoral nem no interior... e este ano as trovoadas nao querem nada p estes lados... e moro a pcs km da serra do alvao/marao e do litoral aqui nao e assim tao longe.... vao caindo uns aguaceiros de vem em qd

Nesta altura do ano e até meados de novembro, a tendência é que o litoral tenha mais precipitação do que essa zona de transição para o interior.
Mesmo as pequenas serras que dividem o litoral para a tua zona condensam muita precipitação, razão pela qual tens menores valores do que por cá.
Tem calma, que de metade do outono para a frente, os teus valores sobem bastante.
Tenho observado esta tendência ao longo dos anos.;)

Bom, por cá ainda chove, de forma moderada, e o acumulado subiu para os 45,2 mm.
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Eheh, na cidade onde nasci este tipo de tempestade é bem normal no auge do verão, e acho que mesmo lá, uma zona subtropical, a chuva esfria mais que esta. A mim isso parece mesmo verão, nunca mais encontro as minhas amadas cores outonais nas folhas das árvores, se é que sobrou alguma deste verão tórrido. E que calor, ainda, muito abafado apesar de tanto vento e chuva!

Lamúrias à parte, a polícia contou-me que houve inúmeras inundações e estragos causados pela chuva na madrugada de ontem, que eles estão com imenso trabalho hoje.
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
É uma vergonha estas estações do IPMA, a de Ponte de Lima nem a precipitação contabiliza, teias de aranha, e isto é todos os anos a mesma coisa, nunca fazem uma limpeza. Manhã bastante interessante, aguaceiros fortes acompanhados de trovoada, já devo ter pelo menos 30 mm acumulados..
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Caramba voçês já vão nos 50 mm, quando eram para ter metade e Centro e Sul nem a 10 mm chegaram com excepção ali de uma zona entre Setubal, Evora e Grandola, Montemor Novo.
Aqui nem o pó apaga ....
 

rfilipeg

Cumulus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
378
Local
Porto-Gondomar
De facto, tem sido um final de madrugada e manhã com muita chuva. Trovoada nem foi assim muito mas a que houve, eram das fortes. Olhando às imagens de satélite, vamos entrar numa fase mais calma e se calhar hoje trovoada já não deverá existir, talvez lá para a madrugada de amanhã, não é de descarta um ou outro aguaceiro.