Apresentações

mocha

Nimbostratus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
1,596
Local
Barreiro
Andei à procura deste tópico para me poder apresentar. :)

Bem, sou o Tiago Ruas, tenho 15 anos, e vivo na cidade da Covilhã. Desde sempre que sou um apaixonado por meteorologia e cada vez mais e melhor tento-me informar sobre os mais variados assuntos.

É engraçado como uma fobia se tornou numa paixão...passo a explicar.

Em meados de Março de 1996, houve uma grande trovoada nesta zona. Foi uma coisa que me marcou, esse dia ficou na memória. Desde há uns anos para cá, tenho-me interessado cada vez mais sobre esta temática, que eu acho extremamente interessante e importante para o futuro de todos nós.

Para o futuro, desejo seguir meteorolgia nos Estados Unidos da América, para estudar com maior profundidade os furacões. Sim, é capaz de ser a temática de meteorologia que mais gosto e gostava de desenvolver algo relacionado com o tema.

Como um hobbie, tiro fotografias a paisagens e nuvens, e sim, postarei as que acho melhor aqui ;) .

Bem, penso que é tudo...se quiserem alguma coisa, basta dizerem!

Obrigado a todos e espero passar um bom bocado aqui no fórum!;)

bem vindo ao forum:cheers:
 


Registo
25 Jun 2007
Mensagens
143
Local
Benfica - Lisboa
Bem Vindo ao forum companheiro !!:thumbsup:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Bem-vindo ao forum TigoStreets:thumbsup: :thumbsup::cheers:
 
Registo
19 Jul 2007
Mensagens
12
Bom dia a todos.

Não sou um fanático da meteorologia como a maior parte dos membros, mas tenho uma relação estranha com o clima.

Nasci em Lisboa ocidental, que é mais fresca do que na a oriental, onde vivo agora; vivi no Brasil (Rio de Janeiro e Brasília); vivi na Bélgica, numa reserva ecológica numa casa no meio de uma floresta de caducifólias e na zona de maior pluviosidade de Bélgica. Depois disso vivi em Braga e no Porto.

Desde miúdo que gosto de chuva e daquilo a que chamo os "confortos do frio".

Quando tinha uns 25 anos (quando voltei para Portugal) lembro-me de pensar que o pior cenário possível da minha vida por cá seria ... um aumento de temperatura e uma diminuição da pluviosidade.

Por isso, sem ser tão fanático como a maior parte dos frequentadores deste fórum pela alteração da corrente do golfo, confesso que uma mudança que fizesse baixar a temperatura de Portugal continental aí de uns 3º e aumentasse a pluviosidade me faria sentir-me muito bem.

A minha opinião sobre fenómenos e modelos climatológicos é a seguinte. Não acredito na fiabilidade dos modelos por duas razões. Em primeiro lugar acho que não se sabe o suficiente de correntes marinhas, ventos e mesmo de outros fenómenos que determinam o tempo; mas principalmente, acho que a única tendência que detecto é uma maior frequência de fenómenos extremos (anomalias); se um destes fenómenos extremos for muito acentuado (em duração ou simplesmente em intensidade) todo o puzzle que faz o tempo se pode desmoronar, de modo que não temos qualquer ideia do que pode acontecer.

Elementos mais pessoais: sou professor universitário (comportamento animal e antropologia), casado, sem filhos e gostaria de poder morar na Madeira, mais precisamente expropriar ao Estado a casa das Queimadas e ir viver para lá ;) .

É aí que há o meu clima ideal: chuva, ausência de calor, ausência de neve prolongada (para os que não sabem o que é um inverno no norte da europa, posso-vos dizer que é uma espécie de morte da terra que dura 6 meses; nem a neve ajuda porque passados 8 dias começa a ficar suja e o gelo é um inferno. Além de que - falo da Alemanha, agora - é incómodo ter as janelas completamente tapadas com metros de neve durante uns 3 meses).

Verões com Máximas de 22 e mínimas de 15, com dias excepcionais, no pico do Verão, com 26, invernos com mínimas de -5 e máximas de 2, mas apenas durante 2 meses; melhor só mesmo o clima das Queimadas, em que está sempre fresco e a chover.

P.S.: Esqueci-me de dizer que morei também na Serra da Gardunha, que passo largas temporadas numa propriedade em Palmela, que temos uma casa na Madeira (Caniço) e que estamos a construir uma casa numa propriedade no Ribetejo. De modo que se conseguir arranjar um daqueles kits meteorológicos e ligá-lo a um computador (uso um Macintosh, não sei se é a melhor escolha para isso) terei em breve bastante informação para vos dar...
 

mocha

Nimbostratus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
1,596
Local
Barreiro
Bom dia a todos.

Não sou um fanático da meteorologia como a maior parte dos membros, mas tenho uma relação estranha com o clima.

Nasci em Lisboa ocidental, que é mais fresca do que na a oriental, onde vivo agora; vivi no Brasil (Rio de Janeiro e Brasília); vivi na Bélgica, numa reserva ecológica numa casa no meio de uma floresta de caducifólias e na zona de maior pluviosidade de Bélgica. Depois disso vivi em Braga e no Porto.

Desde miúdo que gosto de chuva e daquilo a que chamo os "confortos do frio".

Quando tinha uns 25 anos (quando voltei para Portugal) lembro-me de pensar que o pior cenário possível da minha vida por cá seria ... um aumento de temperatura e uma diminuição da pluviosidade.

Por isso, sem ser tão fanático como a maior parte dos frequentadores deste fórum pela alteração da corrente do golfo, confesso que uma mudança que fizesse baixar a temperatura de Portugal continental aí de uns 3º e aumentasse a pluviosidade me faria sentir-me muito bem.

A minha opinião sobre fenómenos e modelos climatológicos é a seguinte. Não acredito na fiabilidade dos modelos por duas razões. Em primeiro lugar acho que não se sabe o suficiente de correntes marinhas, ventos e mesmo de outros fenómenos que determinam o tempo; mas principalmente, acho que a única tendência que detecto é uma maior frequência de fenómenos extremos (anomalias); se um destes fenómenos extremos for muito acentuado (em duração ou simplesmente em intensidade) todo o puzzle que faz o tempo se pode desmoronar, de modo que não temos qualquer ideia do que pode acontecer.

Elementos mais pessoais: sou professor universitário (comportamento animal e antropologia), casado, sem filhos e gostaria de poder morar na Madeira, mais precisamente expropriar ao Estado a casa das Queimadas e ir viver para lá ;) .

É aí que há o meu clima ideal: chuva, ausência de calor, ausência de neve prolongada (para os que não sabem o que é um inverno no norte da europa, posso-vos dizer que é uma espécie de morte da terra que dura 6 meses; nem a neve ajuda porque passados 8 dias começa a ficar suja e o gelo é um inferno. Além de que - falo da Alemanha, agora - é incómodo ter as janelas completamente tapadas com metros de neve durante uns 3 meses).

Verões com Máximas de 22 e mínimas de 15, com dias excepcionais, no pico do Verão, com 26, invernos com mínimas de -5 e máximas de 2, mas apenas durante 2 meses; melhor só mesmo o clima das Queimadas, em que está sempre fresco e a chover.

P.S.: Esqueci-me de dizer que morei também na Serra da Gardunha, que passo largas temporadas numa propriedade em Palmela, que temos uma casa na Madeira (Caniço) e que estamos a construir uma casa numa propriedade no Ribetejo. De modo que se conseguir arranjar um daqueles kits meteorológicos e ligá-lo a um computador (uso um Macintosh, não sei se é a melhor escolha para isso) terei em breve bastante informação para vos dar...

bem vindo ao forum Rodrigo:thumbsup::cheers:
Palmela? somos quase vizinhos :D:D:lmao:
 
Registo
19 Jul 2007
Mensagens
12
Obrigado a todos. Espero não ser só um peso morto a desejar que chova mais!!

bem vindo ao forum Rodrigo:thumbsup::cheers:
Palmela? somos quase vizinhos :D:D:lmao:

Sim, mas acho que o Barreiro é muito mais quente e muito mais frio. Onde eu moro em Palmela (num cabeço) não há geadas, ou raramente, e ainda que os Verões sejam quentes, são mais frescos do que, por exemplo, em Fernão Ferro (que é gelado de inverno). Estou enganado?
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Mais uma vez, muito bem-vindo Rodrigo!

É bom saber-mos que temos por aqui uma espécie de GlobeTrotter! Não te esqueças de partilhar connosco todo o tipo de curiosidades Meteorológicas ou não nessas experiências noutros países!

Já agora, qual foi o sítio mais frio em que viveste/estiveste?
 
Registo
19 Jul 2007
Mensagens
12
Mais uma vez, muito bem-vindo Rodrigo!

É bom saber-mos que temos por aqui uma espécie de GlobeTrotter! Não te esqueças de partilhar connosco todo o tipo de curiosidades Meteorológicas ou não nessas experiências noutros países!

Já agora, qual foi o sítio mais frio em que viveste/estiveste?

Já devo ter estado em sítios mais frios, mas que medisse, houve uma noite, na Bélgica (Sart Tilman, um montezinho) em que registei -17 à porta de minha casa; é bastante excepcional naqueles sítios, geralmente não baixa de -10.

A partir de -5 não se nota realmente a diferença; se não se usa boa protecção dói um bocado quando se está quieto ao vento, mas se nos movermos depressa não se nota senão um ventinho bom na cara. Nunca usei mais do que uma camisa de flanela, um camisolão de lã e uma canadiana, mas usava cachecol e luvas. E devo dizer que todas as manhãs chegava à Faculdade com o cabelo completamente branco (saía de casa depois de tomar banho e o cabelo molhado gelava pelo caminho, que ainda eram 2 kms...).

Na verdade, nunca tive realmente muito frio, nem nas Ardenas (que são mesmo muito frias - não medi, mas é inacreditável: lagos enormes completamente gelados que dá para passar por cima sem nenhum perigo) se sente o frio desde que se ande depressa e se tenha a casa a 20º. Acampei lá, mas com muita roupa e sacos cama quentes aguenta-se bem.

Passa-se mais frio em Lisboa, com as casas a 15º e o exterior a 12º do que na Alemanha, com o interior a 22º e o exterior a sei lá quantos graus negativos.

Já agora, a temperatura mais alta: ±47, na Grécia. Mais uma vez, a partir de 40º não se nota muita diferença; anda-se devagar, bebe-se muita água, molha-se o nariz. No Brasil apanhei várias vezes 43º com humidade a 100%; isso sim, é muito difícil.

Um irmão meu já esteve no deserto da Arábia e acho que apanhou temperaturas acima dos 50º. Ele é teso, mas diz-me que foi muito difícil. A minha mulher quase desmaiou de calor no Egipto...

Não sou bem globbe trotter: vivi foi em muitos sítios e como há uma família grande e uma série de casas...

Obrigado a todos pelo acolhimento
 

bluejay

Cumulus
Registo
8 Jun 2007
Mensagens
113
Local
Leiria
Bem-vindo Rodrigo.
Também estou como tu, tolero bastante melhor o frio que o calor. Estas férias vão ser complicadas, com temperatura de e humidade bem altas. Acho que não vou sair debaixo do AC :lol:
 
Registo
19 Jul 2007
Mensagens
12
Eu não tenho ar condicionado (ainda é bastante caro e a minha mulher, que gosta de calor, encontra sempre outros destinos para o dinheiro;) ) . Como vou ter de ficar por casa, acho que vou passar uns dias a Santa Cruz (tenos lá uma casa próxima da arriba, e realmente nunca é quente).

Mas também detesto o calor.