Biodiversidade

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Há soutos na serra de Aracena, já os visitei e recomendo uma visita a toda a serra de Huelva, vale a pena. A serra de Aracena tem condições climáticas idênticas à serra de Tavira :D

Serra de Aracena conheço, tem grandes soutos de castanheiros :) mas talvez devido a ser uma maior altitude parece haver menos secura do que nas Serras da zona de Tavira. De qualquer das formas era muito interessante confirmar a existência de castanheiros em Tavira. :)
 


frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Serra de Aracena conheço, tem grandes soutos de castanheiros :) mas talvez devido a ser uma maior altutude parece haver menos secura do que nas Serras da zona de Tavira. De qualquer das formas era muito interessante confirmar a existência de castanheiros em Tavira. :)

A aldeia do Faz Fato tem um entorno algo árido mas a precipitação média anual ronda os 700 mm com 4 meses secos. A aldeia do Vale Covo fica a cerca de 300 metros de altitude, a precipitação é um pouco mais elevada. Aracena tem precipitação idêntica a Monchique e à serra de Tavira.

http://www.aemet.es/documentos/es/conocermas/publicaciones/Atlas-climatologico/Atlas.pdf (página 67).


A aldeia do Faz Fato fica num prolongamento da serra de Água dos Fusos, que é uma ramificação oriental da Alcaria do Cume (525 m). A serra de Água dos Fusos separa o vale da ribeira do Beliche do litoral. Já na serra de Cacela atinge cerca 300 metros na cumeada mais setentrional da freguesia. Esta elevação serve como dupla barreira de condensação, por um lado para as frentes meridionais provenientes do Golfo de Cádis, por outro para as frentes de noroeste, que chegam já muito enfraquecidas ao litoral. A aldeia de Vale Covo fica numa zona mais chuvosa e fria que o Faz Fato, com encostas expostas aos ventos frios de quadrante Norte, que sopram no Inverno. É nessas encostas que eu espero encontrar os castanheiros perdidos, se ainda existirem...

Convém não esquecer que no século XVIII o Algarve seria mais frio...
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
O urso-pardo está a conhecer uma expansão também para o Sul da Galiza.


A população Ocidental tem aumentado significativamente.


A situação da presença ou ausência do bisonte em Portugal (no passado) ainda não está muito clara.
Existem fósseis identificados com «Bison sp», mas têm um ponto de interrogação.
Tendo em conta que atravessaram os Pirinéus é bem provável que tenham cá estado, mas isto necessita de mais provas.

O quebra-ossos há pouco tempo foi encontrado no interior do país (já não era avistado há muito tempo), pode ser que com o tempo volte para nidificar.
 

I_Pereira

Cumulus
Registo
21 Abr 2007
Mensagens
117
Local
Aveiro
Alguns encontros deste Verão ;)

1o3t.jpg


phd7.jpg


k25t.jpg


pvdp.jpg


Finalmente, depois de já há bastante tempo a ouvir relatos da lontra, lá consegui apanhá-la :D Rio Alva, um bocado a jusante de Coja.

t0t8.jpg


3oc3.jpg


b0ki.jpg


k69b.jpg


kw9x.jpg
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Fantásticas fotos principalmente a da lontra, já consegui ver uma lontra na natureza perto de Cabrela (Montemor-o-Novo). :)


Espetaculares as fotos, já há poucos sítios onde se pode ver uma perdiz...

Felizmente perdizes ainda se podem ver em muitos sítios. ;)
 

supercell

Nimbostratus
Registo
3 Mai 2012
Mensagens
1,242
Local
Aveiro
Felizmente perdizes ainda se podem ver em muitos sítios.

Aqui em Aveiro há poucos sítios de observação, digamos que, de fácil ou frequente avistamento, penso eu ter haver com uma diminuição do seu habitat disponível e pressão demográfica.

O sitio está antes das fotos, Rio Alva a jusante de Coja

Obrigado, tenho de passar um dia por aí e explorar essa área... :rolleyes:
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Hoje durante a tarde fui passear com uns amigos para o Parque Natural de Montesinho, íamos na expectativa de observar veados que nesta altura encontram-se na brama e costuma ser mais fácil vê-los e ouvi-los. Não vimos nem ouvimos veados mas enquanto fazíamos uma pequena caminhada num trilho no meio do pinhal a poucos quilómetros da aldeia de Varge fomos surpreendidos por uma raposa curiosa, que sem medo se aproximou de nós a uma distância de apenas 3 o 4 metros e se deixou fotografar facilmente. Foi um momento muito bonito que nunca mais vou esquecer, já vi muitas raposas mas nunca tinha estado tão próximo e durante tanto tempo de uma e nunca tinha fotografado nenhuma. ADOREI! :D

024-Coacutepia_zpsc7a6cabc.jpg


028-Coacutepia_zps9dfc83cb.jpg


029-Coacutepia_zpsbde66daa.jpg


030-Coacutepia_zpsb620cf80.jpg


032-Coacutepia_zps145d852f.jpg
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Uma raposa muito curiosa.
Essa área junto a Varge é um bom local para observar veados, eu já por várias vezes os avistei junto à estrada de Varge para Rio de Onor.

Eu também já os avistei aí algumas vezes nessa estrada de Varge/Rio de Onor, por isso andei naqueles pinhais para ver se os via mas desta vez apenas vi muitas passagens e pegadas na lama, mas não consigui ver nenhum, valeu pela raposa curiosa :D
 

supercell

Nimbostratus
Registo
3 Mai 2012
Mensagens
1,242
Local
Aveiro
Hoje durante a tarde fui passear com uns amigos para o Parque Natural de Montesinho, íamos na expectativa de observar veados que nesta altura encontram-se na brama e costuma ser mais fácil vê-los e ouvi-los. Não vimos nem ouvimos veados mas enquanto fazíamos uma pequena caminhada num trilho no meio do pinhal a poucos quilómetros da aldeia de Varge fomos surpreendidos por uma raposa curiosa, que sem medo se aproximou de nós a uma distância de apenas 3 o 4 metros e se deixou fotografar facilmente. Foi um momento muito bonito que nunca mais vou esquecer, já vi muitas raposas mas nunca tinha estado tão próximo e durante tanto tempo de uma e nunca tinha fotografado nenhuma. ADOREI!

Essa zona tem bastante biodiversidade e aparenta estar muito bem conservada, em termos de aves o que se vé por aí? :w00t: