Lince-Ibérico (Lynx pardinus)

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Ontem falava no publico sobre o paradigma do aquecimento global e o facto de no futuro próximo, o sul da península ibérica não ser apto a permanência do lince e que o melhor é tentar a sua introdução no centro e norte do pais, onde os coelhos são mais abundantes e onde o lince já existiu. Se a estratégia se manter só pelo sul o lince extingue-se mesmo
 


Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Diria que o normal seria as espécies irem-se adaptando ao ambiente e se for caso disso começarem a colonizar territórios mais a norte. Estamos a falar de fenómenos que demoram décadas a fazer-se sentir.
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Lince-ibérico terá corredor ecológico de 55 hectares em Moura


by João Rodrigues



O projecto LIFE Habitat Lince Abutre, que promove o habitat do lince-ibérico e abutre-preto no sudeste português, chegou a acordo com os olivicultores da região de Moura, no Alentejo, para a criação de um corredor ecológico para uma destas espécies protegidas, o lince-ibérico. O corredor terá 55 hectares, vai contribuir para a conservação do lince-ibérico e ligar as áreas da serra da Adiça e Ficalho.

O acordo levará os olivicultores da região a não efectuarem, em determinadas parcelas dos seus olivais, intervenções que prejudiquem o desenvolvimento e regeneração da vegetação natural, como a colheita da azeitona.

Em contrapartida pela consequente perda de rentabilidade, estes agricultores recebem um pagamento compensatório por cada hectare de olival afecto à implementação destes corredores.

A recuperação da vegetação nestas áreas, previamente seleccionadas, permitirá aumentar a conectividade da paisagem adequada ao lince-ibérico, facilitando assim a sua deslocação nesta região.

Simultaneamente, aumentam-se também as áreas favoráveis à existência de coelho-bravo (assim como de outras espécies de caça menor), presa deste ameaçado felino e que pode constituir um importante recurso económico para as áreas rurais. Espera-se assim que a médio prazo esta medida inovadora contribua para a recuperação do lince-ibérico na região.

O projecto LIFE Habitat Lince Abutre é coordenado pela Liga para a Protecção da Natureza (LPN) e conta com a parceria de diversas instituições públicas e privadas, designadamente o Centro de Estudos da Avifauna Ibérica (CEAI), a Associação Nacional de Proprietários Rurais, Gestão Cinegética e Biodiversidade (ANPC), a Associação dos Jovens Agricultores de Moura (AJAM), a Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e o Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS / ISCTE-IUL). Este projecto é co-financiado a 75% pelo Programa LIFE-Natureza da Comissão Europeia.

Fonte: GreenSavers
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Castilla y León cuenta con áreas susceptibles para reintroducir el lince

Novo mapa para reintroduções a longo prazo
Um estudo científico possibilitou a elaboração de um mapa onde se encontram registados habitats potencialmente propícios à reintrodução do Lince Ibérico, de acordo com um dos seus autores, Alejandro Rodríguez.
Este mapa inclui áreas da periferia montanhosa do Oeste e Sul de Castilla y León, em especial de Zamora, Salamanca, Ávila, Segovia o Soria, ainda que também alguns locais a Norte da comunidade. Estas zonas correspondem na sua maioria a solo montanhoso.

Rodríguez apontou que se trata de uma projecção a longo prazo até ao ano 2090, das zonas mais favoráveis a uma presença abundante de coelho-bravo, uma das presas principais do lince.

Esta projecção tem ainda em conta uma série de factores, entre eles uma estimativa das alterações climáticas, como comentou o Rodríguez, investigador da Estação Biológica de Doñana.

O aquecimento global será mais evidenciado no Sul, pelo que o habitat actual do Lince na Andaluzia poderá tornar-se mais inóspito para espécies como o coelho-bravo e por consequente, o lince Ibérico. Este mapa age portanto como orientação, demonstrando as áreas potenciais para a reintrodução do Lince Ibérico, onde o habitat seja favorável a longo prazo.
© www.projectolynx.com




Pena ser apenas a longo prazo.
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
El programa de cría en cautividad del lince cierra temporada con 44 cachorros


Huelva, 9 sep (EFE).- Un total de 44 nuevos cachorros han engrosado este año los cinco centros del Programa de Cría en Cautividad del Lince Ibérico repartidos por la Península Ibérica, lo que supone la misma cifra que la temporada del pasado año.

Según los datos del programa facilitados a Efe por la Consejería andaluza de Agricultura, Pesca y Medio Ambiente, el total de nuevos ejemplares nacidos en estos centros han sido 53, repartidos en un total de 18 camadas, aunque sólo 44 ejemplares continúan con vida.

A principio de temporada se establecieron 25 parejas reproductoras en los diferentes centros de cría, de las cuales dos fueron emparejadas con la finalidad de castración y recolección de embriones.

De las parejas que copularon, siete se encontraban en el centro de Silves, en Portugal; cuatro en el de Zarza de Granadilla, en Cáceres; cinco en el de La Olivilla, en Jaén y seis en el de El Acebuche, en Doñana (Huelva).

Asimismo, había tres parejas establecidas en La Olivilla, El Acebuche y el Zoológico de Jerez que no han copulado hasta el momento.

Estas cifras se han traducido en 53 cachorros nacidos, siendo el centro en el que han nacido un mayor número de crías, al igual que el año pasado, el de Silves, con un total de 17 repartidas en cinco camadas que permanecen todas vivas.

Por su parte, en el centro de cría La Olivilla se han registrado cinco camadas que han arrojado trece cachorros, de los cuales ocho siguen vivos con sus madres.

El centro de cría de El Acebuche, en el Parque Nacional de Doñana en Huelva ha cerrado la temporada con cuatro camadas y once cachorros, si bien sólo se mantienen con vida nueve.

La lista de cachorros la cierran los alumbrados en el centro de Zarza de Granadilla, con doce crías en cuatro camadas, de las que han muerto dos. EFE
http://www.elconfidencial.com/ultim...ince-cierra-temporada-con-44-cachorros_37386/
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
O Lince Ibérico está de volta!
11/09/2013 por PatM


“Ninguém sabe porque em Portugal ninguém diz, mas vale bem a pena ler, isto para quem gosta de lince: 44 crias das 53 crias nascidas nos centros do programa de conservação ex situ este ano sobrevivem (83% de taxa global de sobrevivência). Dessas, umas 40 podem ser preparas para a reintrodução. 40 linces novos para populações que, no seu todo, se estimam ter 309. Ou seja, temos 13% das populações da mais ameaçada espécie de felino em treino nos 4 centros de cria para soltar este ano.


É com orgulho que digo que das 17 crias nascidas este ano em Portugal, 17 sobrevivem, um resultado muito difícil de obter -100% de sobrevivência – e digna das melhores “explorações” animais. 7 fêmeas, 5 partos (mas 6 fêmeas grávidas), 17 crias. Dá uma média de 3.4 crias nascidas por cada fêmea parida, quando até ao ano passado eram raros os partos de 4 crias (apenas 2 observados). Portugal teve 4 o ano passado e 2 este ano, mas… tivemos o primeiro parto de 5 (CINCO). E vivas da costa até ao dia de hoje. E ainda colhemos 3 embriões viáveis de 1 fêmea incapaz de parir por doença, a Azahar. Ou seja, 17 + 3 “projectos”.

Dessas crias nascidas, 15 estão ser treinadas para ser soltas. A que se juntam 11 nascidas em Vale Fuzeiros, Messines, preparadas o ano passado e libertadas este ano na Andaluzia. Dessas 11, apenas 1 morreu que eu saiba, e terá sido por mão humana. O ano passado libertámos cerca de metade dos linces, este ano temos 42.5% dos animais em treino para solta.

Não está salvo o bicho, mas a equipa do CNRLI está a fazer a sua parte, como espero que estejam de acordo. Ajudam-nos a passar a mensagem? A equipa agradece!”

by Rodrigo Serra, Diretor do Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico (CNRLI)
http://espacotelheiras.wordpress.com/2013/09/11/o-lince-iberico-esta-de-volta/
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar

De facto são números bastante encorajadores e de salutar...no entanto gostava de saber se vamos continuar a criar linces em cativeiro para serem libertados em Espanha?
Está na hora de passar para o terreno..se não há condições criem-nas porque se fomos responsáveis pela extinção deste felino em Portugal que sejamos responsáveis para o fazer a voltar ao nosso território. :thumbsup:
 

DMigueis

Cumulus
Registo
22 Jun 2011
Mensagens
138
Local
Figueira da Foz/Aveiro
De facto são números bastante encorajadores e de salutar...no entanto gostava de saber se vamos continuar a criar linces em cativeiro para serem libertados em Espanha?
Está na hora de passar para o terreno..se não há condições criem-nas porque se fomos responsáveis pela extinção deste felino em Portugal que sejamos responsáveis para o fazer a voltar ao nosso território. :thumbsup:

Não sei em que locais estão a ser libertados os linces, em Espanha, mas julgo que libertações nas zonas limítrofes à sua distribuição natural não será um método mau, permitindo-lhes uma expansão quase natural e diminuindo a possibilidade de "inbreeding" em populações "isoladas", ou mais afastadas das populações naturais.
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Epá percebo isso muito bem. Mas não ando a gastar dinheiro (sim o centro de Silves é pago pelos contribuintes portugueses) só para os espanhóis poderem fortalecer as suas populações.

O programa é conjunto, mas 3 anos depois e depois de várias dezenas de linces enviados para Espanha, já está na altura de fazer as primeiras libertações cá.

Já tinha lido que o inverno é a melhor altura para isso, sinceramente se não for neste próximo inverno então já não sei para que serviram todos estes milhões gastos até agora.
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Não sei em que locais estão a ser libertados os linces, em Espanha, mas julgo que libertações nas zonas limítrofes à sua distribuição natural não será um método mau, permitindo-lhes uma expansão quase natural e diminuindo a possibilidade de "inbreeding" em populações "isoladas", ou mais afastadas das populações naturais.

Esse trabalho tem que ser feito e de facto já tivemos visitas de linces Espanhóis, mas não é suficiente...tem que ser complementado com a libertação de linces cá em Portugal. Logicamente que não pode ser á toua, mas se houver vontade consegue-se. Até lá vamos vendo eles a irem para Espanha.
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Morreu um lince atropelado em Espanha. Os censos assinalam a primeira descida na contagem total da população de linces desde 2007, 7 animais menos do que em 2011. :(

http://www.huelvainformacion.es/art...e/muere/atropellado/una/carretera/donana.html


Muito sinceramente não sei como se poderá resolver esta mortandade por atropelamento!

O aumento da população de Lince e a sua procura por novos territórios tem estas consequências trágicas. Deve servir de alarme e atenção por parte de TODOS mas também não vamos pensar que a população a partir de agora vai diminuir....vai haver anos em que poderá haver uma redução da população mas a tendência é para aumentar.

Uma cosa é certa que a sua situação continua muito critica isso é um facto evidente e que o esforço e investimento que tem sido feito pelos dois países tem que continuar nos próximos anos. :thumbsup:
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
La elección definitiva de las zonas que acogerán la reintroducción del lince ibérico tendrá lugar en octubre

El Alentejo portugués, el sur de Badajoz, el Valle del Matachel y la Sierra Norte de Sevilla, entre los lugares potenciales
...

Ver más en: http://www.20minutos.es/noticia/1943833/0/#xtor=AD-15&xts=467263


Já me estou a passar com esta história. Mas afinal a quem pertencem os linces de Silves?

A Junta da Andaluzia é que vai escolher os sitios para as próximas reintroduções e o Alentejo é apenas uma das hipóteses??? Apenas? Então podem escolher outra região espanhola e continuamos mais um ano sem reintrodução de linces em Portugal?

Quem é que paga o centro de Silves afinal? Anda Portugal a trabalhar para que a população de linces em Espanha aumente e nós continuamos sem nada?