Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2013

Aspvl

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
505
Local
Lisboa, Arronches
A semana de Sol que se antevia para Lisboa parece estar a mudar, ainda que ligeiramente :)

Previsão descritiva do IPMA para a grande Lisboa amanhã, 2.ª feira:

GRANDE LISBOA:
Céu em geral muito nublado.
Períodos de chuva fraca ou chuvisco durante a tarde.
Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h)

METEOROLOGISTA: Cristina Simões.

INFORMAÇÃO DO INSTITUTO PORTUGUES DO MAR E DA ATMOSFERA.

Atualizado a 13 de outubro de 2013 às 5:46 UTC
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Sim esta semana que vem vai existir alguma chuva no extremo noroeste, e depois a partir do fim de semana será algo mais generalizada ainda que o Algarve tenha menos chances, dependendo de que forma desca a depressão a Noroeste da Peninsula.

Ainda assim para já não se prevêem grandes situações de chuva ....

Em termos sazonais vamos a ver os desenvolvimentos !
 
  • Gosto
Reactions: Aspvl

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,217
Local
loule-caldeirao
Há 2 dias que ando reticente com as indicações dos principais modelos... em primeiro lugar parece que a depressão prevista para o próximo fim de semana não conseguirá descer o bastante para podermos ter um bom evento mais generalizado, se é que possamos ter um bom evento (esperemos que ainda possam surgir surpresas), em segundo lugar parece que a seguir há o restabelecer do AA aqui a sudoeste sendo que poderá surgir uma circulação de noroeste boa apenas para as regiões do Norte.
Resumindo vejo tudo apagado ainda à excepção de alguma precipitação que possamos ter no próximo fim de semana.
Para já esta calmia e este tempo "Primaveril" já me começa a cheirar a esturro...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Há 2 dias que ando reticente com as indicações dos principais modelos... em primeiro lugar parece que a depressão prevista para o próximo fim de semana não conseguirá descer o bastante para podermos ter um bom evento mais generalizado, se é que possamos ter um bom evento (esperemos que ainda possam surgir surpresas), em segundo lugar parece que a seguir há o restabelecer do AA aqui a sudoeste sendo que poderá surgir uma circulação de noroeste boa apenas para as regiões do Norte.
Resumindo vejo tudo apagado ainda à excepção de alguma precipitação que possamos ter no próximo fim de semana.
Para já esta calmia e este tempo "Primaveril" já me começa a cheirar a esturro...

Desculpa mas não vejo qualquer AA nem coisa parecida vejo sim, uma circulação zonal que bem vincada essencialmente a norte de Lisboa !
Obviamente para já á latitude em que está não nos favorece assim tanto quanto isso mas basta se formar uma depressão secundária ou a depressão central descer mais que já seremos melhores contemplados !

Mas sim este padrão assim vai favorecer claramente as regiões mais a norte, que com este padrão a manter-se até ao fim do mês pode chegar aos 300 mm no Minho e Douro Litoral.

Nós é que ainda não arrancámos do zero !
 

LuisFilipe

Cumulus
Registo
18 Set 2008
Mensagens
240
Local
coimbra
bela corrente de sul, a semana toda e nesta ultima run mete uma grande depressao para o inicio da proxima semana, novamente de sul, mas mais intensa.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,462
Local
Olhão (24 m)
A 1ª quinzena já passou e nada choveu e a 2ª quinzena também não se vê nada de especial, por aqui, no Algarve, a precipitação para o fim de semana desapareceu praticamente toda segundo o GFS, embora o ECM ainda coloque uns 6 mm no sábado, de resto as depressões estão demasiado a norte, por aqui vamos continuar com a influência do AA, é pior que a sarna. Só o Norte é que vai ter uma 2ª quinzena com bastante chuva.
 

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
A chuva está a chegar. O Interior Alentejano e Algarve terão menores quantidades de precipitação relativamente a Lisboa ou Porto. Vem aí, e deve ser para ficar :)

1379418_525941890831737_1756721241_n.png
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
A chuva está a chegar. O Interior Alentejano e Algarve terão menores quantidades de precipitação relativamente a Lisboa ou Porto. Vem aí, e deve ser para ficar :)

1379418_525941890831737_1756721241_n.png

E se metesses a imagem actualizada pois hoje estamos a 15 e não a 13 !

Seja como for as condições são as mesmas, a chuva será residual no sul, e quanto antes se prespectiva uma semana com instabilidade no minimo a norte e centro, agora é claramente a região norte quem tem mais chances !

Por aqui continua a tempo seco, muito quente !

Espero que não seja mais um Outono e Inverno enfadonho !
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Aurélio eu por acaso já reparei o mesmo...as imagens dos modelos que aparecem nas previsões aqui do meteopt.com pararam no Domingo. Pensei que o problema fosse do meu computador, mas se calhar não.

Não sei se os moderadores ou quem gere o site já deram conta disso.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,217
Local
loule-caldeirao
Amanhã e Quinta serão dias bastante quentes em particular no interior alentejano e na generalidade do Algarve onde as temperaturas podem chegar aos 28ºc.
Quanto a precipitação o que vejo é que está prevista a grande distância, só lá para a próxima Terça-feira e em quantidades que dificilmente ultrapassarão as quantidades do último evento em Setembro. Ou seja chuva a sério e mudança de estação nem vê-la.
Espero que seja desta que os modelos falhem redondamente a nosso favor e não para mais um fiasco.
Isto claro está para as regiões mais a Sul. Para o resto do país penso que se dispensa comentários, tempo algo húmido típico de circulação de noroeste sem nada de alarmante
Após este episódio de alguma instabilidade generalizada ambos os principais modelos insistem em meter a dorsal Africana a subir sobre o Sul da Península. Mais a Norte continua a haver a hipótese da continuação das entradas Atlânticas.
Para mim muito dificilmente chegaremos à média este mês e mesmo metade já é pedir muito.
 

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,363
Local
Fajarda - Coruche(57m)
Aurélio eu por acaso já reparei o mesmo...as imagens dos modelos que aparecem nas previsões aqui do meteopt.com pararam no Domingo. Pensei que o problema fosse do meu computador, mas se calhar não.

Não sei se os moderadores ou quem gere o site já deram conta disso.

comigo é o mesmo afinal é geral, as imagens do modelo do GFS não actualiza, mas nos meteogramas actualiza

parece que para sábado subiu bocado, maior parte está no norte, ao contrário do que dizia a umas saidas atrás que era mais aqui para o centro :sad:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas tardes:thumbsup:

:::::::::
Alteração dos níveis de cores.

Para evitar interpretações abusivas/excessivas e confusão com alertas oficiais foi tomada a decisão de mudar os níveis de cores.

A partir de agora teremos

Cinzento- Aguaceiros/trovoada ( não severo)
Amarelo- Possibilidade de eventos severos
Laranja- Possibilidade alta de eventos severos

Os níveis descrevem o grau de confiança em que ocorrerá uma situação convectiva severa numa dada área, e não necessariamente á gravidade desse evento severo.

Convecção severa é aquela que potencialmente pode gerar perigo quer por situações de vento forte/tornado, precipitação intensa/excessiva ou granizo/saraiva.

::::::::::

Para amanhã, 5f, teremos o gradual afastamento do centro anticiclónico subtropical em altura, com uma diminuição das espessuras em cerca de 50-100Dam, indicativo da aproximação de ar mais frio na media e alta troposfera ( especial no norte).

Á superfície e até aos 700-600hpa ar quente e húmido é transportado á frente de uma serie de perturbações bem a oeste da PI.

Durante o dia o aquecimento desta camada energética á superfície e a aproximação de ar mais frio/húmido nos níveis médios-altos gerará algumas dezenas de J/Kg de CAPE em especial no norte e centro, a sul e em pontos do interior a presença de ar mais seco deverá limitar as hipóteses de convecção.

De momento espera-se alguma actividade esporádica em especial associada a forçamento orográfica...em termos dinâmicos não se espera nem forçamento nem shear apreciáveis devido ao afastamento ainda notório das faixas de maior fluxo/forçamento pelo que se assinala um nível cinzento por possibilidade de aguaceiros/trovoada no norte/NW em especial terras altas.


JBdZqIB.png


Cinzento
- Possibilidade de aguaceiros/trovoada
 
  • Gosto
Reactions: c.bernardino

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,363
Local
Fajarda - Coruche(57m)
eu preferia como estava na anterior, é certo que a longo prazo não estava tanta precipitação aqui para o centro, mas estava boa e parecida com a curto prazo, agora a curto tem pouca precipitação e como ainda falta uns dias para o longo estou para ver que ainda desaparece muito, o norte sempre a roubar nos :sad:
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Penso que não adianta muito estar a comparar corridas de modelos, uma a uma.
dizer "pôs / tirou" de nada adianta, pois depois volta a "colocar ou a tirar".

O importante a discutir, e ninguém o fez (penso), é a mudança de padrão que se avizinha.

Nota-se sinais de tal nos modelos. A partir de sexta/sábado chove na maioria do continente.