Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2013



belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Na costa oeste da Madeira continua tudo na mesma..

IRgfHbM.png


Ou seja, mínimas de 18-22ºC e máximas de 27-33ºC todos os dias desde.. Maio?


Na estação da Ponta do Sol?


Realmente é pena não existirem dados das zonas das fajãs (quiçá um dia isso irá acontecer).
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,130
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa noite!

Sigo com céu muito nublado e vento fraco de Sul.

Hoje o céu apresentou-se em geral muito nublado a encoberto, com abertas durante a tarde e agora à noite caíram uns pingos.

As noites começam agora a ficar frias... :)


AoSwz4a.png

São Miguel: precipitação acumulada no Nordeste


YTtL9r9.png
São Miguel: precipitação acumulada no Nordeste



Continuação de uma boa quarta-feira.
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Boas fotos!

Em relação às temperaturas da costa sul subscrevo ao que o Belem disse, era bom um dia destes termos uma estação nestas partes mais quentinhas da ilha da Madeira:). Este verão quando estive no Jardim do Mar reparei que era consideravelmente mais quente que o Funchal todos os dias em que lá fui, tanto de dia como de noite.
 

LMCG

Cumulus
Registo
28 Dez 2009
Mensagens
479
Local
Ponta Delgada
Boas pessoal,

Como é que tem estado o vento nos PE's da EDA durante as últimas horas...

O PE da Boca da Vereda (cota 650m) nas Flores 79 km/h (máx 2 torres);
O PE do Salão (cota 500m) no Faial 62 km/h (máx 5 torres);
O PE das Terras do Canto (cota 850m) no Pico 68 km/h (máx 6 torres);
O PE do Pico da Urze (cota 725m) em São Jorge 58 km/h (máx 5 torres);
O PE da Serra do Cume (cota 500m) na Terceira 50 km/h (média 10 torres);
O PE dos Graminhais (cota 875m) em São Miguel 29 km/h (média 10 torres);
O PE do Figueiral (cota 150m) em Santa Maria 25 km/h (máx 5 torres).

Cumprimentos,
Luís Guilherme.
 

jonhfx

Cumulus
Registo
26 Set 2008
Mensagens
409
Local
Madeira-Calheta
Boas fotos!

Em relação às temperaturas da costa sul subscrevo ao que o Belem disse, era bom um dia destes termos uma estação nestas partes mais quentinhas da ilha da Madeira:). Este verão quando estive no Jardim do Mar reparei que era consideravelmente mais quente que o Funchal todos os dias em que lá fui, tanto de dia como de noite.

Existe esta estação amadora ligada a uma empresa de parapente, fica na Madalena do Mar, os dados serão muito parecidos aos registados no Jardim e Paul do Mar
http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IMADEIRA9
 

LMCG

Cumulus
Registo
28 Dez 2009
Mensagens
479
Local
Ponta Delgada
Boas pessoal,

Vento nos PE's da EDA durante as últimas horas:

O PE da Boca da Vereda (cota 650m) nas Flores 68 km/h (máx 2 torres);
O PE do Salão (cota 500m) no Faial 43 km/h (máx 5 torres);
O PE das Terras do Canto (cota 850m) no Pico 57 km/h (máx 6 torres);
O PE do Pico da Urze (cota 725m) em São Jorge 58 km/h (máx 5 torres);
O PE da Serra do Cume (cota 500m) na Terceira 40 km/h (média 10 torres);
O PE dos Graminhais (cota 875m) em São Miguel 41 km/h (média 10 torres);
O PE do Figueiral (cota 150m) em Santa Maria 50 km/h (máx 5 torres).

Cumprimentos,
Luís Guilherme.
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Existe esta estação amadora ligada a uma empresa de parapente, fica na Madalena do Mar, os dados serão muito parecidos aos registados no Jardim e Paul do Mar
http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IMADEIRA9

Eu conheço essa estação mas é significativamente mais fria que a estação oficial do IPMA mais próxima (a de Ponta do Sol) ou os termómetros que o carro acusa. Mais concretamente lembro-me de serem 22 horas na segunda semana de Setembro e estar a voltar do Paul, quando passei pela Madalena do Mar, na marginal, reparei que o carro marcava 25 (por volta das 22 da noite). Ja nessa tarde quando passei nesse mesmo local, um pouco antes do por do sol, rondava os 28. Cheguei a casa e fui comparar os valores com esta estação, e estavam bastante longe cerca de 2,5 a 3 graus acima, pelo menos nas duas situações (antes do por do sol e as 22 horas).

Não sei porque é que há tanta discrepância de valores aqui, mas uma coisa é certa tanto o observatório do Funchal como a estação da Ponta do Sol registaram valores superiores a 35 graus neste verão e essa estação nem aos 31 chegou.
 

jonhfx

Cumulus
Registo
26 Set 2008
Mensagens
409
Local
Madeira-Calheta
Eu conheço essa estação mas é significativamente mais fria que a estação oficial do IPMA mais próxima (a de Ponta do Sol) ou os termómetros que o carro acusa. Mais concretamente lembro-me de serem 22 horas na segunda semana de Setembro e estar a voltar do Paul, quando passei pela Madalena do Mar, na marginal, reparei que o carro marcava 25 (por volta das 22 da noite). Ja nessa tarde quando passei nesse mesmo local, um pouco antes do por do sol, rondava os 28. Cheguei a casa e fui comparar os valores com esta estação, e estavam bastante longe cerca de 2,5 a 3 graus acima, pelo menos nas duas situações (antes do por do sol e as 22 horas).

Não sei porque é que há tanta discrepância de valores aqui, mas uma coisa é certa tanto o observatório do Funchal como a estação da Ponta do Sol registaram valores superiores a 35 graus neste verão e essa estação nem aos 31 chegou.

Uma boa explicação para estes valores é localização da estação, na margem esquerda da Ribeira da Madalena. O vale que se forma até às serras, faz com que exista sempre algum vento. Fui duas vezes pescar este verão à Madalena, e lá estava sempre mais fresco e com mais vento, em relação ao local onde resido . Penso que, se a estação estivesse logo após a saída do túnel Ponta do Sol-> Madalena, os valores obtidos seriam algo diferentes e mais próximos aos valores da estação da Ponta do Sol ( Lugar de Baixo)
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Na costa oeste da Madeira continua tudo na mesma..

IRgfHbM.png


Ou seja, mínimas de 18-22ºC e máximas de 27-33ºC todos os dias desde.. Maio?

O mais parecido que te arranjo aqui no continente é isto
http://www.wunderground.com/weather...GA25&day=17&year=2013&month=10&graphspan=year

Lisboa-Cais do Sodré...
Não desce dos 15ºC desde Junho e de meados de Junho até agora tem andado sempre nos 17-22ºC de mínima e 25-33º de maxima...salvo agora que teve uns dias com 21-22º de maxima..

Ainda assim temos algumas áreas do continente com verões bastante longos e consistentes....nada mau..hehe
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Uma boa explicação para estes valores é localização da estação, na margem esquerda da Ribeira da Madalena. O vale que se forma até às serras, faz com que exista sempre algum vento. Fui duas vezes pescar este verão à Madalena, e lá estava sempre mais fresco e com mais vento, em relação ao local onde resido . Penso que, se a estação estivesse logo após a saída do túnel Ponta do Sol-> Madalena, os valores obtidos seriam algo diferentes e mais próximos aos valores da estação da Ponta do Sol ( Lugar de Baixo)

Não sabia onde a estação se encontrava mas isso responde a muito. Em relação a Madalena sempre que passei por la estava mais quente que no Funchal e ate arriscava a dizer ligeiramente mais quente que no Lugar de Baixo. Só comparei os valores da Madalena e o Lugar de Baixo uma vez (comparei as duas marginais), portanto pouco valor terá. Nesse dia do por do sol esqueci me de mencionar que também comparei os meus valores com as estações no Funchal e Ponta do Sol( Lugar de Baixo) e que apesar de estas estarem mais quentes que a estação do wunderground, ainda assim estavam abaixo dos meus valores por 1 ou 2 graus.
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,130
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa noite!

Sigo com céu parcialmente/muito nublado e vento fraco a bonançoso de Noroeste.

Hoje, o céu apresentou-se inicialmente quase limpo, aumentando de nebulosidade ao longo da manhã, com abertas e caiu um aguaceiro por volta das 12h20. Agora à noite, caíram alguns aguaceiros fracos.



Continuação de uma boa quinta-feira.