Seguimento Litoral Centro - Outubro 2013

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Boas

Máxima de 21,4ºC

Rajada máxima até agora 55km/h (18:48)

A linha que nos vai trazer a chuva forte e trovoada já se está a formar atrás desta chuva fraca que vai aparecendo nas próximas horas :thumbsup:

Temperatura atual 19,3ºC
 


rubenpires93

Cumulus
Registo
13 Abr 2010
Mensagens
279
Local
Castelo Branco (400)
Obrigado pelas respostas ;)

Sim eu sou registado já há muito só que pelo vosso testemunho as intensidades dos raios estarem assim ordenado deu-me que pensar e pôs-me em dúvida.
Sei bem que de cima do raio no mapa aparece as coordenadas onde se localizou a descarga, bem como a sua intensidade.

Outra dúvida os raios positivos são deveras mais fortes, agora traduzindo em números ..

Um raio + 40.3KAmp e um raio - 88.9 KAmp qual o mais forte e intenso? :s

Já agora bom acompanhamento e vamos ver onde eles caiem esta noite :p
 

Trovão Almada

Cumulus
Registo
17 Mai 2011
Mensagens
136
Local
Almada / Algoz
Obrigado pelas respostas ;)

Sim eu sou registado já há muito só que pelo vosso testemunho as intensidades dos raios estarem assim ordenado deu-me que pensar e pôs-me em dúvida.
Sei bem que de cima do raio no mapa aparece as coordenadas onde se localizou a descarga, bem como a sua intensidade.

Outra dúvida os raios positivos são deveras mais fortes, agora traduzindo em números ..

Um raio + 40.3KAmp e um raio - 88.9 KAmp qual o mais forte e intenso? :s

Já agora bom acompanhamento e vamos ver onde eles caiem esta noite :p

ruben o que posso dizer (e que tambem me foi dito) é que as descargas positivas são as mais intensas,uma vez que têm inicio no topo da nuvem e têm mais distância a percorrer até ao solo.Logo a expansão do ar (trovão) é maior o que torna a trovoada mais intensa.ao contrario das negativas que ocorrem na base da mesma. Se é verdade ou não,também não tenho certeza mas estou a falar a partir do que me disseram. Já agora agradeço a alguem que me corrija se estiver errado
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,719
Local
Loures
Por aqui, dia cinzentão e alguns aguaceiros, fracos, sendo que o mais intenso caiu por volta das 13h30.

Neste momento o vento sopra moderado com rajadas fortes, como que a anunciar a vinda da tempestade:rolleyes:
 

STsantarem

Cirrus
Registo
21 Out 2013
Mensagens
9
Local
Santarém
Acompanho o vosso fórum à muito, nunca me registei (até hoje) mas leio com atenção os comentários aqui feitos que fogem ao comum sensacionalismo e ao ainda mais comum alarmismo de quem fala muitas vezes sem saber do que está a falar. Aprende-se bastante e racionalmente. Sou de Santarém e estou aqui a tentar perceber se as condições que se aproximam da costa vão criar situações anormais ou muito severas na zona. Consulto diariamente sites e satélites por curiosidade e por ter como desporto favorito a pesca. Isto da meteorologia tem tanto de apaixonante como de assustador. Cumprimentos
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,921
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Boas noites! :)

Isto aqui por Cabanas, não tem havido nada de relevante no dia de hoje, até agora. :angry:
Uns chuviscos de manhã e o vento a soprar com mais intensidade entre as 11h e as 15h.
Agora, céu nublado, vento moderado e uma temperatura actual de + 19,5ºC
Há 20 minutos atrás a temperatura era de +19,3ºC, está a subir. :huh:
Hoje mínima de +18,7ºC, máxima de +21,9ºC.

Espero que as previsões se concretizem e tenhamos uma noite animada! :thumbsup: :rain: :trovao:
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,921
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Está muito bem composto o radar :)

Sim, mas olhando para essa imagens de radar, só lá para as 23h30m/00h00m na melhor das hipoteses é que que chega a festa.
Provalmente a essa hora já estarei a pegar no sono, se viesse antes...:D, era bom talvez ainda tirasse umas fotos se houver um festival eléctrico. :trovao:
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Sê bem-vindo, STsantarém! :thumbsup:

---

Céu encoberto, 19,3ºC (ligeira subida) e 92% de humidade. Vento moderado.

Já não demora muito.

zgRSBft.png