Seguimento - Julho 2007

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Situação pouco normal...

No Meteored também estão espantados com a situação.
Uma estação em Maspalomas na ilha da Gran Canária já se atingiram 46,3ºC e 5% de humidade :shocking:

Os mapas não mentem são temperaturas superiores a 25ºC a 850hPa

rtavn062640x480ca3.png



A radiosondagem de Tenerife mostra uma enorme inversão térmica de 9ºC e temperaturas de 28.4ºC a 850hPa

ss001ij7.jpg

FONTE

A culpa desta temperatura tão alta são o Sara e o regime de vento com pouco percorrido marítimo, logo ar extremamente seco e temperaturas anormalmente altas...

Mapa velocidade/direcção do vento a 300hPa

81270884ds6.jpg
 


Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Devo ter atingido a máxima do dia em Melgaço.
Neste momento apenas 32,4ºC... :D
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Pois é pessoal, a grande surpresa do dia não é o Alentejo, é mesmo a grande Lisboa.
Hoje pelas 13/14:00 pensei que ficassemos até muito ligeiramente abaixo de ontem, só que para minha supresa as temperaturas continuaram a subir pelo menos até meia hora atrás, e estou convencido que quando o IM divulgar os últimos dados teremos algumas surpresas, julgo que oficialmente não terá ficado pelos 40C das 15:00 UTC nesta região.
 

João Esteves

Cumulus
Registo
19 Out 2005
Mensagens
148
Local
Lisboa
Hoje foi um dia extremamente quente em todo o país. Passámos de um verão fresco para um verão abrasador em menos de nada !

Portela: 39.9ºC
Nisa: 39.3ºC (estranhamente mais baixo que na capital)

Um bom resto de fim de semana!
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Boa tarde a todos !
Possivelmente não vão acreditar, mas foi batido o record do ano passado.
Temperatura mínima de 20,0 ºC e máxima de 44,1 ºC na Vila de Moscavide.
Algumas zonas de Lisboa tiveram máximas acima dos 42 ºC.
Dia realmente muito quente por aqui.

Neste momento, temperatura de 39,0 ºC. Lisboa com 40,0 ºC. Mais agradável.
 
Registo
25 Jun 2007
Mensagens
143
Local
Benfica - Lisboa
Pois é pessoal, a grande surpresa do dia não é o Alentejo, é mesmo a grande Lisboa.
Hoje pelas 13/14:00 pensei que ficassemos até muito ligeiramente abaixo de ontem, só que para minha supresa as temperaturas continuaram a subir pelo menos até meia hora atrás, e estou convencido que quando o IM divulgar os últimos dados teremos algumas surpresas, julgo que oficialmente não terá ficado pelos 40C das 15:00 UTC nesta região.


E verdade..na minha localidade a maxima atingida foi de 42,3ºC:hehe: e agora mantem-se nos 40ºC constantemente como o I.M tambem o refere..inda pouco na Antena 1 Lisboa as 18 horas os termometros marcavam os 40ºC!
Que rica noite que vamos ter....vou andar a contar carneiros ou entao andar a observar a aviação nocturna ( melgas):lol:
Amanha será mais quente ao que pareçe...
Hasta

P.S: os valores observados aqui em Benfica e da exclusividade do I.M.:D
E estes valores foram atingidos como os 40ºC em Lisboa devido as condições ambientalmente poluidoras que se encontram na capital:thumbsup:
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Algumas temperaturas às 16h00
* * *
Portel (Oriola) – 42,9 ºC
Castro Verde (N. Corvo) – 42,3 ºC
Évora (Aeródromo) – 42,1 ºC
Alcácer do Sal (Barrosinha) – 41,5 ºC
Alvega – 41,4 ºC
Santarém (Fonte Boa) – 41.3 ºC
Avis (Benavila) – 41,2 ºC
Estremoz – 41,1 ºC
Beja – 41,1 ºC
Elvas – 40,7 ºC
Tomar (Valdonas) – 40,1 ºC
Lisboa (G. Coutinho) – 40,0 ºC
* * *
Faro (Aeroporto) – 32,2 ºC
Sagres – 31,0 ºC
Sines – 30,8 ºC
Almada (P. Rainha) – 27,8 ºC
Aveiro (Universidade) – 27,6 ºC
Cabo Raso – 21,4 ºC
* * *
Fonte: Instituto de Meteorologia


Tive algumas dificuldades em entrar no site esta tarde mas agora parece que já consigo publicar. Hoje estou perto de Setúbal, pelo que tenho menos 2 / 3 ºC que no Alentejo.
 

TigoStreets

Cirrus
Registo
6 Jul 2007
Mensagens
34
Local
Covilhã
semttulost3.png


Bem, ao que parece, e contra o que estava previsto, amanhã o dia será mais fresco...o IM retirou todos os avisos "laranja" e agora, do nada...apenas 4 distritos em alerta amarelo para calor...Beja, Bragança, Évora e Guarda...