Seguimento Litoral Centro - Outubro 2013

Ricardo Martins

Cumulus
Registo
31 Mai 2012
Mensagens
141
Local
Magoito - Sintra
O meu contributo ao evento que passou.
Estava em Sete Casas (Loures) quando registei isto:

DUrncr4.jpg


A àrea assinalada passou por cima da minha cabeça. Tinha uma rotação considerável, e estava a norte da tal "nuvem espectacular".
Cheguei a ver um pequeno cone, que não passou mesmo disso.

goulRj3.jpg


ps: Vejam em tamanho original
 
  • Gosto
Reactions: david 6


Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Boa tarde.

Por Mira-Sintra, acumulei 4,3 mm.

Sigo actualmente com céu muito nublado por Cumulus, 84% de humidade e 19,1ºC de temperatura.

1011 hPa de pressão e vento fraco a moderado.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Bem, parece que entrou uma célula com actividade eléctrica ali numa zona entre Ericeira e Santa Cruz. :trovao:
Aproximam-se mais algumas, vamos lá ver. :D

2zptb0n.jpg
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Consegui observar, a pouco e pouco, o desenvolvimento dessa/s célula/s. Neste momento vejo isto:

3tnw.jpg


---

Sigo com 19,5ºC e 77% de humidade.

---

EDIT: Começou a chover.
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

Maria Papoila

Nimbostratus
Registo
27 Set 2011
Mensagens
1,025
Local
Ericeira
Boa tarde,
Aqui pelo Marquês estão umas abertas simpáticas e o ar arrefeceu - já não está aquele calor tropical :)
Vi o Windguru para o fim de semana e reparei que o mar vai baixar para domingo mas subitamente o periodo sobe para 23. Terá o guru se enganado?? :huh:
 
  • Gosto
Reactions: meteo

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Durante 30 minutos, esteve praticamente estacionária uma pequena célula entre Mira-Sintra e Odivelas.

Caneças ainda registou 2mm, mas para os lados de Belas deve ter chovido com intensidade.

Entretanto as células a sudoeste de Lisboa continuam a crescer de forma sustentada. Vamos ver no que dá. ;)
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,722
Local
Loures
Dia meteorologicamente muito interessante, chuva, Sol, trovoada, arco-íris, mammatus, piléus... Pena de não ter observado a shelf-cloud, pelos registos (e parabéns a todos!) foi mesmo fantástica. Eu estava na explicação e o explicador a dizer que estava uma nuvem brutal ali mas eu como bom aluno que sou (:D) não mexi uma palha:lol:

Alguns aguaceiros durante o dia... Tal como o André disse, estava localizada aqui nestas bandas uma célula estacionária que acusou um aguaceiro fraco a moderado.