Seguimento Sul - Outubro 2013

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,460
Local
Olhão (24 m)
Chuva afeta comerciantes na Feira de Santa Iria de Faro e provoca inundações

A chuva que caiu hoje em Faro, aliada à maré cheia, afetou material e viaturas de vários comerciantes a trabalhar na Feira de Santa Iria e provocou várias inundações em casas da capital algarvia, disse fonte dos bombeiros.

“Hoje, até às 16:00, tínhamos registadas 20 ocorrências na malha urbana de Faro – em casas e caves –, mas a situação mais grave é no Largo de São Francisco, onde está a decorrer a Feira de Santa Iria”, disse à Lusa Aníbal Silva, comandante da Força Operacional Conjunta de Bombeiros de Faro, que se encontra no terreno a ajudar nos trabalhos de drenagem das águas.

A empresa municipal de resíduos e águas de Faro (Fagar) estava também, ao final de tarde, no local, a tentar drenar “esgotos e sarjetas”, adiantou o comandante, referindo que a preia-mar que está em curso veio aumentar as inundações.

No Largo de São Francisco, junto à Escola de Hotelaria e Turismo, há várias dezenas de carros inundados com a água a subir acima dos pneus e a entrar nas viaturas.

Vários comerciantes que estão com expositores na Feira de Santa Iria queixaram-se à Lusa de que muito do material ficou danificado, porque as barracas não protegem o suficiente, como contou a feirante Catarina, referindo que a “feira está fraca”.

O Comando Distrital de Operação de Socorros (CDOS) adiantou que também se registaram hoje de manhã algumas inundações em Portimão e Lagos na via pública e “pequenas inundações em casas e caves”.

Fonte: LUSA
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Chuva afeta comerciantes na Feira de Santa Iria de Faro e provoca inundações

A chuva que caiu hoje em Faro, aliada à maré cheia, afetou material e viaturas de vários comerciantes a trabalhar na Feira de Santa Iria e provocou várias inundações em casas da capital algarvia, disse fonte dos bombeiros.

“Hoje, até às 16:00, tínhamos registadas 20 ocorrências na malha urbana de Faro – em casas e caves –, mas a situação mais grave é no Largo de São Francisco, onde está a decorrer a Feira de Santa Iria”, disse à Lusa Aníbal Silva, comandante da Força Operacional Conjunta de Bombeiros de Faro, que se encontra no terreno a ajudar nos trabalhos de drenagem das águas.

A empresa municipal de resíduos e águas de Faro (Fagar) estava também, ao final de tarde, no local, a tentar drenar “esgotos e sarjetas”, adiantou o comandante, referindo que a preia-mar que está em curso veio aumentar as inundações.

No Largo de São Francisco, junto à Escola de Hotelaria e Turismo, há várias dezenas de carros inundados com a água a subir acima dos pneus e a entrar nas viaturas.

Vários comerciantes que estão com expositores na Feira de Santa Iria queixaram-se à Lusa de que muito do material ficou danificado, porque as barracas não protegem o suficiente, como contou a feirante Catarina, referindo que a “feira está fraca”.

O Comando Distrital de Operação de Socorros (CDOS) adiantou que também se registaram hoje de manhã algumas inundações em Portimão e Lagos na via pública e “pequenas inundações em casas e caves”.

Fonte: LUSA

Se passe um Furação, nem precisa os ventos sequer, bastava a chuva por aqui, sabendo-se que normalmente a passagem de um Furação tem chuvas associadas na ordem dos 300 aos 600 mm por aqui ... acho que Faro desaparecia do mapa.
E não, não estou a exagerar !
É só chover alguma coisa que é logo isto !
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,217
Local
loule-caldeirao
Se passe um Furação, nem precisa os ventos sequer, bastava a chuva por aqui, sabendo-se que normalmente a passagem de um Furação tem chuvas associadas na ordem dos 300 aos 600 mm por aqui ... acho que Faro desaparecia do mapa.
E não, não estou a exagerar !
É só chover alguma coisa que é logo isto !

Nem quero imaginar... Olhão, Faro, Quarteira, Albufeira, Portimão...seriam um monte de entulho!
A chuva ontem à tarde até foi bastante benévola, se chovesse a carga de água que passou aqui ontem à noite era a desgraça em Faro.
 

aoc36

Nimbostratus
Registo
30 Mar 2012
Mensagens
507
Local
albufeira- montechoro
a sul de albufeira por volta das 13.30/14.00.....

5knv.jpg

vcth.jpg

bjpx.jpg
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,460
Local
Olhão (24 m)
Se passe um Furação, nem precisa os ventos sequer, bastava a chuva por aqui, sabendo-se que normalmente a passagem de um Furação tem chuvas associadas na ordem dos 300 aos 600 mm por aqui ... acho que Faro desaparecia do mapa.
E não, não estou a exagerar !
É só chover alguma coisa que é logo isto !

Aurélio nem era preciso um furacão. Imagina o que é um 13 de Outubro de 1989 onde caíram 164 mm em Faro, agora. Se 40 mm de chuva já provoca o caos em Faro, imagina 4 vezes mais, toda a zona da Universidade na Penha, a baixa de Faro, o Largo de São Francisco. No dia 18 de Maio de 2011 choveu 60 mm em Faro e foi um autêntico caos na cidade, era água por todo o lado. Imagina o que é uma cut-off como tivemos em Dezembro de 1992 onde despejou 400 mm em 5 dias. A construção evoluiu foram tapados cursos de água, um dia vem uma enxurrada e vai tudo pela água abaixo. Eu em dias de chuva prefiro meter o carro numa zona mais alta e segura e pagar parquímetro do que meter o carro no Largo de São Francisco. :rolleyes:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,460
Local
Olhão (24 m)
Chuva e maré inundam feira em Faro

Precipitação intensa durante a tarde de anteontem originou 35 ocorrências em toda a região. Caso mais grave foi no largo de São Francisco, na capital algarvia

O recinto da Feira de Santa Iria, em Faro, ficou debaixo de água devido à chuva forte que se fez sentir, ontem à tarde, um pouco por todo a região, causando alguns danos materiais. Ao todo, houve 35 ocorrência no Algarve.

"A chuva não parava, o nível da água continuava a subir e até chegou a entrar na cabine de som, onde me estragou alguns amplificadores", lamentou ao CM Abílio Felício, proprietário de um dos divertimentos que sofreram danos devido à chuva intensa que caiu durante
a tarde, entre as 13h00 e as 16h30.

Ao todo, só no concelho de Faro, os Bombeiros Sapadores e os Voluntários locais foram chamados para 20 ocorrências, na sua maioria para "pequenas inundações em casas e caves sem grandes danos materiais", afirmou o comandante Aníbal Silveira, realçando que estiveram no terreno seis veículos e 15 bombeiros.

O caso mais grave foi mesmo na zona onde está instalada a feira, no largo de São Francisco, onde a maré cheia da Ria Formosa coincidiu com a alta pluviosidade, o que impediu que as sarjetas drenassem. Houve ainda alguns danos em veículos estacionados na baixa da capital algarvia. A situação voltou ao normal já ao final da tarde, após as operações de limpeza.

De resto, a Proteção Civil registou um total de 35 ocorrências em vários concelhos, como Portimão, Lagos ou Vila Real de Santo António. Em Portimão, os casos mais graves aconteceram na Escola Major David Neto e nas zonas da Coca-Maravilhas e Bairro Pontal.

Fonte: CM

Existe uma falsa informação dada, em todos os órgãos de comunicação social. Entre as 13h e as 16h30m não existia nenhuma maré cheia, consultando o site do Instituto Hidrográfico no dia 25 a baixa-mar deu-se pelas 14h01m, aonde estava a maré cheia. Realmente, a desculpa que a Protecção Civil inventou para desculpar-se de uma situação que não teve nada de anormal e só revela um bom nível da nossa Protecção Civil. Já agora, em Olhão caíram mais 10 mm que em Faro e não houve nada de anormal, nem o típico túnel meteu água devido à baixa-mar. Se fosse com maré cheia, a Feira tinha ficado submersa. :lmao::lmao::D
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Não me apercebi de esta foto ter sido colocada aqui no fórum. Diz respeito à passada Sexta-feira e foi tirada de Ayamonte, em direcção a Vila Real de Sto António-Castro Marim. Muito boa!:thumbsup:

1391459_533304543414072_88959825_n.jpg
 

Redfish

Cumulus
Registo
6 Jul 2007
Mensagens
492
Local
Salir - Loulé
Esta foto partilharam no meu Facebook e comentei sobre a mesma com o ecobcg...

Logo e por alto ainda pensei que fosse nos EUA mas depois vi que foi tirada em Ayamonte por volta das 12:00/13:00h...e aparentemente toda real sem manipulação...

Seria interessante saber se algum membro do forum estaria por VRSA a essa hora...para partilhar o que se passou...

De qualquer modo :eek:BRUTALLL...