Estação meteorológica PCE FWS-20

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Filipe Cunha, quanto ao higrómetro, o que tens a dizer? A mim costuma-me dar uns 5% a menos comparativamente às outras estações vizinhas, não sei se é erro se não...:unsure:

Eu cá tambem não consigo comparar, tenho uma "oficial" a 14kms a Oeste, e uma amadora a Sul tambem a 14kms, mas os valores andam +- certos.
O que notei mais foi com a ventilação, dá dados mais reais e mais rapidos;)
 


Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Eu cá tambem não consigo comparar, tenho uma "oficial" a 14kms a Oeste, e uma amadora a Sul tambem a 14kms, mas os valores andam +- certos.
O que notei mais foi com a ventilação, dá dados mais reais e mais rapidos;)

Verifiquei que o problema não está na ventilação, pois já meti o transmissor fora do RS e os valores eram iguais, já mandei inclusive, ar da boca que é mais húmido, e não me passou dos 88-90%... será que o secador estragou o higrometro? :huh:
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Verifiquei que o problema não está na ventilação, pois já meti o transmissor fora do RS e os valores eram iguais, já mandei inclusive, ar da boca que é mais húmido, e não me passou dos 88-90%... será que o secador estragou o higrometro? :huh:

Podia ser, mas nem a chover a potes vai aos 99%?
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Nope, anda aí à volta dos 92-95...

Só chegou uma única vez aos 99, a 5 de Fevereiro..

Podia ser com o susto do secador...aumenta no cumulus;)
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Podia ser com o susto do secador...aumenta no cumulus;)

Pois, já calibrei no cumulus mas depois voltei a meter a 0 com dúvidas... Porque não tenho 100% certeza que isto está avariado.
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,555
Local
Braga, Merelim (70m)
Chegou ontem a minha PCE FWS-20, demorou pouco mais de 48h a chegar. Já dei uma olhadela e parece estar tudo em ordem, falta agora saber como se vai portar.

A estação agradou-me bastante à primeira vista, principalmente o anemómetro e a consola. O primeiro apresenta-se bastante sensível e responde a uma mínima brisa e a consola para além se ser grande é táctil, o que torna tudo mais fácil.

No entanto, não escapa a alguns pontos fracos como o tão famoso rs, que só me vai fazer por mãos à obra a construir um artesanal, pois pelos vistos o original não serve.
Outra coisa que não sei se se trata de um ponto fraco são as baixas paredes do pluviómetro, não sei até que ponto não vai deixar escapar algumas gotas em situações de vento forte. :huh:

No entanto, como primeira estação que adquiri acho que vai ser uma boa experiência. Já li muitas vezes por aqui que algumas PCE'S perdiam o sinal com frequência, até estou curioso para saber como se vai comportar a minha, até porque apesar de em algumas situações tenha mais a ver com a instalação do que com os próprios sensores.

Não sei quando vou instalá-la mas com esta chuva toda não vai ser fácil, vamos ver, depois dou notícias. :)
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Chegou ontem a minha PCE FWS-20, demorou pouco mais de 48h a chegar. Já dei uma olhadela e parece estar tudo em ordem, falta agora saber como se vai portar.

A estação agradou-me bastante à primeira vista, principalmente o anemómetro e a consola. O primeiro apresenta-se bastante sensível e responde a uma mínima brisa e a consola para além se ser grande é táctil, o que torna tudo mais fácil.

No entanto, não escapa a alguns pontos fracos como o tão famoso rs, que só me vai fazer por mãos à obra a construir um artesanal, pois pelos vistos o original não serve.
Outra coisa que não sei se se trata de um ponto fraco são as baixas paredes do pluviómetro, não sei até que ponto não vai deixar escapar algumas gotas em situações de vento forte. :huh:

No entanto, como primeira estação que adquiri acho que vai ser uma boa experiência. Já li muitas vezes por aqui que algumas PCE'S perdiam o sinal com frequência, até estou curioso para saber como se vai comportar a minha, até porque apesar de em algumas situações tenha mais a ver com a instalação do que com os próprios sensores.

Não sei quando vou instalá-la mas com esta chuva toda não vai ser fácil, vamos ver, depois dou notícias. :)

Acho que fizeste bem, não ponhas isso sem um bom RS;)
Quanto às paredes baixas do pluvimetro, é mais um mito, mas pronto:rain: é mais preocupante as aranhas que encravam o mesmo (para mim não);)
 

wheel18

Cirrus
Registo
26 Dez 2010
Mensagens
85
Local
Moita
Boas pessoal,

Lá continuo com problemas com a minha PCE (após um período +/- longo de estabilidade) :-(... Desta vez tenho o indicador de direcção do vento preso (anteriormente foi o de velocidade que gripou o rolamento) e, mais uma vez e após já ter substituído um emissor, não consigo receber nada do exterior na consola (já efectuei o procedimento de sincronismo e nada)! Alguém com os mesmos problemas? Começo seriamente e pensar em procurar uma alternativa mais fiável...

Obrigado.
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Boas pessoal,

Lá continuo com problemas com a minha PCE (após um período +/- longo de estabilidade) :-(... Desta vez tenho o indicador de direcção do vento preso (anteriormente foi o de velocidade que gripou o rolamento) e, mais uma vez e após já ter substituído um emissor, não consigo receber nada do exterior na consola (já efectuei o procedimento de sincronismo e nada)! Alguém com os mesmos problemas? Começo seriamente e pensar em procurar uma alternativa mais fiável...

Obrigado.

Eu acho que o teu problema deve advir com interferências de outros sinais na tua zona ou então tens emissor e receptor muito distantes. A pouca cobertura de sinal é um dos "problemas" destas estações. Eu a prevenir isso quando mudei para a Davis comprei a versão cablada.




Já agora uma questão aqui aos meus antigos colegas das easyweather stations. Sabem-me dizer onde costumam pedir peças sobressalentes para as estações (anemómetros, pluviómetros etc.)? Mas que sejam de confiança e de preferência a pagar contra-reembolso.

É que tenho aqui uma para venda mas tem uma das conchas danificadas. ;)

Desde já o meu agradecimento.

Abraço.
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Boas pessoal,

Lá continuo com problemas com a minha PCE (após um período +/- longo de estabilidade) :-(... Desta vez tenho o indicador de direcção do vento preso (anteriormente foi o de velocidade que gripou o rolamento) e, mais uma vez e após já ter substituído um emissor, não consigo receber nada do exterior na consola (já efectuei o procedimento de sincronismo e nada)! Alguém com os mesmos problemas? Começo seriamente e pensar em procurar uma alternativa mais fiável...

Obrigado.

Por cá nada de problemas, excepto um emissor enviado em garantia, por ter feito um RS de pratos!!!, de resto a bombar há 3 anos, nem pilhas, nem aranhas;)
Quanto à distancia, a minha está a +- 10metros com uma parede, em campo aberto já fui com a consola a +-200metros e transmitia bem, tambem sei de quem a tenha +- 40metros com muitas paredes pelo meio (do tellhado para o 1º andar, com predio de 5 andares), mas aí o dono ampliou as antenas do emissor e receptor;)....
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

wheel18

Cirrus
Registo
26 Dez 2010
Mensagens
85
Local
Moita
Boas,

O problema não são interferências, é mesmo a falta de qualidade do material utilizado! Em cerca de 2,5 anos de uso já substitui 1 emissor (simplesmente apagou-se), 1 sensor de velocidade do vento (rolamento gripado). Ambos foram substituídos em garantia.
Neste momento necessito de outro emissor (consola não recebe dados nem a 10 cms) e 1 sensor de direcção do vento (rolamento gripado)! Ou tenho mesmo azar ou isto é mesmo muito fraquinho...
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Boas,

O problema não são interferências, é mesmo a falta de qualidade do material utilizado! Em cerca de 2,5 anos de uso já substitui 1 emissor (simplesmente apagou-se), 1 sensor de velocidade do vento (rolamento gripado). Ambos foram substituídos em garantia.
Neste momento necessito de outro emissor (consola não recebe dados nem a 10 cms) e 1 sensor de direcção do vento (rolamento gripado)! Ou tenho mesmo azar ou isto é mesmo muito fraquinho...

Rolamentos gripados:confused::confused:
Sim é fraca;), no entanto estou à espera que a minha avarie para comprar outra igual, talvez a versão WH3080;)
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,555
Local
Braga, Merelim (70m)
Boas,

tenho a minha PCE há pouco mais de um mês e a verdade é que o pluviómetro já começa a fazer das suas.

Apesar de nas primeiras chuvas que apanhou este ter registado valores quase idênticos aos da EMA de Merelim, tem tido ultimamente diferenças de quase 10 mm, sendo também valores bem mais baixos em relação às restantes estações de Braga.

Não acho estranho pois mal fui ver o que se passava reparei que uma das conchas necessita de mais água do que a outra para "tombar" , o que resulta numa lenta ascensão do acumulado.

Pensei num eventual defeito de fabrico mas a verdade é que ele ainda há pouco tempo estava a registar valores correctos, e não levou nenhuma pancada ou algo do género, ou seja, está novo! :confused:

Usei até um produto lubrificante nas conchas e até agora tudo na mesma.

O que sugerem que eu faça, mando vir outro?
 

wheel18

Cirrus
Registo
26 Dez 2010
Mensagens
85
Local
Moita
Boas,

tenho a minha PCE há pouco mais de um mês e a verdade é que o pluviómetro já começa a fazer das suas.

Apesar de nas primeiras chuvas que apanhou este ter registado valores quase idênticos aos da EMA de Merelim, tem tido ultimamente diferenças de quase 10 mm, sendo também valores bem mais baixos em relação às restantes estações de Braga.

Não acho estranho pois mal fui ver o que se passava reparei que uma das conchas necessita de mais água do que a outra para "tombar" , o que resulta numa lenta ascensão do acumulado.

Pensei num eventual defeito de fabrico mas a verdade é que ele ainda há pouco tempo estava a registar valores correctos, e não levou nenhuma pancada ou algo do género, ou seja, está novo! :confused:

Usei até um produto lubrificante nas conchas e até agora tudo na mesma.

O que sugerem que eu faça, mando vir outro?

Verifica se está bem nivelado e se o vento que possa "entrar" por baixo não está a influenciar a leitura. De qualquer forma, se está na garantia, manda vir um novo!

Curiosamente, na minha a única coisa que ainda não avariou foi mesmo o pluviometro!