Previsão Sazonal - Outono/Inverno 2013

M

Membro excluído 274

Eu costumo consultar as previsões sazonais através do site lameteo.org:

Novembro:

saiso-novembre13.png


En Europe :
Le froid devrait circuler entre la Russie, la mer Noire et la Bavière en novembre prochain ainsi que du côté de l’Islande. Les températures moyennes mensuelles devraient souvent tourner autour des normales saisonnières sur le reste de l’Europe, sauf vers le sud-ouest où de l’air océanique pourrait circuler fréquemment, apportant la douceur sur la France, l’Italie, la péninsule Ibérique et surtout sur le Maghreb où des hautes apporteraient des conditions chaudes. Sans doute peu de précipitations sur l’est de l’Europe, la Russie, la Turquie, la Grèce, mais aussi sur le Maghreb. Au contraire, un courant dépressionnaire bien installé apporterait beaucoup d’eau sur une large partie nord-ouest de l’Europe jusqu’en Allemagne et jusqu’à la moitié nord de la France.

Dezembro:

saiso-decembre13.png


En Europe :
Des basses pressions récurrentes entre le nord de l’Atlantique et la Scandinavie pourraient diriger un rapide courant océanique d’ouest sur une grande partie du continent. On peu ainsi s’attendre à des températures bien douces du Maghreb à la France jusqu’en Europe Centrale et jusqu’à l’ouest de la Turquie, surtout du Maroc au sud de la France et au nord de l’Italie. Un froid très modéré devrait se cantonner vers le nord de la Russie et la Scandinavie. Les écarts négatifs s’annoncent importants en revanche en Islande où froid et neige devraient s’imposer. Précipitations abondantes en perspective des iles Britanniques et du nord de la France à la Pologne, la Scandinavie et jusqu’à la Russie septentrionale.

Janeiro:

saiso-janvier14.png


En Europe :
Retour à des conditions météo plus hivernales probablement en janvier prochain. Des températures basses sont envisagées du nord de la Russie à la Mer Baltique jusqu’en Europe Centrale et jusqu’à la Grèce, mais dans une atmosphère plutôt sèche. L’air doux devrait reculer vers le Proche-Orient, vers l’Islande ou encore vers la péninsule Ibérique et le Maghreb. Les précipitations, quant à elles, pourraient être assez importantes sur les pays bordant la grande bleue, en Ecosse et en Islande.

Fevereiro:

saiso-fevrier14.png


En Europe :
Les conditions pourraient ressembler à celles de janvier, à savoir un temps sec et assez froid du nord de la Russie à l’Europe Centrale, plus doux vers la péninsule Ibérique et le Proche-Orient. Des pluies abondantes sont envisagées de l’Italie aux Balkans jusqu’au nord de la mer Noire, mais aussi vers les îles Britanniques, la Norvège ou encore l’Islande. Des conditions sèches sont attendues en revanche vers le Maghreb, l’Espagne et le Portugal.

Março:

saiso-mars14.png


En Europe :
Un temps frais à froid et humide devrait concerner une grande partie de l’Europe, du nord du continent jusqu’au nord de la mer Noire où pluie et neige pourraient jouer les prolongations. Une poche d’air frais pourrait aussi concerner le golfe de Gascogne et ses alentours. Peu d’air chaud a priori. On le retrouverait vers l’Afrique du Nord, le Proche-Orient et vers la Russie Centrale, le tout accompagné de conditions plutôt sèches.

Enfim... valem o que valem! Nada de alarmismos pois a previsão sazonal é péssima! :(
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Esse site não tem qualquer modelo acoplado, basicamente analisam todos os modelos existentes, tiram as suas conclusões e criam os seus mapas.
Infelizmente a maior parte dos modelos apresentam a tendencia de mais um Inverno seco (Dez a Fev) o que aqui nesta zona já seria o 4º consecutivo mas eu não estou nada convencido disso, e acho que este ano teremos um Dezembro chuvoso, Janeiro normal e Fevereiro seco .... em resumo bastante variabilidade !
Prefiro acreditar que não seja identico a 2003/2004 !
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,193
Local
loule-caldeirao
Esse site não tem qualquer modelo acoplado, basicamente analisam todos os modelos existentes, tiram as suas conclusões e criam os seus mapas.
Infelizmente a maior parte dos modelos apresentam a tendencia de mais um Inverno seco (Dez a Fev) o que aqui nesta zona já seria o 4º consecutivo mas eu não estou nada convencido disso, e acho que este ano teremos um Dezembro chuvoso, Janeiro normal e Fevereiro seco .... em resumo bastante variabilidade !
Prefiro acreditar que não seja identico a 2003/2004 !

Isso era obra depois do rumo que o mês de Novembro parece querer levar! Não se vislumbra brecha nenhuma no AA para as próximas 2 semanas. Pelos em termos de Outono já se nota diferença em relação aos 2 últimos anos. Apesar de o mês de Outubro teimar em ser bastante idêntico com precipitação abundante na última semana o mês de Novembro parece não querer seguir a tendência...em 2009/2010 quando tivemos o último Inverno como deve ser houve uma grande pausa a seguir às chuvas de Outubro. Acho que termos uma repetição de 2003/2004 parece ser difícil mas a de 2009/2010 também o é.
Bom por essa última previsão apresentada, aos bonequinhos:lol:, até o Norte ia sofrer com meses secos no Inverno. Acho que é demasiada utopia...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,405
Local
Olhão (24 m)

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,405
Local
Olhão (24 m)
Isso era obra depois do rumo que o mês de Novembro parece querer levar! Não se vislumbra brecha nenhuma no AA para as próximas 2 semanas. Pelos em termos de Outono já se nota diferença em relação aos 2 últimos anos. Apesar de o mês de Outubro teimar em ser bastante idêntico com precipitação abundante na última semana o mês de Novembro parece não querer seguir a tendência...em 2009/2010 quando tivemos o último Inverno como deve ser houve uma grande pausa a seguir às chuvas de Outubro. Acho que termos uma repetição de 2003/2004 parece ser difícil mas a de 2009/2010 também o é.
Bom por essa última previsão apresentada, aos bonequinhos:lol:, até o Norte ia sofrer com meses secos no Inverno. Acho que é demasiada utopia...

Em 2009/2010 tiveste um Outubro e Novembro bastante seco por aqui, logo não podemos comparar este ano com esse.

Relativamente ao site francês que eu consulto, não há muito por dizer desse site, porque simplesmente acertou em 100% em termos de precipitação para aqui. Esse site que consulto há anos, no último ano acertou no mês de Novembro do ano passado que ia ser chuvoso, depois colocava o Março (assim foi); depois colocou o Setembro e Outubro (assim no Algarve foi), porque a maioria das estações andam por volta dos 80/90 mm no mês de Outubro. Pior é mesmo essa previsão catastrófica a partir de Novembro, mas que eles em relação à precipitação acertaram isso não tenho nenhuma dúvida. Aliás, a minha previsão sazonal do Outono foi feita com base no ECM e nesse site.

Previsão do site para o mês de Outubro:

15904347_ezskl.jpeg


Já Setembro previa o mesmo. Sinceramente, espero que o Inverno seja diferente dos últimos 2 anos.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,177
Local
Setúbal


For Spain, Portugal and western France, the coldest part of the winter, relative to normal will be the first part.
"Chilly waters off the coasts of Portugal, northern Spain and western France will result in a cool December, but as the waters trend toward average later in the season, so will the Iberian Peninsula trend warmer," Reppert said.


Fonte: http://www.accuweather.com/en/weather-news/europe-winter-forecast-warmer/19131940
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Ah quer dizer as águas estão mais frias do que o normal, têm uma piada esta gente ....e vão aquecer á medida que se vai entrando pelo Inverno a dentro, não me façam rir !

o CFS indica que as SST estão acima do normal, para esta altura do ano, e aliás a maior parte do Atlêntico está mais quente que o normal, e eles dizem o contrário, e como a água está mais fria o mês de Dezembro também vai ser mais frio !
Afinal quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha ... o que origina as correntes oceânicos não é a dinâmica atmosférica que dinamiza através dos ventos as correntes ocêanicos, não é o facto de termos vento de sul ou vento norte que faz aquecer ou arrefecer as temperaturas do oceano !
Isto trata-se é tudo de um ciclo, os ventos originam alterações nas SST, as SST originam alterações no posicionamento do Anticiclones e ciclones, o posicionamento destes originam alterações em várias camadas atmosféricas, enfim ... existem inumeras variáveis que teria ainda que juntar.

Agora dizerem que as SST ao aquecerem é que vão fazer aquecer a Peninsula Ibérica.
Acredito que esta previsão vai sair completamente furada no que toca a temperaturas pelo menos na fase inicial, como já se vai ver em Novembro, e quanto a precipitação também estes indicam um Inverno seco.

Isto mais parece o ECM contra o mundo, por aquilo que estou a ver no horizonte acho que o ECM vai falhar redondamente infelizmente ....
3/4 nunca foi ano de chuva e acho que este não será excepção !
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Ah quer dizer as águas estão mais frias do que o normal, têm uma piada esta gente ....e vão aquecer á medida que se vai entrando pelo Inverno a dentro, não me façam rir !

o CFS indica que as SST estão acima do normal, para esta altura do ano, e aliás a maior parte do Atlêntico está mais quente que o normal, e eles dizem o contrário, e como a água está mais fria o mês de Dezembro também vai ser mais frio !
Afinal quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha ... o que origina as correntes oceânicos não é a dinâmica atmosférica que dinamiza através dos ventos as correntes ocêanicos, não é o facto de termos vento de sul ou vento norte que faz aquecer ou arrefecer as temperaturas do oceano !
Isto trata-se é tudo de um ciclo, os ventos originam alterações nas SST, as SST originam alterações no posicionamento do Anticiclones e ciclones, o posicionamento destes originam alterações em várias camadas atmosféricas, enfim ... existem inumeras variáveis que teria ainda que juntar.

Agora dizerem que as SST ao aquecerem é que vão fazer aquecer a Peninsula Ibérica.
Acredito que esta previsão vai sair completamente furada no que toca a temperaturas pelo menos na fase inicial, como já se vai ver em Novembro, e quanto a precipitação também estes indicam um Inverno seco.

Isto mais parece o ECM contra o mundo, por aquilo que estou a ver no horizonte acho que o ECM vai falhar redondamente infelizmente ....
3/4 nunca foi ano de chuva e acho que este não será excepção !

Boa tarde Caro Aurélio,

Pessoalmente não me fio muito nas sazonais (até gostava!!! :p), basta ver o final do mês de Setembro por este canto, foi bem húmido e chuvoso e Setembro começou normal (Dias quentes e secos). Outubro pelo menos no Noroeste leva com boa anomalia positiva de precipitação (levamos com mais de 300mm). Apesar dos supercomputadores, de vários modelos e de várias interpretações acho que a Meteo atualmente ainda tem o seu "segredo" e faz surpresas quanto menos se espera!!!

Concordo com a tua frase "Agora dizerem que as SST ao aquecerem é que vão fazer aquecer a Peninsula Ibérica".

Pessoalmente acho absurdo pensarmos que as SST possam ser as únicas responsáveis pelas alterações do clima na PI, sabemos bem e como dizes e bem, existem N de variáveis em jogo!!!.

Cmps.
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
É uma hipótese, não é uma ciência exacta mas eles sustentam-se em probabilidades. É melhor olhar para isto do que saber que não existe nenhum sinal estatisticamente significativo para o inverno na europa.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
O cool start só pode querer dizer um mês de janeiro com pressões mais altas que a média. Mas também não é um padrão de NAO positivíssima com as frentes polares a varrerem apenas a europa do norte.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,405
Local
Olhão (24 m)
3/4 nunca foi ano de chuva e acho que este não será excepção !

Estação Faro (Aeroporto):

1973/74: 319.1 mm
1983/84: 528.1 mm
1993/94: 534.5 mm
2003/2004: 481.4 mm

Só tirando 1973/74, todos os outros foram anos normais, se este ano for normal já é bom. Aliás, se este mês de Novembro for seco, Dezembro vai ser chuvoso o histórico sempre mostrou isso.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Estação Faro (Aeroporto):

1973/74: 319.1 mm
1983/84: 528.1 mm
1993/94: 534.5 mm
2003/2004: 481.4 mm

Só tirando 1973/74, todos os outros foram anos normais, se este ano for normal já é bom. Aliás, se este mês de Novembro for seco, Dezembro vai ser chuvoso o histórico sempre mostrou isso.

Sabes muito bem que isso é tudo muito relativo num passado recente tivemos muitos anos, em que aquilo que salvou foram as chuvas fora de época tal como as chuvas de Setembro e Outubro e depois os meses já da Primavera, e provavelmente na maior parte terão tido um periodo Nov a Fevereiro bem mais seco !

Além não se pode usar uma estação mas sim um computo geral !

Isso de um mês ser seco e o outro a seguir ser chuvoso não quer dizer nada e a história não mostra nada disso como dizes, somente nos raros anos em que temos um Inverno chuvoso por cá tal como em 2009/2010 isso acontece, mas não quero entrar em mais detalhes !

Se falamos a falar de história a mesma ultimamente não joga nada a favor de Invernos (trimestre Dez/Jan/Fev), mas veremos ...
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Parvoiçe a accuweather vir com essa das aguas frias...estamos com fortes anomalias positivas aqui ao largo de PT e também no Mediterraneo...que raio, e não há padrão nenhum que se pareça querer estabelecer no sentido de arrefecer a sst ( tipo fortes entradas de N/NW/W).

A AMO está a ter um forte pico positivo, o PDO está positivo após ter dado um grande salto desde um período negativo no 1º trimestre deste ano para o actual período positivo.

O ENSO deverá andar neutro..

O gelo/neve no hemisfério norte teem recuperado bastante face ao período homologo do ano passado.

Só estes 4 factores geralmente estão associados a invernos muito instáveis/variaveis com tendência geral de NAO- á escala sazonal ( DJF) mas que á escala semanal/mensal geralmente tendem a apresentar grandes flutuações entre NAO+ e NAO-.

Aquilo que eu acho é que teremos um Inverno algo fora do comum, com alguns eventos pouco comuns no sentido em que poderão ocorrer variações grandes entre períodos mais secos/anticiclónicos e outros com circulação mais perturbada de W, no final acho que a soma das partes deverá dar numa estação dentro do normal climatológico, embora com a tal variabilidade mais acusada que o normal.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Eu tambem acho que o proximo inverno vai alterar periodos secos e frios com entradas de leste com periodos chuvosos e com alguns eventos de neve que ate poderao ser fora do comum . Sinceramente nao acredito num padrao dominante , ou predominantemente seco ou predominantemente chuvoso. A ver vamos. . .