Lobo Ibérico

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
São recentes, não são poucas.


Em 2003 eram 75 animais, em 2010 já tinham passado para cerca de 450.

Não me admirava que neste momento já ultrapassassem o milhar de exemplares.
 


DMigueis

Cumulus
Registo
22 Jun 2011
Mensagens
138
Local
Figueira da Foz/Aveiro
São recentes, não são poucas.


Em 2003 eram 75 animais, em 2010 já tinham passado para cerca de 450.

Não me admirava que neste momento já ultrapassassem o milhar de exemplares.

Estava a referir-me ao número de populações e não ao número de animais.
Os últimos resultados que foram apresentados o ano passado apontam para 500 a 600 animais, no Gerês.
 

DMigueis

Cumulus
Registo
22 Jun 2011
Mensagens
138
Local
Figueira da Foz/Aveiro
^^

Quem sabe se o abrandamento da taxa de crescimento das populações não se deve já ao efeito da predação?

Fazendo contas muito simples, e desprovidas de sentido ecológico, não se verifica abrandamento do crescimento.

(450-75)/(2010-2003) dá aproximadamente um aumento de 50 animais por ano.

de 2010 a 2012, 450+100=550

Não tem qualquer significado do ponto de vista de dinâmica populacional, mas também não parece demonstrar nem um aumento nem diminuição da taxa de crescimento.

Do mesmo modo, não serve para comprovar ou contrariar a hipótese de predação, seja pelo lobo ou pela águia-real.


Boa notícia para a região, o aumento aparente nos avistamentos de grifos, no Gerês. Aí já acredito que a cabra bem como os outros ungulados, com o seu aumento e consequentemente aumento da disponibilidade de alimento para necrófagos, possa ter alguma influência.
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Se achas que 50 animais por ano quando haviam 100 fêmeas comparando com os mesmo 50 havendo umas 250, não é um abrandamento no ritmo de crescimento...
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,660
Local
Aveiras de Cima
Se achas que 50 animais por ano quando haviam 100 fêmeas comparando com os mesmo 50 havendo umas 250, não é um abrandamento no ritmo de crescimento...

Também é possível que o abrandamento do crescimento da população seja devido a outros factores nomeadamente a saturação do habitat preferencial da espécie naquela zona (afloramentos rochosos e escarpas).
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
^^

Óbvio que sim, nem eu disse que foi o lobo que causou isso. Limitei-me a levantar a hipóteses da predação pelo lobo já começar a ter influência no crescimento, coisa que não parece ter havido nos primeiros anos em que o crescimento foi explosivo.
 

DMigueis

Cumulus
Registo
22 Jun 2011
Mensagens
138
Local
Figueira da Foz/Aveiro
^^

Óbvio que sim, nem eu disse que foi o lobo que causou isso. Limitei-me a levantar a hipóteses da predação pelo lobo já começar a ter influência no crescimento, coisa que não parece ter havido nos primeiros anos em que o crescimento foi explosivo.

Exacto, a perspectiva do maior numero de fêmeas tem lógica. Escapou-me ^^,


Há realmente muitos factores que podem ter influência nesse abrandamento, e é difícil dizer qual o que mais significado tem.
Está documentado a influência da densidade, sendo que para densidades elevadas, a taxa de reprodução é menor. claro que isso estará relacionado com a predação, com a disponibilidade alimentar, em algumas espécies até poderá estar relacionado com a competição intra-específica.
Para confirmar a predação da cabra pelo lobo, só mesmo através de um estudo da dieta alimentar do lobo.
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Abatido a tiro mais um lobo-ibérico seguido com colar GPS



Foi abatido a tiro mais um lobo-ibérico seguido com colar GPS. Encontrada esta semana, Bragadinha terá morrido no passado dia 17, na zona de caça da Gavieira, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês.A fêmea reprodutora da alcateia do Vez era seguida por telemetria desde Setembro de 2012.
Fotografada recentemente pelo fotógrafo de natureza João Cosme a levar comida às crias, Bragadinha foi encontrada morta na semana passada semana em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês.
A necrópsia, realizada sexta-feira de manhã, revelou que foi abatida a tiro, tendo depois sido mordida por vários cães e alvo de paulada ou novo disparo post-mortem.
De 15 lobos marcados com colar GPS, no âmbito da investigação do CIBIO, 5 já morreram por causas humanas e de forma ilegal. O lobo-ibérico é uma espécie em perigo de extinção em Portugal e protegida por lei desde 1988.


Continua...
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,660
Local
Aveiras de Cima
Cada vez ganho mais ódio aos caçadores... no coments :(:(:(:(:(


Quem faz isso não são os caçadores, são os destruidores ou furtivos, os verdadeiros caçadores têm o maior respeito pela natureza e pelas suas presas.
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,660
Local
Aveiras de Cima
Contam-se pelos dedos de uma mão os caçadores que respeitam a natureza... A maioria tudo o que mexe é para matar!

Desculpa a sinceridade mas na minha opinião estás completamente alheado da realidade, basta ires ao tópico do lince para veres que não é bem assim como pensas.

Os caçadores são dos maiores interessados em que os animais continuem a existir e sabem que se caçarem tudo hoje amanha não têm nada, quanto ao lobo morto a tiro trata-se de vandalismo/crime nada tem a ver com a caça pois o lobo nem sequer é uma espécie cinegética, quem fez semelhante atrocidade é apenas um destruidor nunca um caçador, gente estúpida há em todo o lado infelizmente.