Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2013

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,694
Local
Loures
Regras deste tópico:


->Regras Análise Modelos, Previsão e Alertas
->Nota sobre a utilização dos dois tópicos de Previsões


Aviso MeteoPT
As análises, previsões ou alertas neste forum são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal.
Para previsões, avisos e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do IPMA, Protecção Civil ou outras entidades com essa função.
 


Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Não há muito a dizer aqui pra baixo... um par de frentes frias que se desfazem mal tocam o centro do país.

Com este tempo anticiclonico está a arrefecer de forma interessante naqueles locais habituais.
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Não há muito a dizer aqui pra baixo... um par de frentes frias que se desfazem mal tocam o centro do país.

Com este tempo anticiclonico está a arrefecer de forma interessante naqueles locais habituais.

Isto diz tudo...

Ensemble Faro

ycgv.png


De notar a subida das temperaturas nos proximos dias! :calor:
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,172
Local
Setúbal
Os primeiros 20 dias deste mês estão já arruinados seca completa :angry: pode ser que o mês fique salvo em menos de 5 dias como nos últimos dois meses por aqui :lol:
 
  • Gosto
Reactions: algarvio1980

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Olhando aos dois principais modelos não se vislumbra nada de nada nem uma possibilidade de cut-off. Este mês a ser salvo só mesmo mesmo lá para o fim.
Não é nada a que já não estejamos habituados, o Verão de São Martinho aqui no Sul, quando o há, é sempre de 3 semanas a mês e tal;)
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Previsão de longo prazo - Previsão mensal - 4 nov. a 1 dez. 2013


Na precipitação total semanal prevêem-se valores abaixo do normal, para as regiões centro e sul, na semana de 04/11 a 10/11 extendendo-se a todo o território nas semanas de 11/11 a 17/11 e de 18/11 a 24/11 . Na semana de 25/11 a 01/12 não é possível identificar a existência de sinal estatisticamente significativo .

Na temperatura média semanal prevêem-se valores acima do normal, para todo o território, nas semanas de 04/11 a 10/11, de 11/11 a 17 /11 e de 18/11 a 24/11 . Na semana de 25/11 a 01/12 não é possível identificar a existência de sinal estatisticamente significativo .

Fonte: IPMA

Até dia 24 de Novembro não se prevê nada, sempre abaixo da média e a última semana não tem nenhum sinal, por isso, este mês pode vir a ser muito idêntico a Novembro de 2009 no sul. Quanto ao Inverno, muitas incertezas, mas a seca não se pode descartar neste momento.
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Este tópico é do seguimento sul? Ou é de modelos? É que aqui anda a chover a 2 dias seguidos

Boa tarde,

O colega algarvio1980 referiu sempre a região dele (Sul) mas a verdade é que certezas nunca existem na METEO. :p

Em termos meramente estatístico, podemos pensar que as próximas 2 semanas sejam isentas de precipitação relevante em todo o território mas com temperaturas acima da média.

Relativamente ao país que temos penso que esteja bem divido, porque pelo menos neste cantinho (Noroeste) o início de Novembro tem sido "à moda antiga", chuvoso e como tal bem humido.

Cmps.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Se as altas pressões subirem alguma coisa terá de cá chegar... ou chuva do atlântico ou tempo seco e frio do interior da europa. Talvez seja o frio.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
O verao de S. Martinho deve chegar para a semana e e normal isso acontecer . Dias quase amenos sao carateristicos. Penso que ate existe uma explicacao cientifica para esse fenomeno . Por isso sem dramas . La para o final do mes deve voltar alguma chuva, pelo menos no Norte e ja com algum frio . Comeco a ficar com a ideia que dezembro vai ser muito frio e talvez este chegue sem avisar .
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,172
Local
Setúbal
O verão de S.Martinho aqui e para sul chegou a pelo menos 5 dias :lmao: e pelos vistos irá durar até ao final do mês e a isso não chamo de verão de S.Martinho chamo de seca!!!
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,172
Local
Setúbal
Bem , se isso e uma seca entao o inverno de 2012 foi uma mega - seca .
Mas eu desejo tambem que o sul tambem possa ter chuva nos proximos tempos. . .

Se o mês acabar como vai acabar é um mês seco para o centro e Sul o pais não é só o norte onde tem sido beneficiado desde o inverno passado ao contrario do Sul em que só foi beneficiado em Março e Outubro que me lembre
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Se o mês acabar como vai acabar é um mês seco para o centro e Sul o pais não é só o norte onde tem sido beneficiado desde o inverno passado ao contrario do Sul em que só foi beneficiado em Março e Outubro que me lembre

Eu estava a falar apenas de um possivel fenomeno meteorologico , nao estava a fazer uma analise climatologica.
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
O verão de S. Martinho tem que necessariamente ser seco? Eu pensei que tivesse mais a ver com as temperaturas que com a chuva, mas posso estar enganada.

Se não há mal que chova, então acho que aqui no norte (ou pelo menos no Porto) começou no sábado e vai-se estender até sexta. Digo isso porque o ipma teima em prever máximas de 19 C neste período (mas que até agora só chegaram a pouco mais de 17 C) e mínimas igualmente desarrazoadas (embora aparentemente já tenham desistido das mínimas de 18 C nestes dias). De sexta para frente voltam as mínimas de 10 C ou abaixo disso, embora as máximas continuem relativamente elevadas. Mas isso ainda pode mudar tanto que é melhor não se fiar nestas previsões, eu aliás tenho o hábito de seguir o ipma por pura preguiça de consultar o ecmwf.

S. Martinho ou não, o facto é que depois do Halloween as temperaturas mínimas subiram bastante com a chuva, e que provavelmente estaria mais frio se não chovesse tanto. Precisamos é de um outono, não de mais um verão : :D