Previsões e Alertas - Agosto 2007

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Uma curiosidade:

O remanescente da Tempestade Tropical Chantal já aparece no GFS para os próximos dias a transformar-se numa potente depressão no Atlântico Norte.

É de facto interessante observar como o fortalecimento do ex-Chantal dá-se assim que este atravessa a Frente Polar e encontra ar mais frio em altidude...

Mapa dos Ventos a 300hPa antes do Chantal atravessar a Frente Polar

rtavn001nc8.jpg




Mapa dos Ventos a 300hPa depois do Chantal de atravessar a Frente Polar, passa a reflectir-se nas camadas altas da atmosfera


rtavn4815fz2.jpg
 


TigoStreets

Cirrus
Registo
6 Jul 2007
Mensagens
34
Local
Covilhã
Em primeiro lugar, obrigado Vince, pela tua explicação em como interpretar o Cape e o LI.
Portanto, segundo percebi, já não vai ser tão mau como se esperava...

Rtavn7211.png


E Domingo e Segunda-feira, também já nada de especial, certo?

Rtavn9611.png


Rtavn12011.png
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Entretanto parece que mais uma vez que há uma tendência para o Anticiclone retirar-se para Oeste...

ECM

x2hn1.jpg


GFS

x1dw1.jpg
 
Registo
25 Jun 2007
Mensagens
143
Local
Benfica - Lisboa
Bom Dia
Tive a reparar no Modelo CAPE e observei os vossos topicos...Tambem me parece que trovoadas so mesmo no interior, e em particulariedade no interior Norte e Centro.As restantes regiões irao olhar pas moscas...:lol:, mas atenção que o calor vai apertar de novo e sera ligeiramente menos do que em dias passados ( espero que nao esteja em erro)
Hasta!;)

Trovoadas mesmo trovoadas....sao deste genero assim...isto e que e pura adrenalina loool
 
Editado por um moderador:

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
É, isto está tudo a esfumar-se um pouco quanto a trovoadas, o run das 00z retirou muito e o das 6z voltou a pôr alguma coisa. Vamos lá a ver se sobra alguma coisa quando chegar o sábado e domingo.
 
Registo
25 Jun 2007
Mensagens
143
Local
Benfica - Lisboa
É, isto está tudo a esfumar-se um pouco quanto a trovoadas, o run das 00z retirou muito e o das 6z voltou a pôr alguma coisa. Vamos lá a ver se sobra alguma coisa quando chegar o sábado e domingo.


Exactamente meu caro.....mas eu ca continuo a dizer que trovoadas no mesmo no interior, mas quem sabe na ponha alguma coisita embora seja fraca e dispersa ca pos nossos lados;):)
 
Registo
25 Jun 2007
Mensagens
143
Local
Benfica - Lisboa
Eu nao comento isto....vergonha!:disgust:

alertasup4.jpg



E eu digo isto porque...Para ja certos distritos do Interior, penso que deveriam por em alerta Laranja e de seguida em certas cidades dao valores muito baixos do que os previstos nos modelos..
E a minha opiniao..ate posso estar errado.:)
Hasta
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Eu nao comento isto....vergonha!:disgust:
E eu digo isto porque...Para ja certos distritos do Interior, penso que deveriam por em alerta Laranja e de seguida em certas cidades dao valores muito baixos do que os previstos nos modelos..
E a minha opiniao..ate posso estar errado.:)
Hasta

O IM faz os alertas de acordo com os critérios que estão na página deles.

Quanto às previsões, não te esquecas que no IM baseiam-se na experiência deles e internamente tem acesso a dados de modelos e outras coisas a que nós não temos, entre muitas outras coisas, por exemplo aos modelos europeus (ECMWF, HIRLAM,etc) ao qual nós temos um acesso muito reduzido ou quase nulo. Mas de qualquer forma, não percebi porque dizes "vergonha" ? Se a situação prevista ainda nem sequer ocorreu, como se pode já estar a criticá-la ?
 

Nuno

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2006
Mensagens
1,140
Local
Setúbal
Desculpem o off-topic ! Mas amigo Vince ja reparaste que a run das 18 H ñ sai :huh: Normalmente sai as 22:30 tanto no Meteociel como no Wetterzentrale ! So tem a 1 actualizaçao 06 H ! Ñ passa dali, o que será que aconteceu ! Não é nada normal !
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Animação do CAPE no Run do GFS das 12z: de Sábado 12z a 2ªf 12z

capegj2.gif


Parece cada vez mais afastado um cenário de trovoadas generalizadas.
Durante uns dias pensei que assistiriamos a um episódio idêntico às trovoadas de Julho de 2006, pois havia algumas semelhanças com o que estava previsto até aqui com a situação de Julho de 2006. Na altura tivemos forte instabilidade durante vários dias, entre 11 e 14 de Julho.

Uma imagem para recordar esses dias, e já agora no seguimento de comentários anteriores, para ajudar a perceber como é que no litoral é quase impossivel de vermos o que quer que seja.

13 Julho 2006, 18 UTC.
capenf1.jpg
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Desculpem o off-topic ! Mas amigo Vince ja reparaste que a run das 18 H ñ sai :huh: Normalmente sai as 22:30 tanto no Meteociel como no Wetterzentrale ! So tem a 1 actualizaçao 06 H ! Ñ passa dali, o que será que aconteceu ! Não é nada normal !

Já tinha reparado, encalhou a meio da actualização, mas já está neste momento ainda a actualizar de forma gradual.
Mas noutros sites tem esse run, por exemplo este:

http://www2.wetter3.de/animation.html
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Yah eu conheço esse tambem ! Mas aqueles sao os melhores ! E eu queria ver os outros dias tambem ! Esse site só da ate 8 dias salvo erro !

O wetterzentrale.de já está a actualizar, neste preciso momento já tem os dados para sábado e domingo por exemplo, os dias seguintes é uma questão de minutos.
 
Registo
25 Jun 2007
Mensagens
143
Local
Benfica - Lisboa
Animação do CAPE no Run do GFS das 12z: de Sábado 12z a 2ªf 12z

capegj2.gif


Parece cada vez mais afastado um cenário de trovoadas generalizadas.
Durante uns dias pensei que assistiriamos a um episódio idêntico às trovoadas de Julho de 2006, pois havia algumas semelhanças com o que estava previsto até aqui com a situação de Julho de 2006. Na altura tivemos forte instabilidade durante vários dias, entre 11 e 14 de Julho.

Uma imagem para recordar esses dias, e já agora no seguimento de comentários anteriores, para ajudar a perceber como é que no litoral é quase impossivel de vermos o que quer que seja.

13 Julho 2006, 18 UTC.
capenf1.jpg


Bom dia Vince. Olha reparei que as previsoes para a ocorrencia de trovoadas até ja estao a por qualquer coizita para as regioes do litoral e nomeadamente aqui na nossa regiao amigo!. O I.M tambem está prever para Domingo trovoadas para o todo o País...A ver vamos...;):D