Previsão e Seguimento Tufões (Pacífico Oeste 2013)



Felipe Freitas

Cumulonimbus
Registo
11 Fev 2012
Mensagens
3,766
Local
Florianópolis, Santa Catarina, Brasil
Nos próximos dias uma tempestade tropical deve atingir a mesma área onde Haiyan passou.

wd9j.png
 

Danilo2012

Nimbostratus
Registo
18 Abr 2010
Mensagens
761
Local
Japao,Nagano 720m 36N
Parece que vai ser algo histórico.

O tufão Haiyan parece ser neste momento o furacão mais forte na história da metereologia, desde que há registros. Ultrapassando o recorde do tufão Tip de 1979.

O vento sustentado é 315km/h. As rajadas aproximam-se dos 378km/h.
Ainda tem menor tamanho que o tufão Tip. Estou curioso por saber o quão baixa é a pressão atmosférica!

Provavelmente irá ter o landfall com ventos constantes de 260km/h e rajadas à volta dos 300km/h, catastrófico em parte das Filipinas. Quem estiver no seu caminho, é melhor evacuar!

Manila, a capital das Filipinas, irá provavelmente escapar ao pior. O olho parece passar a alguma distância a sul. Se mudasse a trajectória para norte, seria um cenário muito destrutivo e dramático.

Segundo a NOAA a pressao minima ficou entre 858hpa-884hpa:shocking:
Segundo JMA forao 895hpa

Os ventos maximos no landfall foi de 315km/h sendo o
landfall com os ventos mais fortes ja registrado

Fontes http://en.wikipedia.org/wiki/Typhoon_Haiyan_(2013)
 

Felipe Freitas

Cumulonimbus
Registo
11 Fev 2012
Mensagens
3,766
Local
Florianópolis, Santa Catarina, Brasil
Cruz Vermelha estima que o número de mortos e de 1.200.

[ame="http://www.youtube.com/watch?v=teKyrb9-jUw&sns=tw"]Super typhoon Yolanda / Haiyan Aftermath Tacloban City 9th November 2013 Breaking News Footage - YouTube[/ame]

[ame="http://www.youtube.com/watch?v=Ke6ureLcpkk#t=30"]Super Typhoon Yolanda / Haiyan Hits Tacloban Philippines Breaking News Footage 1 - YouTube[/ame]
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Informação IPMA:

Na passagem do tufão Haiyan pelas Filipinas no dia 9 de novembro foram registados ventos máximos da ordem de 170 kt (aproximadamente 315 km/h), sendo considerado um tufão de categoria 5. Quando atingiu as Filipinas, este tufão tinha uma dimensão equivalente à distância entre o Mar Mediterrâneo e os países nórdicos.
Um tufão é um ciclone tropical com origem no Pacífico Ocidental, caracterizado em categoria pela escala de Saffir-Simpson, a mesma escala que caracteriza os furacões no Oceano Atlântico.
Comparando o tufão Haiyan com dois dos furacões mais intensos que atingiram terra, o furacão Andrew, que atingiu a Florida nos Estados Unidos da América no ano de 1992, com ventos máximos de 280 km/h, ou mais recentemente, com o furacão Katrina que atingiu a costa leste dos Estados Unidos da América no ano de 2005, também com ventos máximos de 280 km/h, este tufão poderá ser classificado com o ciclone tropical mais intenso alguma vez registado.
De acordo com a Agência Meteorológica do Japão, a entidade responsável pela monitorização dos ciclones tropicais do Pacífico Ocidental, este tufão continuará numa trajetória que irá atingir o Vietname, com rajadas máximas de vento que poderão atingir os 120kt (cerca de 220 km/h), seguindo para o sul da China, onde deverá chegar no dia 12 de novembro. Nesta sua trajetória por terra, o tufão Haiyan vai diminuindo a sua intensidade.
 
  • Gosto
Reactions: rbsmr

Felipe Freitas

Cumulonimbus
Registo
11 Fev 2012
Mensagens
3,766
Local
Florianópolis, Santa Catarina, Brasil
Devido à estar em águas mais frias, Haiyan continua se enfraquecendo aos poucos e agora está previsto para chegar ao Vietnã como tempestade tropical ou categoria 1. Mesmo mais fraco, Haiyan ainda e um ciclone muito perigoso, pois provocará acumulados de chuva de cerca de 300 mm em Hanói, cidade localizada ao lado do Rio Vermelho e com 6 milhões de habitantes.

315o7kn.jpg