Previsões e Alertas - Agosto 2007



Registo
25 Jun 2007
Mensagens
143
Local
Benfica - Lisboa
Um microburst é um pequeno Downburst. Downburst é um forte corrente descendente numa trovoada que quando chega ao solo irradia poderosas rajadas em todas as direcções. Muitas vezes os efeitos/estragos (árvores partidas, telhados danificados,etc) são confundidos com tornados. Por exemplo em Portugal estou convencido que uns quantos tornados não foram tornados mas sim downburst's .

Ahh bem me parecia...alias ate fica uns videos aqui no caso de alguem queira ter um exemplo deste fenomeno meteorologico




Vince caso um destes videos nao seja concretamente o fenomeno de que tivemos a falar tas aprovado em corrigir-me:D:D
Hasta!
 
Editado por um moderador:

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Mais um run que saiu, sem grandes mudanças para sábado, o que é bom, pois falta pouco e estamos habituados a que retirem.

Mas para Domingo está a pôr uma situação muito potente mesmo ... agora já percebo porque é que o IMN espanhol fez uma nota especial ...
Com esta potência também as teriamos cá à tarde. Pena é o CAPE afastar-se tanto no das 18z...

Domingo 12/18z

27629842ot8.gif
90056771qz4.gif
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Mais um run, o das 18z. Para Domingo empurrou mais um pouco para Espanha mas para sábado meteu um pouco mais polvora. Um LI de -5 com um CAPE a chegar aos 1300... ui ui

Sábado 18z
capeth6.gif


Estive a ver os run's do Lightning Wizard que tem sempre um atraso de 12h em relação aos run's do gfs em que se baseia, mas começa a indicar algumas situações mais extremas para sábado e sobretudo no domingo do interior da peninsula até à fronteira portuguesa e um pouco do interior centro/norte.

Vamos ver se o Estofex faz algum mapa para amanhã e domingo, para já ainda não fez, devem fazer amanhã de manhã.
 
Registo
25 Jun 2007
Mensagens
143
Local
Benfica - Lisboa
Mais um run, o das 18z. Para Domingo empurrou mais um pouco para Espanha mas para sábado meteu um pouco mais polvora. Um LI de -5 com um CAPE a chegar aos 1300... ui ui

Sábado 18z
capeth6.gif


Estive a ver os run's do Lightning Wizard que tem sempre um atraso de 12h em relação aos run's do gfs em que se baseia, mas começa a indicar algumas situações mais extremas, sobretudo no domingo do interior da peninsula até à fronteira portuguesa.

Vamos ver se o Estofex faz algum mapa para amanhã e domingo, para já ainda não fez, devem fazer amanhã de manhã.


E verdade...;) e ate meteram mais qualquer coisa pos nossos lados....e afinal elas ao k parecem veem adiantadas!:lol: Tao com a pressa toda :lmao:
Hasta

Ah outro ponto a fundamentar e que tenho observado e que a partir de Domingo salvo erro mas com maior incidência na segunda iremos ter provavelmente nortada intensa...muito possivelmente podemos vir a ter ventos na media dos 40 a 50km/h e acompanhamento das rajadas:intrigante:
Veremos no que ira dar...;)
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
E verdade...;) e ate meteram mais qualquer coisa pos nossos lados....e afinal elas ao k parecem veem adiantadas!:lol: Tao com a pressa toda :lmao:
Hasta

Ah outro ponto a fundamentar e que tenho observado e que a partir de Domingo salvo erro mas com maior incidência na segunda iremos ter provavelmente nortada intensa...muito possivelmente podemos vir a ter ventos na media dos 40 a 50km/h e acompanhamento das rajadas:intrigante:
Veremos no que ira dar...;)

Vento de Nortada... isso não é nada nada bom para as trovoadas. Ar frio em altitude é excelente para trovoadas o mesmo não se passa quando o ar frio está junto ao solo...
 
Registo
25 Jun 2007
Mensagens
143
Local
Benfica - Lisboa
Vento de Nortada... isso não é nada nada bom para as trovoadas. Ar frio em altitude é excelente para trovoadas o mesmo não se passa quando o ar frio está junto ao solo...


Pois eu sei disso...mas isso so ira acontecer a partir de domingo que e logo no dia em que a probabilidade de ocorrencia de trovoadas e muito mais para o interior...Amanha e que pelos vistos aqui e que pode vir dar alguma coisa mas so nos resta esperar...;)
Hasta
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Bem interessante como o responsável pela introdução possível instabilidade e descida das temperaturas é o ex-Chantal ele próprio.

Observem como se dá o "rompimento" do Anticiclone permitindo a entrada de um fluxo de N/NW..

Pressão a nível do Mar - Análise das 18h

rtavn00c1ns6.jpg




Pressão a nível do Mar - 24horas depois

e1sw9.jpg
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
A ULL (Upper Level Low)/ DANA e respectiva bolsa de ar frio nos niveis altos que amanhã nos chegará de SW e ajudará à festa:

Agora neste momento (00z) ainda completamente invisivel no IR

00z
ull2yn5.gif


Mas no Vapor de água a ver-se muito bem toda a evolução da sua formação ao longo do dia de hoje:

06z 12z 18z 00z
ullyq6.gif
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Run da meia noite voltou a enfraquecer um pouco para nós sábado e sobretudo para domingo, já não parece tão extremo em Espanha.

O Van Der Velde do Estofex já fez uma análise às 03:45 portanto já foi com o run da meia noite, e dá probalidade de trovoadas em todo o interior mas também parte do litoral sul. Não indica qualquer risco extremo, mas não afasta a possibilidade de algum microburst muito localizado, fenónomo que o Rogério ontem aqui abordou.

estofexxf2.gif


SYNOPSIS
At 18Z Saturday, a blocking high pressure area at lower levels spans a broad region from Spain to the Baltic states, keeping the southwesterly flow at distance from the continent, over the British Isles and Norway. Upper level lows are centered over Hungary and western Russia, while later in the night a upper cut-off low approaches the Iberian Peninsula. The cold front of the previous day has stalled over the Balkan, where vorticity maxima around the upper low provide sufficient lift for widespread thunderstorms in a tongue and bubble of steep mid level lapse rates.

Destabilisation takes place at the west flank of a mid level ridge over the western Iberian Peninsula, where a thermal low pulls inland some Atlantic moisture. Very high LCLs and very steep mid level lapse rates are in place (some localised microburst threat) The late arrival of the trough would allow increasing numbers of thunderstorms from evening onwards.

Mid level air over Scandinavia should warm at the approach of a temperature ridge, which would suppress deep convection.


Interessante a análise, aborda a Cut off low (DANA) a iniciar as hostitilidades da instabilidade vinda de SW e também o pormenor da depressão térmica a Sul a fornecer algum ar humido subtropical à peninsula.

37163285bg6.gif


Mais tarde a cut off low será absorvida pela trough que vem de norte /vaguada como dizem os espanhois a introduzir instabilidade devido ao corredor que o Minho ontem à noite falou, embora no nosso caso acho que é ela que nos roubará as trovoadas de Domingo pois trará para nós demasiado frio para os niveis baixos.

61318304do1.gif
 
Registo
25 Jun 2007
Mensagens
143
Local
Benfica - Lisboa
Boas
Vince tambem fui observar o Estofex e reparei no pormenor aqui para a nossa Zona. Poderá ser interessante o panorama:thumbsup: E em relação a esse fenomeno (microburst) é provavel tambem que possa vir ocorrer.
Vince queria-te pedir um favor...Tens algum conhecimento dum site ( como eu hei-de te explicar) que prevee assim mais pormonorizado em relação a intensidade dos ventos e isso? E que normalmente vejo o wheatheronline mas contem muitas falhas por parte deles salvo erro. Se tivesse esse conhecimento agradecia que me colocasses o site;)
Hasta
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Vamos aguardar pela saida as 6Z. Eu recordo-me que um antigo forista bem conhecido por estas bandas dizia (há uns meses atrás) que a run das 6z era a melhor para avaliar a curto prazo enquanto as das 0 e 12 Z era optimas para longo prazo. Veremos então sendo interessante este estudo que o Vince trouxe a este espaço. Por aqui por Setúbal vou estar apesar de uma gripe monumental :sad: atento e prometo assim se justifique fotos para complementar depois o seguimento.

Abraço pessoal.