Previsão Sazonal - Outono/Inverno 2013

Kispo

Cumulus
Registo
17 Ago 2008
Mensagens
189
Local
Monte Abraão, Queluz (195m)
Curiosamente, o mesmo vulcão (Grimsvotn) teve a maior erupção em 100 anos, em 2011 (praticamente um VEI5). Foi pouco falado nas notícias mas no entanto libertou uma quantidade considerável de SO2 (algo que os vulcões islandeses são prolíferos). Em 2012 houve uma erupção VEI5 ou até VEI6 mas passou maioritariamente despercebida, mesmo entre os interessados, pois foi submarina a 1km de profundidade a noroeste da Nova Zelãndia. No entanto, mesmo assim libertou uma pluma acima do oceano, e uma quantidade massiva de pumiça vulcânica. Especulo se estas duas erupções podem ter sido suficientes para causar um ligeiro, mas quase insignificante, arrefecimento climático durante uns meses.

Aparentemente não. A erupção do Nabro na Eritreia em 2011 parece ter tido uma muito ligeira influência (sublinho o muito)

http://data.giss.nasa.gov/modelforce/strataer/

ver no final da página referência a "Updates (December 2012)"
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Actualização do MetOffice para o Inverno climático (DJF):

Temperatura

15969870_P5WpZ.jpeg


Precipitação

15969864_fzRuq.jpeg


Acho que este Inverno pode surgir cut-off's a SW de Portugal. Mas se é seco na Islândia e UK não pode ser seco cá ou vice-versa digo eu, mas que vai para aqui uma valente caldeirada ai isso vai. :lmao:

NOAA começa a dar sinais de um Dezembro acima da média embora o sinal ainda seja ténue.

A minha opinião para o Inverno climático (DJF) é a seguinte: Dezembro chuvoso, Janeiro normal a chuvoso e Fevereiro seco a normal.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Actualização do MetOffice para o Inverno climático (DJF):

Temperatura

15969870_P5WpZ.jpeg


Precipitação

15969864_fzRuq.jpeg


Acho que este Inverno pode surgir cut-off's a SW de Portugal. Mas se é seco na Islândia e UK não pode ser seco cá ou vice-versa digo eu, mas que vai para aqui uma valente caldeirada ai isso vai. :lmao:

NOAA começa a dar sinais de um Dezembro acima da média embora o sinal ainda seja ténue.

A minha opinião para o Inverno climático (DJF) é a seguinte: Dezembro chuvoso, Janeiro normal a chuvoso e Fevereiro seco a normal.

Isso mostra que não existe sinal .... e se olhares ao "Anomaly Mean", está noutro sitio, mostra um z500 com uma anomalia em todo o HN, Pressão de Superficie acima do normal em toda a Europa, e Precipitação abaixo da média em toda a Europa excepto no mar !

Surreal o que se passa este ano ... com os modelos !
 
  • Gosto
Reactions: Norther

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Já saiu a previsão do ECM ....
Confesso que não entendo este modelo .... de previsão sazonal !
Num mês temos um Outono e Inverno chuvoso;
Ño mês seguinte temos Outono e Inverno secos;
Depois já são outra vez o resto do Outono e Inverno chuvosos;

Agora nesta ultima run (previsão de Novembro) teremos uma previsão provavelmente ao nivel de 2004/2005 ou 2003/2004 com um Inverno e Primavera extremamente secos.

Podem ver a previsão horrorosa aqui ......

http://www.ilmeteo.it/portale/meteo-stagionali
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Já saiu a previsão do ECM ....
Confesso que não entendo este modelo .... de previsão sazonal !
Num mês temos um Outono e Inverno chuvoso;
Ño mês seguinte temos Outono e Inverno secos;
Depois já são outra vez o resto do Outono e Inverno chuvosos;

Agora nesta ultima run (previsão de Novembro) teremos uma previsão provavelmente ao nivel de 2004/2005 ou 2003/2004 com um Inverno e Primavera extremamente secos.

Podem ver a previsão horrorosa aqui ......

http://www.ilmeteo.it/portale/meteo-stagionali

Os mapas da precipitação do ECM são praticamente iguais aos do MetOffice, o que pode ser um muito mau presságio para o Inverno.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Os mapas da precipitação do ECM são praticamente iguais aos do MetOffice, o que pode ser um muito mau presságio para o Inverno.

Penso que neste momento o modelo ainda mais optimista é o CFS, pelo menos a norte parece estar bom, mas este modelo tem estado sempre a mudar, aliás todos os modelos têm estado sempre a mudar mas não vejo isto com aspecto de mudar, e para já existe esta depressão na Sexta e depois talvez haja uma cut-off mas o sinal para isso acontecer é muito fraco.

Mas penso que os modelos têm chances de falharem na sazonal este ano. Mas penso que isto anda com aspecto de ser um ano algo identico a 2003/2004 !

Se isto continuar assim no final do mês estaremos em seca moderada ou severa por aqui não percebi bem a cor !
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Isto apenas para mostrar o que vale as previsões a 30 dias do ECM .... Zero !

Previsão de longo prazo - Previsão mensal - 18 nov. a 15 dez. 2013
Precipitação abaixo do normal
Na precipitação total semanal prevêem-se valores acima do normal, para todo o território a sul do sistema montanhoso Montenjunto -Estrela, nas semanas de 18/11 a 24/11 e de 25/11 a 01/12. Nas semanas de 02/12 a 08/12 e de 09/12 a 15/12 não é possível identificar a existência de sinal estatisticamente significativo .

Na temperatura média semanal prevêem -se valores abaixo do normal, para todo o território, nas semanas de 18/ 11 a 24/11 e de 25/11 a 01/12. Nas semanas de 02/12 a 08/12 e de 09/12 a 15/12 não é possível identificar a existência de sinal estatisticamente significativo.
 

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
Isto apenas para mostrar o que vale as previsões a 30 dias do ECM .... Zero !

Ainda não se concretizaram as datas e já estás a dizer que não vale nada ? Olha que é referido que é a Sul do Sistema Montanhoso Montejunto Estrela o que terá mais precipitação, e olha que na próxima noite, coicidentemente, irá chover a Sul dessas montanhas. :cool:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Ainda não se concretizaram as datas e já estás a dizer que não vale nada ? Olha que é referido que é a Sul do Sistema Montanhoso Montejunto Estrela o que terá mais precipitação, e olha que na próxima noite, coicidentemente, irá chover a Sul dessas montanhas. :cool:

Vê lá é melhor comprares um barco .... :lol::lol:

Diz precipitação acima da média, tendo como base o dia 18 da previsão, nessa altura os modelos indicavam precipitação e os ensembles acompanhavam isso. Uma previsão de 30 dias não pode ser lançada assim, pois caso contrário é como jogar num numero do Euromilhões.
O que temos agora é AA a perder de vista, e como disse eu outro post, mais vale ficar calado, e esperar que chega a notica (certa) da chuva !

PS: Já agora estou tão excitado com a chuva que tenho andado a manhã toda a regar as coisas para não morrerem de cedo tal a chuva que se espera !
 

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
Vê lá é melhor comprares um barco .... :lol::lol:

Diz precipitação acima da média, tendo como base o dia 18 da previsão, nessa altura os modelos indicavam precipitação e os ensembles acompanhavam isso. Uma previsão de 30 dias não pode ser lançada assim, pois caso contrário é como jogar num numero do Euromilhões.
O que temos agora é AA a perder de vista, e como disse eu outro post, mais vale ficar calado, e esperar que chega a notica (certa) da chuva !

PS: Já agora estou tão excitado com a chuva que tenho andado a manhã toda a regar as coisas para não morrerem de cedo tal a chuva que se espera !

Quanto pessimismo :lmao:

Vamos ver o quanto chove esta noite e Sábado, quem sabe.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
A poucos dias de começar o Inverno climatológico a previsão não é nada boa.

16007101_szJey.jpeg



Previsão DJF

16007115_gU81I.jpeg
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra


For Spain, Portugal and western France, the coldest part of the winter, relative to normal will be the first part.
"Chilly waters off the coasts of Portugal, northern Spain and western France will result in a cool December, but as the waters trend toward average later in the season, so will the Iberian Peninsula trend warmer," Reppert said.


Fonte: http://www.accuweather.com/en/weather-news/europe-winter-forecast-warmer/19131940

Até agora esta previsão está a acertar... no cool start, temperaturas baixas em Novembro/Dezembro.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
A previsão do NOAA é bem notória, um Inverno a lembrar 2004/2005.

Dezembro

16315654_jz9Pa.jpeg


Janeiro

16315655_32DlA.jpeg


Fevereiro

16315657_TiN91.jpeg


Pior do que isto não há.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Posso juntar ainda mais estas para complementar, agora cada um é livre de acreditar naquilo que quiser, agora apenas digo ... o que temos agora é o padrão que alguns modelos começaram a delinear logo no inicio do Outono, e que mais tarde, outros modelos como o CFS v2 começou a mostrar também.
Até agora quando os modelos nos outros anos, entraram em consonância de padrões ainda não vi eles falharem. Mas como disse cada um acredita naquilo que quiser. A tendência está lá ... mas isso não invalida que acertem a 100 % ou que de forma temporaria tenhamos uma situação deveras interessante. Recordo que a ultima grande, mesmo grande (ouve já depois disso várias outras) seca foi em 2004/2005 e eu acredito claramente em ciclos e por isso temos que pôr uma forte hipótese de este ano ser um ano muito seco, ou então o começo de uma nova grande seca, tal como acontece pelo menos uma vez de 10 em 10 anos ....



Uploaded with ImageShack.us