Previsões e Alertas - Agosto 2007

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Tens algum conhecimento dum site ( como eu hei-de te explicar) que prevee assim mais pormonorizado em relação a intensidade dos ventos e isso?

Eu vejo sempre os ventos pelo GFS no 10m Wind, ou seja, o vento aos 10 metros.

Tinhas razão ontem, a partir de 2ªf teremos vento com alguma intensidade no litoral.
http://www.wetterzentrale.de/pics/Rtavn668.png

Felizmente que não chega antes senão dáva-nos cabo das trovoadas já de hoje. Por isso é que disse no post anterior que achava que era a trough bastante potente a norte que a nós em Portugal nos deverá roubar as trovoadas de Domingo.

Ou seja, a atmosfera é uma coisa fantástica. Uma ex-tempestade subtropical há uns dias na costa leste americana vem depois provavelmente dar-nos cabo do cenário já montado dumas trovoadas de Domingo. Há coisas fantásticas não há ? :)


Eu recordo-me que um antigo forista bem conhecido por estas bandas dizia (há uns meses atrás) que a run das 6z era a melhor para avaliar a curto prazo enquanto as das 0 e 12 Z era optimas para longo prazo.

Eu há muito tempo que oiço falar desse tipo de coisas mas também há muto tempo que procuro um texto oficial a explicar isso e nunca o encontrei. Se alguém encontrar também agradecia. Mas pessoalmente com o tempo tenho a noção de que as pessoas confiam mais no run da meia noite, por exemplo aquele site do meteoblue só faz os mapas com o run da meia noite.
 


Registo
25 Jun 2007
Mensagens
143
Local
Benfica - Lisboa
Podes crer Vince...mas enfim hoje se tudo correr bem iremos ter alguma "festa";)

Ah e obrigado plo o que me enviaste...e bastante interessante e nota-se que este modelo e mais "bem comportado:lol:" que os outros a nivel de previsoes.
Bem, aqui fica a minha teoria ou previsao como queiram chamar, em relação à intensidade do vento nos proximos dias

pelo que constatei todo o litoral a sul do cabo Mondego, penso que irá ser a zona mais afectada pela nortada forte prevista nos proximos dias.
Na Media os ventos irão soprar até aos 45km/H (24knots - Esc.6 Beaufort) em que as rajadas poderão chegar pontualmente aos 70km/h (38 knots - Esc.8 Beaufort)...Mas mto sinceramente vou esperar plos proximos modelos porque isto pode tudo mudar..;)" parece gelatina" esta previsoes inda nao estao seguras:confused::lol:

Hasta
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
As temperaturas à superficie já são bastante interessantes, às 9 da manhã já havia registos de 25C em Lisboa e 30C em Portalegre, ou 27 em Faro. A humidade já entra pelo sul da Peninsula sendo superior à mesma hora de ontem. Agora é esperar que o frio nos niveis altos associados à cut-off não se atrasem para chegar na hora certa.

humidadebz6.gif


Vamos lá a ver se a festa se concretiza. Boa sorte a todos, volto mais logo a partir das 15h a ver se já há algum sinal.
 

remy

Cirrus
Registo
8 Fev 2007
Mensagens
68
Local
Toulouse
Uma boa situação orageuse que esta perfila amanhã e esta noite para nvocês !!! bandas de afortunados lol!! Também não espero que vai traz-nos bonitas fotografias destas trovoadas não hesita e posso ser tornade héhéhé. O model de Supercell Compiste Paramater é muito bom para esta noite sobre as regiões de Lisboa mas bom ver. Em qualquer caso boa caça à todos !!!!!

captur10.jpg


http://www.lightningwizard.estofex.org/
 
Registo
25 Jun 2007
Mensagens
143
Local
Benfica - Lisboa
Re: Seguimento - Agosto de 2007

Alo Pessoal...De volta a Lisboa:)
Bem tive aqui observar os modelos CAPE/Lifted Index e gostava que me dissesem algo ao verem isto..Eu sei que inda falta muito tempo, mas vejam a beldade que colocaram!:D

thunderrn9.jpg


Ah e aproveito para dizer que e provavel que venha novamente o calor..o I.M ja colocou para sexta-feira tempo quente!:hehe: A ver vamos!
E parece que a nortada surgiu efeito aqui no litoral:D ja andava a ver isto a que tempos e finalmente deu-se...descansem amanha ja estara tudo mais calminho!
Hasta
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Hoje e amanhã temos a destacar apenas o vento na costa ocidental:

27044519uh6.jpg



Lá para 5ª ou 6ªf temos a curiosidade do GFS pôr uma onda de leste tropical a recurvar para o norte de África devido à mudança no regime de ventos, que deixaria bastante precipitação nessa região.

29138567ik4.gif


E finalmente daqui a uma semana o GFS põe mais uma cut-off low, desta vez mais forte e um pouco melhor localizada, mesmo a SW do Algarve, o que conjugado com a humidade deixada para trás pela onda acima referida poderia gerar forte instabilidade no sul do país na próxima 3ªfeira.

55084581wq3.gif


Mas depois da última banhada que levámos com a anterior cut-off low de Sexta/Sábado passado, deixemos o GFS com os seus cenários de ficção mais uns dias :p
 
Registo
25 Jun 2007
Mensagens
143
Local
Benfica - Lisboa
Hoje e amanhã temos a destacar apenas o vento na costa ocidental:

Lá para 5ª ou 6ªf temos a curiosidade do GFS pôr uma onda de leste tropical a recurvar para o norte de África devido à mudança no regime de ventos, que deixaria bastante precipitação nessa região.

E finalmente daqui a uma semana o GFS põe mais uma cut-off low, desta vez mais forte e um pouco melhor localizada, mesmo a SW do Algarve, o que conjugado com a humidade deixada para trás pela onda acima referida poderia gerar forte instabilidade no sul do país na próxima 3ªfeira.

Mas depois da última banhada que levámos com a anterior cut-off low de Sexta/Sábado passado, deixemos o GFS com os seus cenários de ficção mais uns dias :p

Por acaso tambem ja tive a observar isso e ate meti um topico das ultimas RUNS...no seguimento...falhei deveria ser aqui lool:lol: mas tem graça, colocaram mais pa nossa regiao...Veremos té pode ser so em sonho :lol:
Hasta
 
Registo
25 Jun 2007
Mensagens
143
Local
Benfica - Lisboa
Bem tenho andando a observar aqui a situação a nivel da instabilidade e achei curioso o que os modelos mostraram nas ultimas actualizaçoes!

vincejw6.jpg


Agora a minha pergunta,será uma daquelas depressoes isto devido ao calor que origina trovoadas ou entao será uma daquelas depressoes do genero que tragam muito vento e chuvas frontais?:confused:...Te posso estar ser completamente burro mas fico a espera d opinioes.
Hasta:)