Aquecimento Global



Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Isto é muito interessante mas se repararmos temos tido uma anomalia positiva á vários meses na Antartica em termos de cobertura de gelo, e durante a 2ª metade de Setembro bem como neste mês de Outubro o Atlântico norte em torno dos polos tem estado muito activo com grandes tempestades e segundo os modelos e com um padrão de NAO + nas proximas semanas isso ainda se vai acentuar mais !

Agora pergunto .... que implicações isto poderá trazer para o Inverno se é que pode trazer alguma coisa !
 
  • Gosto
Reactions: dahon

slbmacieira

Cirrus
Registo
23 Mar 2013
Mensagens
1
Local
Carrazeda de Ansiães
Calm solar cycle prompts questions about impact on earth
Sapa-AFP | 24 Novembro, 2013 10:18

2013-11-03T184336Z_01_AMM36_RTRIDSP_3_JORDAN-03-11-2013-20-11-18-347.jpg


A partially-eclipsed sun is seen in Amman November 3, 2013. Skywatchers across the world are in for a treat Sunday as the final solar eclipse of 2013 takes on a rare hybrid form.
Image by: MUHAMMAD HAMED / REUTERS

Fonte:[URL=http://www.timeslive.co.za/scitech/2013/11/24/calm-solar-cycle-prompts-questions-about-impact-on-earth
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
M

Membro excluído 274

Novo RECORDE de temperatura mínima do planeta terra:

91,2 bajo cero: nuevo récord de frío en nuestro planeta

Publicado: 8 dic 2013 | 12:33 GMT

91,2 grados bajo cero: es la temperatura récord en la superficie de nuestro planeta que han registrado los científicos. El récord fue establecido en la estación japonesa Cúpula Fuji, en la Antártida.

El récord anterior –89,2 bajo cero– también fue registrado en la Antártida, en la estación rusa Vostok, en 1983.

La Cúpula Fuji es la estación antártica situada a más altitud: se ubica a 3.786 metros sobre el nivel del mar.

RT
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Boas , quando o verao passado foi considerado um dos mais quentes das ultimas decadas verifcou - se quase uma histeria coletiva , a comunicacao social falou disso ate a exaustao como a prova do aquecimento global .

Segundo o ipma , o mes de novembro passado foi um dos mais frios dos ultimos anos e nem um pio sobre isso .

Nao acredito numa teoria da conspiracao , mas assim caminha - se rapidamente para o descredito deste problema , que e o pior que pode acontecer .

Em conversas que tenho com amigos meus sobre este problema , temos chegado a conclusao que as pessoas cada vez acham que isso sao coisas dos maluquinhos da meteorologia , o que e perigoso .
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
O que acontece num verão ou num inverno num cantinho do planeta, não é argumento para aquecimento ou arrefecimento global. Por alguma razão as normais se baseiam numa sequência de 30anos! Então porque razão um aquecimento ou arrefecimento global se iria basear em muito menos?? Para falarmos dessas tendências, falemos de no mínimo dos mínimos de 100 ou 200 anos de registos. Tudo o que é menos, chama-se variabilidade climática!
 

Art-J

Cumulus
Registo
26 Fev 2012
Mensagens
140
Local
Funchal
Boas , quando o verao passado foi considerado um dos mais quentes das ultimas decadas verifcou - se quase uma histeria coletiva , a comunicacao social falou disso ate a exaustao como a prova do aquecimento global .

Segundo o ipma , o mes de novembro passado foi um dos mais frios dos ultimos anos e nem um pio sobre isso .

Nao acredito numa teoria da conspiracao , mas assim caminha - se rapidamente para o descredito deste problema , que e o pior que pode acontecer .

Em conversas que tenho com amigos meus sobre este problema , temos chegado a conclusao que as pessoas cada vez acham que isso sao coisas dos maluquinhos da meteorologia , o que e perigoso .

O que acontece no mês de Novembro, num único ano, num lugar específico, é de extrema irrelevância para esta questão.

É porque se formos por essa lógica tive o mês de Novembro a torrar na Madeira. E agora?
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
O que acontece no mês de Novembro, num único ano, num lugar específico, é de extrema irrelevância para esta questão.

É porque se formos por essa lógica tive o mês de Novembro a torrar na Madeira. E agora?

Mas era exatamente ai que eu queria chegar . Eu tambem acho irrelevante , por isso a importancia que se deu a irrelevancia de 2 meses no verao mais quentes que o normal mostra bem o sensacionalismo e a desinformacao que andam a volta desta questao do aquecimento global .
 

Kispo

Cumulus
Registo
17 Ago 2008
Mensagens
189
Local
Monte Abraão, Queluz (195m)
o que me parece que o James quer dizer é que: quando há algum evento isolado relacionado com calor/tufões/furacões/cheias/secas vem logo parar à TV e a causa acaba de alguma forma por ser sempre o mesma, i.e o aquecimento global..... mas quando o evento isolado é relacionado com frio pouco se fala e qd é lançado na comunicação social a causa para esse frio extremo são as alterações climáticas.... bolas... as alterações climáticas/aquecimento global ou lá o que lhe chamam têm mesmo as costas largas :D eventos extremos sempre houve e sempre continuarão a acontecer!

O que acontece no mês de Novembro, num único ano, num lugar específico, é de extrema irrelevância para esta questão.

É porque se formos por essa lógica tive o mês de Novembro a torrar na Madeira. E agora?
 

Azorean

Cirrus
Registo
17 Jun 2008
Mensagens
84
Local
Palmela/Ilha do Pico
Não li as mensagens passadas, já é um tópico longo e talvez já tenham dito o mesmo, mas em relação a Novembros frios, etc, isso é relativo, por ser demasiado local e, paradoxalmente, frio não significa que o planeta esteja mais frio no geral. Até será possível haver uma anomalia de frio na zona do Atlântico Norte, num cenário de maior aquecimento.

Este é um tema que já acompanho diariamente à anos. A minha opinião é mutável, uma vez que sou apenas amador e não estou em condições de ter certezas muito fixas. Já passei pela fase de acreditar que afinal era tudo uma conspiração global, mas pensando melhor e pesquisando mais um pouco, essa teoria começou a perder sentido.

É verdade que pode haver uma certa paranóia transmitida pelos media e partilhada por muitos leigos, mas talvez até seja bom que ela exista. Acho que o assunto não deve ser abordado de forma simplista e desinportada. Associar um Sandy directamente ao aquecimento global pode ser precipitado, mas é algo que prevê-se ser mais comum, logo também não deve ser automaticamente descartado qualquer tipo de associação entre os dois fenómenos.

Sobre o assunto das tempestades de neve e frio. Até é expectável que sejam mais comuns, especialmente no hemisfério norte. A diferença de temperaturas entre o Árctico e as latitudes mais baixas está a diminuir. Provavelmente devido ao facto de o Árctico estar a aquecer muito mais depressa. Esse equílibrio de temperaturas entre as duas regiões origina um abrandamento do jet stream, fazendo com que, por vezes, ele se torne mais ondulante e possa originar periodos mais prolongados de frio, ou de calor.

Fica aqui um vídeo a explicar esse fenómeno:

 
Editado por um moderador:

Danilo2012

Nimbostratus
Registo
18 Abr 2010
Mensagens
761
Local
Japao,Nagano 720m 36N
Eu penso que so por o as temperaturas globais nao estarem acompanhando o aumento dos gases estufa ja põem em prova a veracidade da hipótese do aquecimento antropogenico.

E muito difícil dizer que só esta aquecendo esta também esfriando o clima esta mudando