Seguimento Açores e Madeira - Dezembro 2013

LMCG

Cumulus
Registo
28 Dez 2009
Mensagens
479
Local
Ponta Delgada
Boas pessoal,

Vento em alguns PE's da EDA durante as últimas 2h:

O PE da Boca da Vereda (cota 650m) nas Flores 61 km/h (máx 2 torres);
O PE do Salão (cota 500m) no Faial 108 km/h (máx 5 torres);
O PE das Terras do Canto (cota 850m) no Pico ? km/h (máx 6 torres);
O PE do Pico da Urze (cota 725m) em São Jorge ? km/h (máx 5 torres);
O PE da Serra do Cume (cota 500m) na Terceira 90 km/h (média máx 10 torres);
O PE dos Graminhais (cota 875m) em São Miguel 108 km/h :surprise: (média máx 10 torres);
O PE do Figueiral (cota 150m) em Santa Maria 104 km/h (máx 5 torres).

PS: Não tenho acesso aos dados do Pico e São Jorge desde as 9h30.

Cumprimentos,
Luís Guilherme.
 
  • Gosto
Reactions: Gil_Algarvio


pumabr

Cirrus
Registo
30 Nov 2013
Mensagens
38
Local
Funchal (Santa Luzia)
Há um site espanhol em que se pode escolher diversas imagens de satélite, eu tinha isto gravado por aqui mas não sei onde o pus...alguém sabe qual era? As imagens de satélite apareciam com animação ao longo do tempo.
 

LMCG

Cumulus
Registo
28 Dez 2009
Mensagens
479
Local
Ponta Delgada
Boas pessoal,

Pelas minhas contas, a velocidade média (10minutos) do vento, medida à altura de 10 metros do solo (para podermos comparar com as estações do IPMA), na zona dos Graminhais ronda agora os 90 km/h... estamos quase a chegar aos 104 km/h medidos à pouco no Pico do Areeiro na Madeira.

Cumprimentos,
Luís Guilherme.
 

Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
Há um site espanhol em que se pode escolher diversas imagens de satélite, eu tinha isto gravado por aqui mas não sei onde o pus...alguém sabe qual era? As imagens de satélite apareciam com animação ao longo do tempo.

Chicas-calientes.es? :D

Agora a sério, será o AEMET?

P.S. - Acabei de descobrir que aquele site existe mesmo...:lmao:
Agora tenho de voltar para lá porque estou a descobrir mais umas coisas sobre humidade relativa.
 

pumabr

Cirrus
Registo
30 Nov 2013
Mensagens
38
Local
Funchal (Santa Luzia)
Chicas-calientes.es? :D

Agora a sério, será o AEMET?

P.S. - Acabei de descobrir que aquele site existe mesmo...:lmao:
Agora tenho de voltar para lá porque estou a descobrir mais umas coisas sobre humidade relativa.

Não, ainda é outro...tinha um nome específico e não uma sigla. O mapa mostrava até as Canárias, logo dava para ver a Madeira e os Açores!

Cuidado com os índices de saturação :hehe:
 

hfernandes

Cirrus
Registo
27 Ago 2012
Mensagens
75
Local
Funchal
A bóia do Funchal do Instituto Hidrográfico registou até à hora do último registo (17h38) uma altura máxima de 7,2 metros.
 

Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
Não, ainda é outro...tinha um nome específico e não uma sigla. O mapa mostrava até as Canárias, logo dava para ver a Madeira e os Açores!

Cuidado com os índices de saturação :hehe:

Para imagens de satélite, normalmente, uso o Eumetsat (http://oiswww.eumetsat.org/), o http://www.nwcsaf.org/ para consultar o seviri e o imapweather.com/fullscreen para ter informações dos satélites americanos, mas estes últimos já não apanham a Madeira ou o Continente português.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Aviso de situação particularmente perigosa

e5Uhtfv.png



A frente fria aproxima-se da RAM.
Uma linha de convergência pré frontal mantem-se activa entre as CN e a RAM.

A analise do ASCAT pela 0102UTC indica circulação de SSE com 30-40kts de vento médio no sector da convergência pré frontal.
Dados de superfície indicam vento forte nos níveis médios/baixos e uma massa de ar tropical com dew 18-19ºC.

Os produtos da EUMETSAT indicam uma circulação forte de SW nos níveis altos associado ao core do jet polar, que neste momento se posiciona sobre a frente fria a oeste da RAM.
A frente tem mostrado sinais de activação convectiva, e ao que tudo indica á medida que esta se desloca para leste deverá beneficiar de um ambiente de forte forçamento dinâmico ( crescente convergência á sfc + div em altura) e crescente instabilidade vertical, sendo de esperar reactivação explosiva de núcleos convectivos profundos num ambiente de shear moderado e circulação vigorosa em todos os níveis.

Por estes motivos é lançado um aviso de situação particularmente perigosa, nomeadamente ao nível da possibilidade de rajadas da ordem dos 130km.h, precipitação entre 50-100mm/h e em menor grau tornados até ás 0530h
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Hfernandes podias dizer onde viste o registo de 150km/h de rajada na estação da Ponta do Pargo? Estou aqui a tentar encontra-la mas às cegas.
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,423
Local
Ponta Delgada - Açores
Por aqui o mar também está um bocadinho agitado, a bóia do Faial registou por volta das 18h00 11,5m e a de Ponta Delgada tem andado a rondar os 7m.

E mais uma vez não há alerta para o estado do mar. Mas actualizaram o aviso de precipitação para laranja no grupo oriental.
 
  • Gosto
Reactions: Afgdr