Seguimento Açores e Madeira - Dezembro 2013

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores


Azorean

Cirrus
Registo
17 Jun 2008
Mensagens
84
Local
Palmela/Ilha do Pico
Existe uma estação instalada no topo da montanha do Pico, mas não sei se há recepção de dados.
http://www.cee.mtu.edu/~reh/pico/

Há anos eles actualizavam os dados, mas depois deixaram de o fazer. Mas penso que continua a funcionar. Em termos de mínima ablosuta, uma espanhola que estava lá uma vez disse-nos que não passava dos -5ºC.

Já dá para ver bastante neve na montanha do Pico:

njmm.jpg

Belo nevão! Deve ser o primeiro de jeito este inverno. As primeiras neves podem ocorrer no início de Outubro, mas coisa pouca. :thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
Boas pessoal.
Mas na informação do site, a unidade utilizada é em Km/h. :huh:
É isso mesmo, a intensidade média diária e a intensidade máxima na média de um período de 10 minutos, sempre em km/h.

Estão a fazer alguma confusão, dado que o sinal de "Km/h" no quadro induz em erro, que eu próprio incorri durante algum tempo até ver a explicação abaixo.

Passo a demonstrar:
tMdVN5v.png


Cito:
Valor Máximo (rajada) Diário da Intensidade do vento registada a 6 metros de altura (m/s).
Ou seja: m/s = metros por segundo

Cumps,
 
  • Gosto
Reactions: marco_antonio

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Sim, é em m/s. Os valores da Madeira nem fariam sentido, se a rajada máxima tivesse sido 41 km/h enquanto houve médias até superiores a 60 km/h. :D
Aliás, acho que as estações por defeito medem em m/s, penso que é regra da OMM.
 

LMCG

Cumulus
Registo
28 Dez 2009
Mensagens
479
Local
Ponta Delgada
Boas pessoal,

Tivemos danos no PE dos Graminhais esta noite, nomeadamente a porta da subestação :mad:

Quanto ao vento médio (10 minutos) este rondou os 130 km/h desde as 4h00 até às 8h00 da manhã :eek: com rajadas na casa dos 150/160 Km/h...

Em Santa Maria as rajadas rondaram os 130 km/h...

Ter em atenção que o PE de Santa Maria está 700m mais baixo que o PE dos Graminhais.

Cumprimentos,
Luís Guilherme.
 

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,976
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Ola a todos ... Primeiro que tudo lamentar a vítima mortal no Arquipélago da Madeira e deixar aqui as mais profundas condolências à família deste homem ...

Por aqui na Terceira felizmente as coisas estão muito mais calmas que nos últimos dias e parou de chover um bocadinho estando um dia frio mas normal ...

Saudações Açorianas ...
 
  • Gosto
Reactions: marco_antonio

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa noite!

Antes de mais, envio os meus sentimentos aos próximos do homem que faleceu hoje na Madeira aquando do mau tempo. Infelizmente, o Homem ainda não consegue controlar a força da Natureza. :(

Está uma noite fria. :cold:

Sigo com céu muito nublado e vento fraco.

Hoje, o céu apresentou-se inicialmente com alguma/muita nebulosidade, com períodos de pouca nebulosidade e sol a partir da tarde. Caíram alguns aguaceiros para o final da tarde e o vento soprou durante o dia ainda com alguma intensidade, com rajadas por vezes fortes.

Temperatura: 10ºC



Continuação de uma boa quarta-feira.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

LMCG

Cumulus
Registo
28 Dez 2009
Mensagens
479
Local
Ponta Delgada
nqh7.jpg



Boas pessoal,

Não tenho tido tempo por isso para já fica aqui os dados de vento médio e máximo de 10minutos, relativo à torre 1 do PE dos Graminhais durante a noite de terça para quarta-feira.

Logo à noite disponibilizo os dados das outras 9 torres.

Já agora esta apanhou uma rajada de 174,2 Km/h :surprise:

Se tiverem sugestões ou pedidos digam.

Cumprimentos,
Luís Guilherme.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
nqh7.jpg



Boas pessoal,

Não tenho tido tempo por isso para já fica aqui os dados de vento médio e máximo de 10minutos, relativo à torre 1 do PE dos Graminhais durante a noite de terça para quarta-feira.

Logo à noite disponibilizo os dados das outras 9 torres.

Já agora esta apanhou uma rajada de 174,2 Km/h :surprise:

Se tiverem sugestões ou pedidos digam.

Cumprimentos,
Luís Guilherme.



Boas Luís. E se eu te disser que nessa noite o meu carro quase que guindou pela falésia do Lombo Gordo abaixo acreditas? Foi um susto que nunca mais vou esquecer.

Ia da Pedreira para a Água Retorta quando de repente acendeu-se do nada uma ventania louca vinda n sei de onde. O vento estava de norte muito forte, arrastou o meu carro na estrada, e tive de travar a fundo, e como o chão estava alagado da chuva com muitas folhagens, por pouco batia na parede de protecção da falésia, e estou falando de uma altura que desce na vertical uns 500 metros de altitude até ao nível do mar.

Tive de me acalmar no carro uns 15 min pk n estava em condições de conduzir. A viagem da Pedreira até Água Retorta (pra quem conhece o caminho tortuoso) foi péssima, àrvores caídas e algumas grotas cheias de água que desaguavam pedra e lameiro para a estrada. Havia zonas que era quase impossível passar, parava o carro e tirava as pedras do caminho. Podes imaginar as vezes que tive de parar na estrada à custa disso... Atrás de mim tinha um outro carro mas ele voltou para trás e eu fui em frente. Cheguei a Água Retorta mais morto que vivo, mas cheguei.

Acredito piamente nesses 174 km/h de rajada porque à altitude que eu estava eram mesmo ventos com força de furacão, e se a essa altitude estava assim, bem posso imaginar como andavam as rajadas no Pico da Vara bem mais acima.

Um conselho: Não queiram passar pelo mesmo porque é de morrer :eek:
 

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,976
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Bem Azor que susto grande ... Ainda bem que nada de mais grave se passou ... São ventos muito fortes pelos dados que aqui exibiram ... Ventos de Furacão mesmo ...

Por aqui a manhã foi marcada por muita chuva mas agora para a tarde e fim do dia as coisas melhoraram e o tempo está com boas abertas ...
 
  • Gosto
Reactions: Azor

LMCG

Cumulus
Registo
28 Dez 2009
Mensagens
479
Local
Ponta Delgada
Acredito piamente nesses 174 km/h de rajada porque à altitude que eu estava eram mesmo ventos com força de furacão, e se a essa altitude estava assim, bem posso imaginar como andavam as rajadas no Pico da Vara bem mais acima.

Tens de ter cuidado Azor, já percebi que aproveitas para "ver como estão as coisas" nestes dias de temporal... olha que eu já apanhei um susto de morte e estou menos aventureiro. Ainda bem que não tiveste nenhum acidente.

Chamo no entanto à atenção que estes 174,2 km/h são medidos a 55m de altura em relação ao solo... para podermos comparar com os valores do IPMA que são medidos a 6m? 10m? temos de corrigir usando a fórmula:

V(z2)/V(z1)=(z2/z1)^z

em que z2 é a altura do anemômetro em relação ao chão, neste caso aprox. 55m, z1 é a altura dos dados do IPMA, digamos 6m, V(z2) são os nossos 174,2km/h e V(z1) é a velocidade que queremos calcular, neste caso aos 6m... z é o "wind shear exponent" que não sei calcular mas que a literatura entendida diz que se pode aproximar de 1/7 ou seja 0,1429.

Posto isto o vento a 6m no PE dos Graminhais atingiu os:

174,2/V(z1)=(55/6)^0,1429 <=> V(z1) = 127 km/h

que é bem abaixo dos 149 km/h medidos pelo IPMA na ilha da Madeia...

De qualquer forma estes 127 km/h "oficiais" ou "IPMA conformes" são muito perigosos sem dúvida.

PS: Já agora o antigo record deste parque, no valor de 152 km/h, datava do dia 20/08/2012... Furação Gordon lembram-se?

Cumprimentos,
Luís Guilherme.
 
  • Gosto
Reactions: Azor

LMCG

Cumulus
Registo
28 Dez 2009
Mensagens
479
Local
Ponta Delgada
Caros entendidos disto,

O IPMA mede o vento aos 6m e/ou aos 10m?

Na sua página no resumo horário diz:

"Vento - Rumo e intensidade do vento registada a 10 metros de altura, média dos últimos 10 minutos de cada hora."

enquanto que no resumo diário diz:

"Valor Máximo (rajada) Diário da Intensidade do vento registada a 6 metros de altura (m/s)."


É que se medem aos 10m então a rajada de 174,2 km/h dos Graminhais medida a 55m quando convertida para os 10m passa a 136,5 km/h... :confused: :huh: :unsure:
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Caros entendidos disto,

O IPMA mede o vento aos 6m e/ou aos 10m?

Na sua página no resumo horário diz:

"Vento - Rumo e intensidade do vento registada a 10 metros de altura, média dos últimos 10 minutos de cada hora."

enquanto que no resumo diário diz:

"Valor Máximo (rajada) Diário da Intensidade do vento registada a 6 metros de altura (m/s)."


É que se medem aos 10m então a rajada de 174,2 km/h dos Graminhais medida a 55m quando convertida para os 10m passa a 136,5 km/h... :confused: :huh: :unsure:


Luís, acho que se vivesse nos E.U.A. vivia só pra isso, sempre à espreita de apanhar um bom tornado kkkkkkkkkkkkkkkk :D

Mas sim foi bastante perigoso. Eu até nem medi bem o perigo onde estava. Em casa depois é que me apercebi bem da perigosidade que estive exposto, mas pronto, foi a adrenalina que me fez correr por gosto. Só n contei foi com aquele vento ciclónico. Apanhou me de surpresa. Por instinto e experiência sabia que estava lidando com rajadas superiores a 100 km/h. Não sabia era o quanto.
Fui à caça da neve/granizo, e apanhei foi com um ciclone repentino em cima de mim.

Que venha o próximo lol :lol:
 
  • Gosto
Reactions: LMCG