Seguimento Marítimo 2013 (Ondulação, Temperatura água, Praias, etc)

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
A ideia que eu tenho sobre os pescadores que caem ao mar na costa vicentina é de levar uns 10 dias até o mar os arrojar a uma praia qualquer. Tanto no Meco como em Olhão estamos já a falar de pessoas que se afogaram.
 


andre patro

Cirrus
Registo
6 Jan 2013
Mensagens
14
Local
odivelas
eu raramente vou a praia do meco porque fico pela fonte da telha onde tenho la casa por isso não conheço muito bem o mar na zona do meco mas na zona da fonte da telha conheço bem o mar e muitas vezes o que acontece la é que durante a mudança de marés as ondas podem só ter um metro mas ficam muito fortes e entrelaçam-se criando uma autentica armadilha para as pessoas e mesmo para os barcos de arte xavega que por la andam uma coisa que geralmente acontece e que eu tenho reparado na arte xavega é que passado cerca de uma a duas horas é quando geralmente vem mais peixe nas redes por exemplo este ano assisti a dois lances numa noite o primeiro na altura da mudança da maré em que apanharam 5 caixas o que equivale a 50 kg de peixe o segundo uma hora depois e nesse lance apanharam 130 caixas o que equivale a 1300 kg de peixe sendo que na minha opinião tem que haver alguma corrente marítima que se aproxime e se afaste da costa consoante a maré e tenha alguma importância naquela zona se realmente for mesmo uma corrente marítima os são capazes de terem sido arrastados por essa corrente eu não sou nenhum perito a nivel da oceanografia eu sou simplesmente uma pessoa que gosta de estudar e observar o mar
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Agreste,tentei procurar na net alguns estudos sobre aquela faixa costeira, não encontrei grande coisa, apenas este mapa.

1zy81v6.jpg
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
e a velha teoria... os homens afogados aparecem sempre de face voltada para baixo (deitados de barriga), as mulheres de face para cima (deitados de costas) por causa do centro de gravidade do corpo de uns e de outros ser diferente. Também depende das roupas que levarem vestidas.

A ponta da Atalaia ontem em Aljezur que não deixava pescar...

t361.jpg
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Conheço bem o Meco, como também conheço muito bem a Ponta da Atalaia que o Agreste mostrou.

O acidente no Meco não deverá ter sido devido a uma freak wave, embora tal não seja impossível. O mar tinha ondulação de 3,5 m com período 16 s. O areal no Meco tem uma grande inclinação na zona da rebentação, o que faz com que a onda rebente com grande violência muito perto do mesmo. O que deve ter acontecido é que os jovens, sendo noite, não repararam num set de ondas maior que o "normal" (o mar era falso, periodo elevado), e foram arrastados para a zona de rebentação que está demasiado perto. Uma vez aí, com o poder das ondas a quebrarem em cima, era difícil sair da situação. O mal do Meco é mesmo ultrapassar essa zona de rebentação, que é muito curta mas poderosa. Uns poucos metros para dentro do mar, ele encontra-se bastante calmo.

Precisamente o contrário verifica-se em Aljezur, onde a configuração da costa é muito pouco inclinada, observando-se quase a mesma profundidade ao longo de várias dezenas de metros mar adentro. Isso leva a que as ondas quebrem bem longe da linha de costa, caminhando lentamente até a praia, como se vê na foto do Agreste.
 
  • Gosto
Reactions: Thomar

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Se o estado do mar tem desajudado bastante na procura dos corpos dos 5 jovens, então a partir de amanha vai estar bem complicado. :(

2q99xn5.jpg



os corpos sao capazes de terem sido arrastados*

Conheço alguns pescadores que defendem que o perímetro de buscas já devia ter sido alargado muito mais para Sul.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
amanhã vai haver as trials do NAZARÉ SPECIAL EDITION de bodyboard, como acham que vai estar o mar?

Deve estar bom, pelo menos vai estar ordenado, amanha o vento vai soprar muito fraco.
Ondulação a rondar os 3.5 m.

Consulta estes sites:

http://www.surfline.com/surf-report/praia-da-nazare-portugal_44501/
http://www.windguru.cz/pt/index.php?sc=75856&sty=m_spot
http://www.cm-nazare.pt/CustomPages/ShowPage.aspx?pageid=012b4126-c111-4918-bd4f-83e021bf816f:rain:
_____________

Conheço alguns pescadores que defendem que o perímetro de buscas já devia ter sido alargado muito mais para Sul.

Parece que já andam a fazer buscas na costa alentejana.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Naufrágio na Costa da Caparica faz seis mortos e um ferido

O naufrágio de uma embarcação de recreio ao largo da Costa da Caparica, em Almada, ao final da tarde deste sábado, provocou seis mortos e um ferido, segundo fonte da Capitania do Porto de Lisboa. Trata-se de uma embarcação de recreio, com cabine e com sete metros de comprimento, que naufragou perto da costa, na zona da praia do CDS, com sete pessoas a bordo. O alerta foi dado pouco depois das 19h30 por um dos sete tripulantes, o único sobrevivente, que conseguiu chegar à praia, segundo disse à Lusa fonte do Centro de Busca e Salvamento Marítimo.
As restantes seis vítimas foram resgatadas já cadáveres: um corpo foi encontrado na praia do CDS e cinco foram encontrados na praia do Norte, de acordo com a mesma fonte. O sobrevivente foi transportado para o hospital Garcia de Orta, em Almada, com sintomas de hipotermia, segundo o comandante dos Bombeiros de Cacilhas.
O distrito de Setúbal está sob aviso amarelo desde as 15h devido à agitação marítima, com previsão de ondas entre 3,5 e 4,5 metros, até à meia-noite de domingo. "O mar não está fácil, está agitado", confirma o comandante, ressalvando que ainda não são conhecidas as causas do acidente. No entanto, a fonte do Centro de Busca e Salvamento Marítimo que falou à Lusa aponta a forte agitação marítima como causa provável.
Marisa Soares

PÚBLICO