Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2013

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
E quer dizer dizer exatamente o que?:unsure:

É uma seclusão quente...típico de sistemas ciclónicos muito fortes.

Basicamente o que acontece é que uma depressão muito intensa, com ventos fortes á superfície, consegue devido a esses ventos induzir uma serie de processos em que retira energia do oceano e a transfere por convecção para os níveis altos, gerando uma anomalia de temperatura, uma bolsa de ar quente no núcleo.

Imagina uma situação pós frontal, como aquela de há uns dias atras em que ate houve umas rajadas severas em Paços de Ferreira ( se n estou em erro..).

O que sucede para se formar a tal seclusão quente é basicamente isso...ventos fortes sobre um oceano relativamente quente, e ar muito frio em altura, geram aquela convecção toda.
E a convecção transporta energia do ar á superfície para os níveis mais altos.
 
  • Gosto
Reactions: bigfire


SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Não. Sobretudo não concordo com o do vento. 75 km/h? Só? Metam-lhe mais 35 em cima sff...

"Agravar" é a palavra de ordem neste momento, ao que parece. :)

O IPMA também lançou um aviso algo especial para aqui, em que as rajadas serão na Serra de S. Mamede. Eu acho que poderá haver rajadas fortes bem abaixo disso, mas veremos.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
É uma seclusão quente...típico de sistemas ciclónicos muito fortes.

Basicamente o que acontece é que uma depressão muito intensa, com ventos fortes á superfície, consegue devido a esses ventos induzir uma serie de processos em que retira energia do oceano e a transfere por convecção para os níveis altos, gerando uma anomalia de temperatura, uma bolsa de ar quente no núcleo.

Imagina uma situação pós frontal, como aquela de há uns dias atras em que ate houve umas rajadas severas em Paços de Ferreira ( se n estou em erro..).

O que sucede para se formar a tal seclusão quente é basicamente isso...ventos fortes sobre um oceano relativamente quente, e ar muito frio em altura, geram aquela convecção toda.
E a convecção transporta energia do ar á superfície para os níveis mais altos.

Essa energia dos oceanos que vai para os níveis altos é o tal CAPE?
E qual é relação dessa energia com uma maior tempestade?

(talvez não fosse o local adequado para fazer estas perguntas:o)
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Essa energia dos oceanos que vai para os níveis altos é o tal CAPE?
E qual é relação dessa energia com uma maior tempestade?

(talvez não fosse o local adequado para fazer estas perguntas:o)

O CAPE é basicamente a quantidade de energia que uma parcela de ar tem disponível para viajar de um nível para outro mais acima ( penso que posso resumuir assim..).

Quanto mais CAPE, mais energia, logo com mais velocidade ( força..) o ar sobe.

A troca de energia entre o oceano e a atmosfera ocorre do mesmo modo de quando tu tens a pele molhada e sopras, sentes frio porque o vento transporta ar seco por cima da pele, a agua evapora, e o processo se evaporação retira energia á pele e transfere-a para o ar.
Na atmosfera passa-se o mesmo com o vento por cima do oceano, e essa transferência de energia acaba resultando num enriquecimento em energia do ar superficial e logo mais CAPE.

Depois é simples...se o ar sobe mais e com mais força a pressão tende a descer, e isso fortalece as depressões.
No caso das depressões não tropicais, já é necessário alguma ajuda a esse mecanismo ( as frentes onde choca ar de diferentes origens p ex), porque os mares nas zonas não tropicais são frios e a energia que conteem e podem passar ao ar é menor.

Já nas zonas tropicais, todos os processos de ciclogénese ( formação de depressões) assentam nesses princípios, porque lá os mares são quentes e a energia disponível é muito grande.
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

Scuderia

Cirrus
Registo
3 Dez 2012
Mensagens
88
Local
Norte

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Actual previsão do GFS referente ao vento.


Velocidade media

2n87gp1.jpg


Rajada

Falando no litoral,neste parâmetro(rajada maxima), já houve uma clara mudança(comparativamente às ultimas saídas), refiro-me à localização da zona mais afectada, que foi claramente estendida para Norte.

Figueira da Foz e Nazaré, por exemplo, estarão dentro dessa mesma zona.
Em termos gerais, a faixa costeira Cabo Mondego-Cabo Espichel terá rajadas superiores a 85 km/h.
Situação a acompanhar...

2j1vmsx.jpg
 
M

Membro excluído 274

A AEMET rendeu-se às evidências e colocou Ourense Sur em Aviso Laranja por neve para dia 25! Cota 800m! Acumulação 10cm! Não terei neve à porta de casa, mas basta ir às aldeias vizinhas, Mairos ou Travancas! :lmao::lmao::lmao:

Ela não vem a mim, mas eu vou-me a ela!
 

quim_mane

Cirrus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
43
Local
Coimbra
A AEMET rendeu-se às evidências e colocou Ourense Sur em Aviso Laranja por neve para dia 25! Cota 800m! Acumulação 10cm! Não terei neve à porta de casa, mas basta ir às aldeias vizinhas, Mairos ou Travancas! :lmao::lmao::lmao:

Ela não vem a mim, mas eu vou-me a ela!

Pensa positivo. Assim podes deslocar-te na boa, sem perigo de teres as estradas cortadas.

Já eu estou a ver a coisa mal parada pois terei de fazer a A24 quase toda no dia 25, seja de sul-norte de manhã, seja norte-sul à tarde/noite e não sei não.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Nas depressões normais que passam na Europa, o núcleo (centro) é geralmente de ar frio e assimétrico.

Nas depressões tropicais (furacões) como os das Caraíbas, o núcleo é geralmente de ar quente (e simétrico: quando mais "redondinho" mais perfeita é a intensidade do furacão e o tempo que evoluiu).

Por vezes, certas depressões Europeias, extraem muita energia (calor) do oceano e desenvolvem um núcleo de ar quente (mas claro a águas muito mais frias do que um furacão). Porém, isto resulta numa depressão violenta, com ventos quase similares ao de um furacão menor, e também com precipitação e trovoada intensa.

Os modelos indicam que esta depressão deverá comportar-se deste modo, no entanto a maioria do temporal afectará as Ilhas Britânicas e França, mas Portugal ainda receberá bastante chuva, vento e trovoada. Portanto não é nada de extraordinário.

Podes seguir claramente o evoluir da depressão em www.sat24.com

E outra coisa, vem uma boa entrada de ar frio no pós-frontal. Portanto, trovoadas e granizo serão quase certos (causados pelo diferencial de temperatura), e depois bastante ar frio (neve a cotas médias). Como é uma entrada de noroeste não creio que traga neve a cotas baixas.

E quer dizer dizer exatamente o que?:unsure:
 
  • Gosto
Reactions: bigfire
M

Membro excluído 274

Actualização de comunicado AEMET acabado de sair:

AGENCIA ESTATAL DE METEOROLOGÍA
AVISO ESPECIAL DE FENÓMENOS ADVERSOS
AVISO ESPECIAL NÚMERO 19/2013
EMITIDO A LAS 13:00 HORA OFICIAL DEL 23/12/2013
LA AGENCIA ESTATAL DE METEOROLOGÍA INFORMA:
1.- Fenómeno meteorológico: Temporal de lluvia, viento y mar.
2.- Ámbito geográfico: Península y Baleares.
3.- Comienzo de la situación: A partir de la tarde de hoy, lunes día 23.
4.- Duración: Hasta el miércoles, día 25 inclusive.
5.- Grado de probabilidad: Muy probable (70-90%)
6.- Descripción de la situación meteorológica: Un frente frío muy activo, asociado a una
borrasca muy profunda situada en el Atlántico norte, barrerá de oeste a este la Península y
Baleares durante el martes y miércoles. Producirá lluvias generalizadas, rachas de viento muy
fuertes en numerosas zonas de la Península y de Baleares, nevadas en cotas relativamente
bajas de la mitad norte peninsular y temporal en el mar.
A partir de la tarde del lunes, el frente comenzará a afectar a Galicia, con precipitaciones
generalizadas, moderadas a fuertes, que se extenderán a lo largo del martes 24 a buena parte
de la Península, y el miércoles, ya con menor intensidad, afectarán también al litoral
mediterráneo y Baleares. Salvo en zonas altas, las precipitaciones del martes serán en forma
de lluvia, sin embargo el miércoles la cota de nieve descenderá hasta unos 600 m en el norte,
800 m en el centro y este y 1200 m en el sur y en Baleares, aunque las precipitaciones
tenderán a ser menos intensas e incluso ir desapareciendo en algunas zonas.
El viento soplará en general fuerte o muy fuerte, comenzando la tarde del lunes en el litoral
noroeste de Galicia y, durante el martes y miércoles, en el resto de la Península, Ceuta, Melilla
y Baleares. La dirección será inicialmente del Sur y del Suroeste, con rachas que en el
noroeste peninsular podrán superar los 120km/
h, girando posteriormente, tras el paso del
frente, al Oeste y con tendencia a disminuir.
El estado de la mar también empeorará notablemente a partir de la tarde del lunes en Galicia y
Cantábrico, con temporal fuerte y altura de olas en torno a 8 metros. El miércoles empeorará
también en el Mediterráneo donde son probables áreas de temporal con altura de olas de 5
metros en zonas marítimas entre Baleares y el Estrecho.
Esta situación tenderá a remitir el jueves, día 26.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Se há algo que o ano passado me ensinou foi que estas entradas de noroeste nunca dão cotas de neve muito baixas. No caso do dia de Natal, em que a temperatura a 850 hpa é pouco baixa (não deve chegar aos -2ºC), diria que é praticamente impossível que a cota de neve baixe dos 1000 m. Não sei onde a AEMET e o IPMA vão buscar cotas tão baixas.

O ano passado, com entradas muito mais frias (-4ºC a 85 hpa/-35ºC a 500 hpa) a cota nunca foi muito baixa, não tendo havido acumulação de neve às cotas de 600/ 800 que os organismos oficiais referem na previsão.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Se há algo que o ano passado me ensinou foi que estas entradas de noroeste nunca dão cotas de neve muito baixas...

As coisas não serão exactamente assim. Se bem que as temperaturas a 850 hPa e 500 hPa não sejam extremamente baixas, há algumas condições para que as cotas possam baixar em determinadas alturas.
Como já referido, o forçamento dinâmico será intenso, os topos de algumas células poderão ser muito altos e ser bem arrefecidos, o que potenciaria a descida das cotas na passagem destas células.
Já aconteceu algumas vezes no passado não longínquo (menos de 30 anos) as condições não serem as melhores e nevar a cotas relativamente baixas (acima dos 300 mts).

Para os amantes da neve, as melhores condições para queda de neve a cotas médias estão reservadas para o final da semana. Teremos igualmente ar frio em altura, como nesses momentos deveremos ter mais precipitação. Mas ainda faltam alguns dias e após a passagem da frente de amanhã a situação deverá ficar melhor definida.;)
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
A AEMET rendeu-se às evidências e colocou Ourense Sur em Aviso Laranja por neve para dia 25! Cota 800m! Acumulação 10cm! Não terei neve à porta de casa, mas basta ir às aldeias vizinhas, Mairos ou Travancas! :lmao::lmao::lmao:

Ela não vem a mim, mas eu vou-me a ela!

Boa tarde Caro Flaviense21,

Penso que vai acumular de forma razoável em Travancas (zona favorável para isso) e acho que a nossa querida "Padrela" será pintada de branco neste início de inverno!!!

Acho que vamos ter agora a primeira oportunidade séria de ver acumulações nos topos das serras mais altas do Norte...

Venha lá o nosso querido elemento branco :thumbsup: :thumbsup:

Cmps.