Monitorização Clima de Portugal - 2013

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
O boletim climatológico de Outubro do IPMA saiu e mais uma novidade colocam a estação de Faro no resumo e a precipitação é da estação de Loulé. Realmente, já não tenho pachorra, há mais 1 ano que os dados pluviométricos não entram nas contas do IPMA, da estação referência do Algarve.

Eu, ainda pensei com a chuva que ocorreu tivesse acabado com a seca no Algarve, mas não continua em seca fraca o que é um pouco estranho, dizem que a precipitação foi normal, quando na região a maioria das estações ficaram acima da média. Uma coisa parece-me certa é que Novembro pode acabar com seca moderada no Algarve, não vejo nada de extraordinário nos modelos e o que vejo é sempre no final da run.

http://www.ipma.pt/resources.www/do...SbSTsw/cli_20131001_20131031_pcl_mm_co_pt.pdf
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
O boletim climatológico de Outubro do IPMA saiu e mais uma novidade colocam a estação de Faro no resumo e a precipitação é da estação de Loulé. Realmente, já não tenho pachorra, há mais 1 ano que os dados pluviométricos não entram nas contas do IPMA, da estação referência do Algarve.

Eu, ainda pensei com a chuva que ocorreu tivesse acabado com a seca no Algarve, mas não continua em seca fraca o que é um pouco estranho, dizem que a precipitação foi normal, quando na região a maioria das estações ficaram acima da média. Uma coisa parece-me certa é que Novembro pode acabar com seca moderada no Algarve, não vejo nada de extraordinário nos modelos e o que vejo é sempre no final da run.

http://www.ipma.pt/resources.www/do...SbSTsw/cli_20131001_20131031_pcl_mm_co_pt.pdf

Se reparares no mapa podes ver que a zona de Lagos e Aljezur tem cerca de 150 % da média (mas em relação a qual média afinal ?? ), a meio do Algarve cerca de 125% e depois a partir da zona de Quarteira cerca de 100% e VRSA cerca de 80% !
A mim parece-me claramente de acordo com o que tivemos !

Relativamente á questão da seca, não é apenas o que chove o unico factor de medição, trata-se um indice PDSI. E se não estamos em seca fraca não sei então o que isto é .... está tudo seco !
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
sem dados de temperatura para o Porto, quando foi um dos Outubros mais amenos. Falha grave.

Eu estava a contar com isso, realmente parece-me que o desvio das temperaturas mínimas em relação à normal foi bastante significativo. Tenho que me contentar com os dados do isep, então, mas o problema é que embora fiáveis, e mesmo mais coerentes em relação à cidade do Porto em si, estes não são dados considerados como oficiais. Falha gravíssima, mesmo.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Se reparares no mapa podes ver que a zona de Lagos e Aljezur tem cerca de 150 % da média (mas em relação a qual média afinal ?? ), a meio do Algarve cerca de 125% e depois a partir da zona de Quarteira cerca de 100% e VRSA cerca de 80% !
A mim parece-me claramente de acordo com o que tivemos !

Relativamente á questão da seca, não é apenas o que chove o unico factor de medição, trata-se um indice PDSI. E se não estamos em seca fraca não sei então o que isto é .... está tudo seco !

Não concordo contigo, aliás o Sotavento as estações andam todas acima da média, a média que o IPMA refere-se é 1971/2000 o mapa refere isso, logo a média é de 63.3 mm da estação Faro/Aeroporto.

Fazendo um percurso pelas estações do Sotavento, tens os seguintes valores:

Olhão - 90 mm (142.2%*)
Tavira (CCVT) - 95.2 mm (150.4%*)
Vila Nova de Cacela/VRSA (DRAPALG) - 120.4 mm (190.2%*)
Junqueira/Castro Marim (DRAPALG) - 131.6 mm (207.9%*)

*com base da normal climatológica 1971/2000 da estação Faro/Aeroporto

Este Outubro foi um dos mais chuvosos dos últimos anos e com estas percentagens foi um mês normal, para mim, considero um mês chuvoso. Outra curiosidade, é na zona onde ocorreu mais precipitação, o IPMA coloca uma percentagem de 80%. :lol:
 

Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
É triste ver uma região (Braga, Porto e Norte de Aveiro) do país que concentra 3.5 milhões de pessoas, 1/3 da população nacional, sem uma única estação activa de momento :palmas:

vfoh.png
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Madrugada fria a de ontem (21-11-13)

Temperaturas inferiores a 0ºC.

Carrazeda de Ansiães: -5,6ºC
Sabugal,Martim Rei: -4,0ºC
Chaves (Aeródromo): -3,0ºC
Viseu(cidade): -2,6ºC
Dunas de Mira: -2,1ºC
Fundão: -2,1ºC
Aljezur: -2,0ºC
Portel, Oriola: -1,9ºC
Coruche: -1,5ºC
Moimenta da Beira: -1,4ºC
Lousã(Aeródromo): -1,4ºC
Alcacer do Sal, Barrosinha: -1,1ºC
Elvas: -1,1ºC
Arouca: -1,0ºC
Vila Real(cidade): -1,0ºC
Almada, Praia da Rainha: -0,9ºC
Alcobaça: -0,9ºC
Pinhão, Santa Barbara: -0,8ºC
Zambujeira: -0,7ºC
Vila Real: -0,6ºC
Anadia: -0,6ºC
Castelo Branco: -0,6ºC
Portimão (Aerodromo): -0,4ºC
Montalegre: -0,2ºC

Fonte: IPMA

Infelizmente, continuam a faltar muitas estações que certamente registaram valores negativos.
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Madrugada fria a de ontem (21-11-13)

Temperaturas inferiores a 0ºC.

Carrazeda de Ansiães: -5,6ºC
Sabugal,Martim Rei: -4,0ºC
Chaves (Aeródromo): -3,0ºC
Viseu(cidade): -2,6ºC
Dunas de Mira: -2,1ºC
Fundão: -2,1ºC
Aljezur: -2,0ºC
Portel, Oriola: -1,9ºC
Coruche: -1,5ºC
Moimenta da Beira: -1,4ºC
Lousã(Aeródromo): -1,4ºC
Alcacer do Sal, Barrosinha: -1,1ºC
Elvas: -1,1ºC
Arouca: -1,0ºC
Vila Real(cidade): -1,0ºC
Almada, Praia da Rainha: -0,9ºC
Alcobaça: -0,9ºC
Pinhão, Santa Barbara: -0,8ºC
Zambujeira: -0,7ºC
Vila Real: -0,6ºC
Anadia: -0,6ºC
Castelo Branco: -0,6ºC
Portimão (Aerodromo): -0,4ºC
Montalegre: -0,2ºC

Fonte: IPMA

Infelizmente, continuam a faltar muitas estações que certamente registaram valores negativos.

Bastou que o vento acalmasse durante essa madrugada, para potenciar algumas inversoes térmicas. Seria semelhante noutros dias, não fosse o vento..
 

Skizzo

Nimbostratus
Registo
24 Set 2007
Mensagens
1,419
Local
Porto (centro) - cerca de 7km da costa
Resumo Novembro

Novembro caracterizou-se como um mês frio e extremamente seco, com valores da temperatura do ar e da quantidade de precipitação inferiores aos valores normais.
O valor médio da temperatura média do ar, 11.75 °C,foi inferior ao valor normal em -0.62 °C. Os valores médios da temperatura mínima e máxima do ar também foram inferiores ao valores normais com anomalias de -1.02 °C e -0.20 °C, respetivamente. Desde 1931, valores da temperatura mínima inferiores
ao valor médio de novembro de 2013 ocorreram apenas em cerca de 30% dos anos.
A 2ª quinzena de novembro foi caracterizada por noites frias e dias frios, e pela persistência de valores muito baixos da temperatura mínima e máxima do ar. Os valores diários da temperatura (mínima e máxima) foram, na generalidade do território, inferiores aos valores que apenas ocorrem em 10% dos casos. Os valores baixos de temperatura foram acompanhados, nalguns dias, por vento moderado a forte o que originou um grande desconforto fisiológico.
O valor médio da quantidade de precipitação no mês de novembro, 20.8 mm, permite classificar o mês como extremamente seco (cerca de 20% em relação ao valor médio), sendo o 4º novembro mais seco dos últimos 83 anos (depois de novembro de 1981, de 1958 e de 2001).
Na 2ª quinzena não se verificou precipitação em grande parte do território, apenas no dia 23 em alguns locais da região Sul. Como consequência, em 30 de novembro, 77 % do território encontrava-se em situação de seca meteorológica: 67 % em seca fraca e 10 % em seca moderada.

Avarias totais em Braga, Pedras Rubras, Guarda e Geofísico. Avarias de precipitação em Aveiro e Portalegre.
Serra do Pilar e Gago Coutinho foram as substitutas utilizadas no resumo mensal.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
O dia 24 de Dezembro foi um dia extremamente chuvoso na região norte e centro.
Houve várias estações - do IPMA e amadoras, a ultrapassar a barreira dos 100mm.

Devido às inúmeras estações fora de serviço, outras entupidas e ainda outras que parecem ter balançado com o vento, o resultado no mapa de precipitação diário do IPMA foi o seguinte:

k4az.jpg


Dados graves, que tentei corrigir:

Noroeste: Dados da S.Pilar (Porto) duvidosos; Braga, Ponte de Lima e Cabril sem dados. Usei portanto dados das estações amadoras, tendo em conta que P.Ferreira atingiu 140mm, Póvoa do Lanhoso também superou os 100mm. Braga andou perto dos 90mm.
No Gerês Espanhol também foram ultrapassados os 100mm junto à fronteira. (Entrimo, Xurés).

Centro Norte: Arouca, ainda que com falha numa hora, acumulou 118,6mm.
Trancoso (estação amadora), chegou aos 111mm.
Penhas Douradas não pode ter acumulado 0mm, visto que em redor da serra da Estrela a acumulação de precipitação andou entre os 70-100mm.

Centro Sul e grande Lisboa: Região de Leiria com valores duvidosos, assim como Rio Maior e Portalegre.
Santa Cruz e a Tapada da Ajuda parece que andaram aos tombos com o vento.
Corrigidos os valores de Almada/Margem Sul, através de alguns dados de estações amadoras.

Região Sul: Beja acumulou 21mm e não 0mm. Os dados de Portel também me parecem duvidosos.
Do Algarve, não há informações no que diz respeito ao seu interior. E portanto não fiz alterações.

Com tudo isto o resultado foi o seguinte:

bma5.png
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Esta tarde vi o valor de Santa Cruz(aeródromo) 100,6 mm...surreal, a estacão amadora do wu fica 1.3 km da estação do IPMA e registou 20,3 mm.
Isto vai de mal a pior...

É uma pena a estacão do Cabo Raso continuar off,aquela zona deve ter tido rajadas superiores a 100 km/h.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Falando então no vento,no dia 24, a estacão do IPMA da Pampilhosa da Serra, Fajão, registou a rajada mais intensa da rede(disponivel), uns belos 153 km/h !
A estação de Portalegre vem logo a seguir com 127 km/h!