Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2013



Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Olhando aos modelos não vejo qualquer alteração em relação aos modelos que possa afirmar que vem aí o AA porque ele nunca se foi embora, sendo que apenas tivemos a intromissão temporária de sistemas frontais que romperam a crista do AA ....
É isso que eu vejo nos modelos nos proximos tempos tanto pelo GFS como pelo ECM !

Aqui no Algarve até ao momento a precipitação ronda entre os 30 e os 50 mm, ou seja entre 30 a 40% do normal deste mês e ainda vão vir mais uns poses ....
Chover já é bom porque regas as coisas .....
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Boas :) amanhã deve ser um dia, em principio sem chuva, mas na segunda deve começar a chover para o final do dia, sendo que essa chuva se irá manter no dia 31 e no dia 1, sendo possivelmente por vezes forte na região Norte.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,205
Local
loule-caldeirao
O melhor que eu vejo é às 300h na previsão do GFS... há muito tempo que não via uma previsão tão boa com o AA a afastar-se para Oeste e a abrir portas para a descida em latitude das depressões.
Apesar da distância começa a ser um bom prenuncio:thumbsup:
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Boas! Os modelos colocam muita precipitaçao no Minho e Douro, algures entre dia 1 e 2, com acumulados perto de 100 mm. Convinha-me mesmo que nao chovesse no dia 1... :( Aos mais entendidos pergunto o que será de esperar, podemos ter novo episódio de mau tempo?
 

YuRiSsS

Cirrus
Registo
1 Fev 2009
Mensagens
95
Local
Alentejo
Boas,

Estou a achar isto muito calmo! Talvez seja devido à epoca festiva em questão! Onde anda o Stormy e as suas previsões? :sad:

O IPMA prevê chuva para os proximos dias e com alguma intensidade... Parece-me que vai chuver em algumas zonas até ao dia 04, e uns dias la mais para a frente...

Que me dizem para a noite de 31/01 e os dias seguintes? :rolleyes:
 

Freamunde!Allez

Nimbostratus
Registo
20 Jan 2013
Mensagens
551
Local
Freamunde (377m)
Boas,

Estou a achar isto muito calmo! Talvez seja devido à epoca festiva em questão! Onde anda o Stormy e as suas previsões? :sad:

O IPMA prevê chuva para os proximos dias e com alguma intensidade... Parece-me que vai chuver em algumas zonas até ao dia 04, e uns dias la mais para a frente...

Que me dizem para a noite de 31/01 e os dias seguintes? :rolleyes:

O Stormy já publicou a sua previsão está no tópico de previsão de tempo e modelos de Janeiro, assim como a explicação de o porque de lá ter colocado a sua previsão. :thumbsup:

http://www.meteopt.com/forum/seguim...o-modelos-janeiro-2014-a-7453.html#post405427
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Nos próximos dias deveremos ter passagem de sucessivas perturbações de Oeste, que favorecem sempre o litoral Norte, por isso nestas regiões não me espantaria que se acumulassem 250\300 mm nos próximos dias.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
que 2ºpainel de sonho!!!

pena é ser a mais de 192h.... bahh!


Presumo que estejas a falar da run das 06 e não das 12h ....
Se está provado que o ECM é melhor do que o GFS a menos de 120h o ECM a mais do que isso levanta-me imensas dúvidas .... e penso que agora é um belo exemplo para se verificar as enormes diferenças entre estes dois modelos no longo prazo !