Tornado em Paredes - 4 de janeiro de 2014

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Re: Provável tornado em Paredes - 4 de janeiro de 2014

Vamos ver se alguém teve a feliz ideia de ligar o telemóvel e filmar através da janela da cozinha como em Silves. :D
 


camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Re: Provável tornado em Paredes - 4 de janeiro de 2014

peço desculpa mas as fotos não são elucidativas, em minha casa levantou as chapas da caleira, caleira que sobreviveu a um tornado em 2006 (http://gerotempo.blogspot.pt/2006/10/tornado-em-oliveira-de-azemis-danifica.html) em que toda a gente viu o funil. Mas se os meteorologistas dizem que foi eu calo-me até porque eram as condições certas o granizo de grande tamanho que caiu ena Maia parecem levar nesse sentido
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Re: Provável tornado em Paredes - 4 de janeiro de 2014

A formação do tornado deu-se na orla SO da célula que passou na zona (núcleo no concelho de Paços de Ferreira (a poucos km de distância deste evento) e apenas a partir da zona mais baixa da freguesia de Lordelo-Paredes. Não se formou algures em Matosinhos\Maia - aí passou o núcleo da célula, onde caiu SARAIVA com dimensões apreciáveis.
Cá por Paços de Ferreira há danos causados pela dimensão inusual da saraiva.;)



Mas há algum registo de funil...
...É que um tornado deixa um rasto bem caracteristico e não esquecer que o vento pode atingir grandes velocidades sem ser um tornado

Claramente estamos aqui perante o resultado de um tornado.
Ninguém viu um funil, eram 3h da manhã...
O rasto característico aplica-se a zonas muito planas sob o efeito de tornados f4 ou superior.
Não vou considerar a classificação do tornado, não quero ser sensacionalista, não sou "expert" na área. Certamente alguém com mais conhecimentos terá algo a dizer...

Quanto ao jornalismo, temos de estar ciente que por vezes em directo as palavras saem sem que se pense bem no que se diz...tufão:lmao::thumbsup:
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Re: Provável tornado em Paredes - 4 de janeiro de 2014

Para quem viu a reportagem especial da SIC sobre o tornado, que deu agora mesmo às 21h, as imagens pareceram-me esclarecedoras. Parece-me mesmo tornado. Não quero dar palpites, mas parece-me que até terá sido bem intenso, não foi um simples EF0 ou EF1...
 

Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
Re: Provável tornado em Paredes - 4 de janeiro de 2014

Para Levantar e quebrar Placas de Pedra marmore... é preciso muito vento,,,:huh: Na minha opinião Talvez um F2?
 

Angelstorm

Cumulus
Registo
11 Out 2005
Mensagens
386
Local
Tomar
Re: Provável tornado em Paredes - 4 de janeiro de 2014

Não seria um downburst?
Os detritos foram todos no mesmo sentido ou em sentidos diferentes?
Há algum registo de radar que permita dizer que ouve uma célula com uma estrutura em rotação ou em gancho (caracteristica tipica de tornados)?
Sem resposta a estas questões e a mais algumas é dificil dizer o género de fenómeno que ocorreu. Eu proprio já vi downbusts a fazer este tipo de estragos e até agora pelo que vi parece-me ser a hipotese mais provável.
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
Re: Provável tornado em Paredes - 4 de janeiro de 2014

Para Levantar e quebrar Placas de Pedra marmore... é preciso muito vento,,,:huh: Na minha opinião Talvez um F2?


Pela velocidade do vendo, tendo em conta os registos de ontem, terá sido um F1.

Isso se o IPMA confirmar o que se pensa ter sido de facto um tornado.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Re: Provável tornado em Paredes - 4 de janeiro de 2014

Video sobre o tornado em Paredes, com filmagem aérea:

[ame="http://vimeo.com/83392270"]http://vimeo.com/83392270[/ame]
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
932
Local
Entre BRG e GMR
Re: Provável tornado em Paredes - 4 de janeiro de 2014

Não seria um downburst?
Os detritos foram todos no mesmo sentido ou em sentidos diferentes?
Há algum registo de radar que permita dizer que ouve uma célula com uma estrutura em rotação ou em gancho (caracteristica tipica de tornados)?
Sem resposta a estas questões e a mais algumas é dificil dizer o género de fenómeno que ocorreu. Eu proprio já vi downbusts a fazer este tipo de estragos e até agora pelo que vi parece-me ser a hipotese mais provável.

De facto esta possibilidade parece poder enquadrar-se com as descrições.

Mas neste printscreen do vídeo que o Snifa publicou, em certos momentos, parece haver a sensação de um trail de destroços...

Sem_T_tulo.jpg


Ou poderá ser apenas sensação minha. Num Downburst não é suposto o vento soprar em todas as direções e não haverem rastos definidos??

Aguardemos o que os técnicos tem para dizer.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Re: Provável tornado em Paredes - 4 de janeiro de 2014

Vamos ver se alguém teve a feliz ideia de ligar o telemóvel e filmar através da janela da cozinha como em Silves. :D

É uma questão de pesquisar todos os vídeos colocados on line; pode ser que algum deles possa ter apanhado alguma coisa.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Re: Provável tornado em Paredes - 4 de janeiro de 2014

Video sobre o tornado em Paredes, com filmagem aérea:

[http://vimeo.com/83392270

Bem, com todas as imagens já existentes mais as deste vídeo, julgo que a hipótese de Tornado torna-se cada vez mais exacta. Neste vídeo vê-se bem ali um trajecto por onde passou o tornado. E não se esqueçam que o facto de poder haver destroços mais afastados do principal trajecto, acontece devido a todos os ventos que existem depois à volta do tornado propriamente dito, com as correntes fortes de "inflow", com as correntes fortes descendentes do "Rear Flank Downdraft", etc... o tornado parte, o resto ajuda a espalhar...
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Re: Provável tornado em Paredes - 4 de janeiro de 2014

Mas neste printscreen do vídeo que o Snifa publicou, em certos momentos, parece haver a sensação de um trail de destroços...

Há claramente um "trail", um caminho bem definidos dos destroços desde o início, pouco ou nada compatível com um "downburst"(aliás tão típico como o ocorrido há poucos dias aqui em Paços de Ferreira que não teve padrão).

Este caminho com destroços teve uma largura limitada entre cerca de 100 a 200 mts, não mais.
A força com que dobrou os painéis "sandwich" e de zinco ao redor dos fios eléctricos, postes e árvores é compatível com ventos muito fortes.
Não só foram derrubadas árvores de grande porte, como várias árvores de médio a grande porte foram partidas no seu tronco principal (não os seus pequenos ramos) e arremessadas a vários metros de distância.
Incluo também a referência a postes de cimento e de madeira partidos e não simplesmente tombados pela força do vento (bastante comum em condições de ventos fortes, de mais de 100 km\h, na passagem de depressões muito cavadas).
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Re: Provável tornado em Paredes - 4 de janeiro de 2014

É mais que óbvio um Tornado, um downburst é muito violento também, mas nenhum downburst parte um poste de electricidade daqueles a meio, já pra não falar no rasto que é bastante nítido.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Provável tornado em Paredes - 4 de janeiro de 2014

Foi uma supercélula certamente, tem aquela progressão já quase clássica de muitas outras tornádicas que temos visto nos últimos anos em Portugal. E aquela saraiva do tamanho de bolas de golf e ovos só é possível em células mesmo muito poderosas, em que a pedra de gelo vai aumentado de tamanho por acreção devido ao facto de subir e descer dezenas de vezes dentro da torre convectiva.

Na minha opinião, por algumas das imagens que puseram aqui e o vídeo que o snifa postou, parece que de facto ocorreu um tornado.

Em relação à discussão, não se esqueçam que numa supercélula muitas vezes acontecem ambos os fenómenos. Em locais diferentes pode estar a ocorrer um tornado na zona da corrente ascendente, neste caso (e quase sempre por cá) no quadrante SO da célula e noutra zona estar a ocorrer um downdraft poderoso. Com ou sem tornado, saraiva daquele tamanho significa quase de certeza que alguém também levou algures com rajadas fortes oriundas da massa de ar fria descendente quando esta choca com o solo e progride horizontalmente de forma intensa.

O radar da Meteogalicia (o mais próximo) por azar parece que deixou de funcionar exactamente por essa altura, a última imagem de topos é das 02:25, onde sobressai um Cb a roçar os 12km de altura quase a chegar ao litoral. 12km é muito significativo nesta altura do ano pois não se esqueçam que no Inverno os Cb's são normalmente mais baixos que no Verão.

SLkftDy.png




Radar da Corunha:

izVbvd0.gif




rOlL7Pq.jpg